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O Metrô de São Paulo vai contratar as obras de implantação da Linha 19-Celeste, que vai ligar o Bosque Maia, em Guarulhos – passando pela Zona Norte – e terminando no Anhangabaú, na capital paulista.
A empresa está elaborando o edital para iniciar ainda no primeiro trimestre de 2025 o processo licitatório de contratação do projeto executivo, implantação de sistemas e das obras civis de 17,6 km de vias, 15 estações e um pátio de manutenção.
A meta é assinar os contratos e começar a elaboração dos projetos executivos até o fim de 2025, possibilitando o início das obras em 2026. Após o início da construção, as obras devem ser concluídas em até 72 meses.
Licitação
Essa licitação objetiva a contratação em três lotes, para realizar em conjunto o projeto executivo – que fornece o detalhamento técnico da construção – e a obra civil.
O primeiro lote vai abranger um trecho com cinco estações e seis poços de ventilação (VSE) entre Bosque Maia e Itapegica, o segundo lote terá cinco estações e seis VSEs entre Jardim Julieta e Vila Maria, além do Pátio Vila Medeiros, enquanto o terceiro lote compreenderá cinco estações e seis VSEs de Catumbi a Anhangabaú.
A contratação também vai promover as adequações nas estações São Bento (Linha 1-Azul) e Anhangabaú (Linha 3-Vermelha), que serão conectadas à futura linha, além do fornecimento e implantação dos sistemas auxiliares, que envolvem escadas rolantes, elevadores, ventilação e detecção de incêndio, bem como energia para o funcionamento das estações.
Estações
A linha será composta por 15 estações: Bosque Maia, Guarulhos-Centro, Vila Augusta, Dutra (Linha 2-Verde), Itapegica (5 primeiras em Guarulhos), Jardim Julieta, Vila Sabrina, Cerejeiras, Santo Eduardo, Vila Maria, Catumbi, Silva Teles, Cerealista, São Bento (Linha 1-Azul) e Anhangabaú (Linha 3-Vermelha).
Projeto Básico
A implantação da 19-Celeste já conta com o projeto básico, que foi concluído pelo Metrô em 2024, fornecendo os subsídios para a elaboração do edital das obras e sistemas.
Esse projeto considerou um inédito estudo mercadológico feito pelo Metrô que agregou na concepção das estações as melhores formas de exploração comercial e imobiliária, em acordo com a região de cada estação, de forma a atrair investimentos e receitas não-tarifárias, promovendo também mais comodidade aos passageiros com serviços agregados.
630 mil passageiros por dia
A futura Linha 19 será uma importante ligação de Guarulhos, que é o segundo município mais populoso de São Paulo. Quando pronta, a linha terá 17,6 km de extensão e 15 estações e sua operação será definida futuramente pelo Estado.
Sua estrutura também contará com 31 trens que vão transportar 630 mil passageiros por dia, que poderão ter o trajeto reduzido em até uma hora, e utilizar a conexão com outras três linhas de metrô (1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha), além da possibilidade de futuras conexões com linhas de trem.
Investimento
O orçamento estimado para a Linha 19 foi atualizado. Em 2019 o investimento previsto era de R$ 15 bilhões, passando para R$ 19,5 bilhões em 2024. Investimento este que será executado gradualmente ao longo de todo o período de implantação e abrangendo as obras civis, além de outras etapas que serão contratadas futuramente, como fornecimento de trens e sistemas de controle, bem como para as desapropriações necessárias.
<com apoio de informações: Imprensa Governo do Estado de São Paulo>
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