da Redação DiárioZonaNorte
- Metrô contrata empresa que fará a avaliação dos imóveis que sofrerão desapropriações para a construção do Pátio de Manutenção Vila Medeiros
- No local funciona a empresa Sanca Galpões
- Serão 177 desapropriações em Guarulhos e 297 do lado de São Paulo
Em 01/11/2023 a Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, lançou edital para a contratação de empresa, para a avaliação dos imóveis que serão desapropriados para a construção do Pátio de Manutenção Vila Medeiros.
O local em questão é próximo a antiga Fábrica de Brinquedos Estrela, no Parque Novo Mundo – Distrito de Vila Medeiros, onde a empresa Sanca Galpões construíu um parque logístico.
As propostas foram entregues em 06/12/2023 e o resultado foi divulgado em 24/01/2024. A vencedora foi a empresa CTA Consultoria Técnica e Assessoria, de Santo André – no Grande ABC -, pelo valor exato de R$ 190 mil.
Do Anhangabaú ao Bosque Maia em 30 minutos
Com investimentos da ordem de R$ 15 bilhões e anunciada em agosto de 2019, a futura Linha 19-Celeste do Metrô que ligará o Anhangabaú até o Parque Maia – passando pela Vila Maria, Jardim Japão, Jardim Brasil e Jardim Julieta até o Parque Maia – no município de Guarulhos.
O traçado da linha vai permitir a interligação da Zona Norte com outras linhas do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). No futuro, a Linha 19 – Celeste seguirá até o bairro de Campo Belo, na Zona Sul da cidade de São Paulo.
447 desapropriações
No lado de Guarulhos estão previstas 177 desapropriações, contra 297 no lado de São Paulo. O cronograma prevê que as licitações e o projeto básico de implantação, além das desapropriações necessárias, aconteçam até 2025 e que a implantação tenha início em 2024 e seja finalizada até 2030.
O projeto prevê que será possível ir do Centro de Guarulhos até o Anhangabaú em cerca de 30 minutos. Após um ano de funcionamento, a demanda estimada das estações do município é de 684 mil passageiros por dia – projeção para 2025.