Home Cotidiano Mais de 135 mil objetos foram esquecidos nos transportes metropolitanos em 2023

Mais de 135 mil objetos foram esquecidos nos transportes metropolitanos em 2023

Tempo de Leitura: 3 minutos

135

  • Lavatório, malas de viagem e carrinho de supermercado são alguns dos itens inusitados encontrados;
  • No sentido do acontecimento, o certo seria PERDIDOS & ACHADOS, pois primeiro perde-se e depois acha o objeto; e
  • A STM cuida diariamente do transporte de 8,5 milhões de passageiros, na média dos dias úteis.

Quase 136 mil itens foram encaminhados entre janeiro e novembro para as Centrais de Achados e Perdidos (CAPs) das empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), do governo de São Paulo.

Os itens campeões mais encontrados nos CAPs foram documentos como cartões, RGs e bilhetes de transportes. Alguns pertences inusitados também foram encontrados, como por exemplo: muleta, lavatório, malas de viagem, carrinhos de bebê e de supermercado, objetos sexuais e até pandeiro.

Entre janeiro e novembro de 2023, a Central de Achados e Perdidos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) registrou 62.664 esquecidos por passageiros. Desses, 19.760 foram devolvidos para seus donos.

No Metrô, o balanço até novembro registrou 68.945 objetos recolhidos. A Central de Achados e Perdidos do Metrô (CAP) cuida dos itens encontrados nas Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela (operada pela ViaQuatro) e 15-Prata. Do total de itens perdidos pelos passageiros este ano, 20.836 foram devolvidos.

As centrais das concessionárias gerenciadas pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) receberam aproximadamente 3.612 objetos e 250 itens foram retirados pelos passageiros .

135

 

O prazo para retirada

Os documentos ficam guardados por 60 dias nas centrais do Metrô e da CPTM e por 90 dias na central do Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira (Campinas), na central do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara) e na central dos ônibus e VLT da Baixada Santista.

Depois destes prazos, os objetos são entregues ao órgão emissor. Outros objetos são armazenados durante o mesmo tempo antes de serem doados a instituições ou para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSP).

Para as linhas metropolitanas que não operam no Corredor ABD, os passageiros devem entrar em contato diretamente com a empresa operadora.135

Fique atento! Os cuidados!

Para evitar a perda de objetos e documentos, os passageiros devem ficar atentos aos itens que estão sendo transportados e checar se estão com todos os seus pertences antes do desembarque. É importante também que os itens tenham sempre algum tipo de identificação, o que facilita a localização do proprietário e a devolução.

Os bilhetes à disposição

Os passageiros podem comprar seu bilhete digital QR CODE para uso nos trilhos via Whatsapp no 11 3888-2200, aplicativo TOP – disponível para download nas plataformas Google Play ou Apple Store, ATMs distribuídas por todas as estações do Metrô e da CPTM e em mais de 8 mil pontos de venda na capital e região metropolitana. Nestes pontos a compra pode ser realizada com cédulas. Todos os processos são simples e rápidos, mesmo para quem não tem familiaridade com as novas tecnologias. A lista completa dos pontos de venda está disponível para consulta no site — clique aqui .


Serviço

Centrais de Achados e Perdidos

  • CPTM – Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade – Local: Estação Palmeiras-Barra Funda – Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados – Contato: 0800 055-0121 ou por e-mail.
  • Metrô – Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela e 15-Prata – Local: Estação Sé – Horário: segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas, exceto feriados. – Contato: 0800-770 7722, ou pelo site do Metrô (Link) – As consultas de documentos e objetos identificados podem ser realizadas por meio destes canais.
  • EMTU – Região Metropolitana de Campinas – Local: Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira – Endereço: R. Dr. Ricardo, 233 – Centro, Campinas – Horário de atendimento: das 8h às 12h, e das 13h às 17h, de segunda a sábado – Telefone: (19) 3231-8590
  • Corredor ABD (EMTU/Next Mobilidade) – Local: Terminal Metropolitano Ferrazópolis – Endereço: Rua Pedro Henry, n.º 250 – Vila Olga, São Bernardo do Campo/SP – Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. – Telefone: (11) 4335-3232
  • Concessionária Internorte (Guarulhos e região) – Endereço: Rua Deputado Ulisses Guimarães 330 – Bairro Santo Agostinho / Guarulhos-SP – Horário de funcionamento: segunda a sexta das 9h às 18h – Telefone: (11) 3377-3373
  • Central de Achados e Perdidos Baixada Santista – Endereço: Rua Francisco Emílio de Sá Júnior n° 335 Jóquei Clube- São Vicente – Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h
  • Vale do Paraíba/Litoral Norte – A Gerência Regional do Vale do Paraíba pode encaminhar o passageiro às operadoras que atendem a região pelo telefone (12) 3933-5628.

<< Com apoio de informações/fonte: Secretaria dos Transportes Metropolitanos >>