Home Destaque Linha 19-Celeste do Metrô avança a passos de formiga e deve ser...

Linha 19-Celeste do Metrô avança a passos de formiga e deve ser entregue em 2033

Perspectiva artística de uma das estações da Linha 19-Celeste
Tempo de Leitura: 4 minutos

 

da Redação DiárioZonaNorte

O Metrô de São Paulo lançou nesta 3ª feira (25/03/2025),  três editais para a contratação das obras de implantação da Linha 19-Celeste que vai ligar o Bosque Maia, em Guarulhos, passando pela Zona Norte e terminando no Anhangabaú – no centro da cidade de São Paulo.

São três editais já que a obra foi dividida em três lotes. Juntos, eles formarão o projeto executivo – que fornece o detalhamento técnico da construção – e a realização das obras civis de 17,6 km de vias, 15 estações e um pátio de manutenção.

Além da construção das estações, serão também edificados 18 poços de saída de emergência e ventilação (VSE) e readequadas as estações São Bento (Linha 1-Azul) e Anhangabaú (Linha 3-Vermelha), que serão conectadas à futura linha.

O contrato também vai abranger implantação dos sistemas de Baixa Tensão e auxiliares, que envolvem painéis elétricos, escadas rolantes, elevadores, ventilação e detecção de incêndio, iluminação, sistemas de bombas, etc.

30 Anos

A Linha, prometida em 2004 pelo então governador Geraldo Alckimin, se seguir esse cronograma, com o Governo do Estado de São Paulo assinando e iniciando os projetos executivos até o fim deste ano, deve iniciar as obras civis em 2026.

Com o início da construção, os trabalhos devem ser concluídos em até 75 meses ou seja, até 2033.

Estações

A linha será composta por 15 estações: Bosque Maia, Guarulhos-Centro, Vila Augusta, Dutra (Linha 2-Verde), Itapegica (5 primeiras em Guarulhos), Jardim Julieta, Vila Sabrina, Cerejeiras, Santo Eduardo, Vila Maria, Catumbi, Silva Teles, Cerealista, São Bento (Linha 1-Azul) e Anhangabaú (Linha 3-Vermelha).

Projeto Básico

A implantação da Linha 19-Celeste já conta com o projeto básico, que foi concluído pelo Metrô em 2024, fornecendo os subsídios para a elaboração do edital das obras e sistemas.

Esse projeto considerou um inédito estudo mercadológico feito pelo Metrô que agregou na concepção das estações as melhores formas de exploração comercial e imobiliária, em acordo com a região de cada estação, de forma a atrair investimentos e receitas não-tarifárias, promovendo também mais comodidade aos passageiros com serviços agregados.

Linha 19-Celeste 2033

630 mil passageiros por dia

A futura Linha 19-Celeste será uma importante ligação de Guarulhos, que é o segundo município mais populoso de São Paulo. Quando pronta, a linha terá 17,6 km de extensão e 15 estações e sua operação será definida futuramente pelo Estado.

Sua estrutura também contará com 31 trens que vão transportar 630 mil passageiros por dia, que poderão ter o trajeto reduzido em até uma hora, e utilizar a conexão com outras três linhas de metrô (1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha), além da possibilidade de futuras conexões com linhas de trem.

Linha 19-Celeste 2033
Estimativa de Famílias e Pessoas Afetadas com as desapropriações da Linha 19-Celestre
Desapropriações

Em audiência pública realizada no auditório da Uninove, na Vila Maria, em 12 de julho de 2022, durante a apresentação realizada pelo geólogo Luis Ridente Júnior – especialista em gerenciamento ambiental da Prime Engenharia – contratada para realizar o Estudo de Impacto Ambiental – EIA da futura Linha 19-Celeste.

No relatório da Prime, um item (mesmo que preliminar) chama a atenção: os de usos passíveis de desapropriação. De acordo com ele, 474 lotes que seriam afetados,  no total de cerca de 585 mil metros quadrados, destacando-se 257 imóveis de uso comercial e de 147 moradias horizontais.  Em Guarulhos, para a Linha 19-Celeste estão previstos outras 177 desapropriações.

Já com a área passível de reassentamento, calcula-se 347 moradias na região do Jardim Julieta/Vila Medeiros.

desapropriações Linha 19-Celeste 2033
Área a ser ocupada pelo Pátio Vila Medeiros – paralela à Rodovia Fernão Dias – Parque Novo mundo

Na época da audiência pública, o engenheiro Luis Antônio Cortes Ferreira – gerente de planejamento do Metrô, informou ao presentes  que, de forma inédita, haverá um perito oficial contratado que fará a avaliação do imóvel.

Assim que for publicado o aviso de desapropriações no Diário Oficial e enviado os avisos aos imóveis afetados, o Metrô convocará os proprietários para os acertos. Desta forma, evitará o ajuizamento do assunto, sem aborrecimentos.

Se houver ajuizamento da ação, o Metrô fará um depósito de 80% do valor que foi proposto e o juiz nomeia um perito para avaliação. E havendo o acerto do valor restante pelo Metrô, o juiz dá a ação final para que o proprietário deixe o imóvel em 30 dias.

Assentamentos

No caso de famílias em assentamentos, Cortes Ferreira explicou que o Metrô tem um processo de reassentamento para moradias e comércio. Essas famílias serão cadastradas e receberão do Metrô apoio para acertos até de documentação.

Metrô tem dois caminhos: uma indenização para a moradia ou moradia em unidade habitacional, que será de responsabilidade do Metrô na construção.

Se houver algum ponto de discordância de prazos na construção da unidade habitacional, o Metrô pagará um auxilio-aluguel mensalmente até a entrega das chaves. Aproveitou para anunciar uma Coordenadoria de Atendimento às Comunidades, que é a Coordenadoria de Gestão das Partes Interessadas (CGP), que auxiliar e tirar dúvidas através do e-mail: documentosCGP@metrosp.com.br .

Investimento

O orçamento estimado para a Linha 19 foi atualizado. Em 2019 o investimento previsto era de R$ 15 bilhões, passando para R$ 19,5 bilhões em 2024.

Investimento este que  será executado gradualmente ao longo de todo o período de implantação e abrangendo as obras civis, além de outras etapas que serão contratadas futuramente, como fornecimento de trens e sistemas de controle, bem como para as desapropriações necessárias.

<com apoio de informações: Imprensa Governo do Estado de São Paulo>

d

d

Linha 19-Celeste 2033 Linha 19-Celeste 203  Linha 19-Celeste 2033  Linha 19-Celeste 2033   Linha 19-Celeste 2033