Limpa
- Limpa SP realizou evento no Parque da Juventude
- Iniciativa comemorou a Semana Nacional do Meio Ambiente
Durante a Semana Nacional do Meio Ambiente, celebrada na primeira semana do mês de junho, oito locais da cidade receberam pontos de coleta de materiais recicláveis, eletrônicos e óleo de cozinha usado.
A iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) e Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB), busca promover a conscientização ambiental na população e ampliar o descarte correto dos materiais.
Zona Norte
Na Zona Norte de São Paulo, a Limpa SP participou da iniciativa com um evento no Parque da Juventude, entre os dias 02 e 05 de junho.
No local, em parceria com o Instituto Triângulo, os agentes ambientais da Limpa SP receberam óleo usado em troca de barras de sabão ecológico e em parceria com a Coopermiti, coletaram resíduos eletrônicos e distribuíram pacotes com composto para adubar plantas – produzido nos pátios de compostagem da cidade.
A equipe também realizou um trabalho de educação ambiental, entre os frequentadores do Parque da Juventude.
Destino do material
Os materiais recicláveis coletados no Parque da Juventude e nos outros sete pontos de troca espalhados pela cidade, foram destinados prioritariamente para as cooperativas de reciclagem habilitadas na AMLURB, a fim de fomentar e contribuir com a geração de renda de 940 famílias de cooperados.
Já os resíduos eletrônicos serão encaminhados para Cooperativa Coopermiti, também habilitada na autarquia, e o óleo de cozinha usado será destinado para o Instituto Triângulo, que transforma o material em sabão em barra.
Campanha educativas nas papeleiras
As mais de 144 mil papeleiras distribuídas pelas vias da cidade começaram a receber nesta semana novos adesivos com frases educativas. Com três diferentes frases, “Lugar de lixo é aqui ” “Lugar de lixo é no lixo” e “Lixo no chão, não! ”, a campanha reforça a importância do descarte correto nas vias.
Segundo a AMLURB, diariamente são coletadas cerca de oito mil toneladas resíduos no serviço de varrição. A adesivação nos equipamentos acontecerá de maneira gradativa ao longo deste ano.