Linha 19-Celeste
da Redação DiárioZonaNorte
- Linha 19-Celeste do Metrô inicia a segunda etapa de investigações geotécnicas
- Prazo de conclusão da linha é em 2029
- Veja a relação de ruas entre a região do Jardim Julieta e Vila Maria
A construção da Linha 19-Celeste do Metrô, que ligará a estação Anhangabaú – região central de São Paulo -, até o Bosque Maia – no município de Guarulhos, avança em mais uma etapa.
Agora, inicia a segunda etapa das investigações geotécnicas e sondagens – responsáveis pela análise do comportamento do solo e das rochas durante as escavações para futuras obras da Linha 19 Celeste.
Do Jardim Julieta até a Vila Maria
A obra é de responsabilidade do Consórcio FG-Moretti, que executará 221 sondagens, na região situada entre o Km 89 da Rodovia Fernão Dias (na Avenida João Simão Castro – Jardim Julieta) e Avenida Guilherme Cotching, altura do número 1780 – na região da Rua Curuça – Vila Maria).
O prazo máximo para a conclusão dos estudos desta etapa é de 365 dias. Lembramos que, em junho de 2021, o Consórcio ESA realizou trabalho semelhante no trecho da Av Guilherme Cotching (em frente ao Restaurante Rossio, na Vila Maria) até a região do Pari, cujo o prazo de conclusão se encerrou em 03 de setembro de 2021.
Os resultados dos dois estudos são essenciais para a elaboração do Projeto Básico da Linha, que define o traçado final da linha, onde cada estação será construída, dá diretrizes para o projeto executivo de engenharia civil e até mesmo, a forma de captação de recursos para a obra.
Relação de Ruas que passarão pela sondagem
Veja a relação de ruas, lembrando que passar pela análise não significa necessariamente que todos estes locais terão desapropriações:
Linha terá duas etapas
Com investimentos da ordem de R$ 15 bilhões e anunciada em agosto de 2019, a futura Linha 19-Celeste, terá em sua primeira etapa quinze estações: Anhangabaú, São Bento, Pari, Silva Teles, Catumbi, Vila Maria, Curuçá, Jardim Japão, Jardim Brasil, Jardim Julieta, Itapegica, Dutra, Vila Augusta, Guarulhos e Bosque Maia.
O projeto ainda contempla1 Pátio de estacionamento e manutenção Vila Medeiros, Estacionamentos Bosque Maia, Catumbi e Bixiga, 19 Poços de ventilação e Saída de emergência – VSE e 2 Subestações Primárias.
O prazo para entrega da primeira etapa foi estipulado, de acordo com documentos internos do Metrô, para o ano de 2029.
Avanço até o Campo Belo, na Zona Sul
A segunda etapa terá outras nove estações e avançará até a região do Campo Belo – na Zona Sul de São Paulo. Se a atual diretriz da linha se mantiver, ela terá 26,3 km de extensão e 24 estações e desenvolverá um eixo de transporte sudoeste/nordeste da cidade, passando pelo centro do município de São Paulo.
Ainda de acordo com documentos do Metrô, a Linha 19-Celeste será construída antes da extensão da Linha 2-Verde que vai da Vila Prudente até a estação Dutra (também no município de Guarulhos).
Hub de transporte
Cerca de 621 mil passageiros em dias úteis serão beneficiados com a primeira fase do novo ramal, que terá 15,8 km de extensão e deverá realizar conexões com a Linha 3-Vermelha (Estação Anhangabaú), Linha 1- Azul (Estação São Bento) e Linha 2-Verde (Estação Dutra) e com a CPTM na Linha 10- Turquesa e 11-Coral – ambas na Estação Pari.