Art
- Mostra reúne sete instalações, quatro delas inéditas, que utilizam a luz como sua principal fonte de inspiração; e
- Inédita em São Paulo, exposição reúne artistas brasileiros
Luzes, muitas luzes de vários formatos transformadas em arte. Um espetáculo multicolorido na exposição “Smart Lights – luzes inteligentes”, uma imersão que oferece uma incrível viagem pelo universo da Light Art, exposta no Farol Santander São Paulo.
Com obras inéditas e outras que já passaram pelo cenário artístico, todas destacando a luz como elemento principal.
Concebida pelo Instituto URBE e com curadoria de Felipe Brait e Julia Borges Araña, a mostra fica em exibição até 5 de maio de 2024.
“Seja por meio da interatividade, projetos site specific ou da imersão, nessa exposição a luz assume diferentes dinâmicas de expressão, proporcionando uma experiência estética e sensorial única”, comenta Maitê Leite, vice-presidente executiva Institucional do Santander Brasil.
A exposição, que ocupa o térreo e o 22º andar do Farol Santander, exibe sete obras light art selecionadas, cada uma com uma abordagem singular, de artistas como Anaisa Franco, Estúdio Guto Requena, Leandro Lima, Modular Dreams, Motta & Lima, RaquelKogan, Rejane Cantoni e Sabrina Barrios.
“Uma das propostas centrais desta mostra é a ideia de arte participativa. Aqui, a obra de arte não é um objeto estático, mas algo que se realiza no espaço e no tempo, por meio da interação ativa ou ativada do espectador”, explicam os curadores Felipe Brait e Julia Borges Araña.
Obras e artistas
A mostra apresenta a obra imersiva inédita site-specific Reversa de Sabrina Barrios, que usa luz e símbolos geométricos para criar uma pirâmide invertida simbolizando o feminino. Suspensa no espaço expositivo, o trabalho insere o público em uma esfera tecnológica.
A peça Arco-íris, feita pela dupla Motta & Lima, é composta por luzes primárias cadenciadas numa medida capaz de formar as sete cores visíveis do arco-íris. Esse arco de luz não possui uma fonte fixa, mas é gerado pelo movimento circular de um emissor intermitente.
Quem procura uma experiência interativa, a criação Dreamdeck da dupla Modular Dreams, traz um brinquedo eletrônico interativo para todas as idades, que também funciona como um mobiliário. O movimento e o peso do próprio corpo de quem sobe no relevo interativo, acionam as imagens dos vídeos cintilantes que alimentam a malha de LEDs disposta sob a obra.
Travessia, de Leandro Lima, é uma escultura luminosa automatizada, constituída por uma longa peça em madeira formada por uma estrutura vertebral conectada a uma quilha central, a obra é composta por dezesseis braços articulados que reproduzem movimentos que remetem ao exercício de remadas em uma embarcação.
Já o trabalho Banco das Emoções, do Estúdio Guto Requena, é um mobiliário interativo onde os participantes podem se sentar e sentir o coração do outro em tempo real. Com sensores especialmente posicionados, a frequência cardíaca é transmitida por meio de efeitos luminosos e vibrações aplicadas.
Expanded Iris de Anaisa Franco convida o público a explorar um universo lúdico, onde a troca de experiências e o compartilhamento de emoções fazem parte da vivência artística, escaneando a íris do usuário e a mescla com galáxias e nebulosas.
A instalação interativa site-specific e exclusiva chamada Piscinão, de Raquel Kogan e Rejane Cantoni, ocupará o hall de entrada do Farol Santander São Paulo, proporcionando uma experiência sensorial imersiva que transporta os participantes para um universo líquido e onírico. A obra é formada por dispositivo óptico de escala arquitetônica, concebido para reagir à presença e aos movimentos dos visitantes.
Sobre o Instituto URBE — O URBE é um instituto sem fins lucrativos que promove reflexões, pesquisas e projetos que interseccionam arte, arquitetura, espaço público e tecnologia.
Sobre o Farol Santander São Paulo — Desde sua inauguração, em janeiro de 2018, o Farol Santander São Paulo, centro de cultura, turismo, lazer e gastronomia, já recebeu mais de 1,7 milhão de visitantes e apresentou mais de 45 exposições nos eixos temáticos e imersivos.
Ficha técnica
Exposição: Smart Lights – luzes inteligentes
- Concepção: Instituto URBE
- Curadoria: Felipe Brait e Julia Borges Arana
- Patrocínio: Ministério da Cultura e Santander Brasil, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Serviço
- Local: Farol Santander
- Endereço: Rua João Brícola, 24 – Centro
- Transporte: Metrô — Linha 1 – Azul – Estação São Bento
- Temporada: até 05/05/2024
- Mais informações/Exposições: clique aqui
- Telefone Farol Santander: (11) 3553-5627
- Funcionamento: 3ª feira a domingo
- Horários: 09 às 20 horas
- Ingressos: R$ 40,00 (R$ 20,00, meia-entrada)
- Clientes Santander: 10% de desconto (até 8 ingressos)
- Compra online: clique aqui
- Bilheteria: vendas também no local
- Classificação: livre
- Apoio: Ministério da Cultura
- Funcionamento no Carnaval: 10/02 (sábado) – aberto; 11/12/13-02: fechado; 14/02 – aberto após meio dia.
<< Com apoio de informações/fonte: Marra Comunicação / Priscila Previato / Vinicius Oliveira / Paulo Marra >>
art art art art art