eventos
- Número de eventos online também cresceu ao longo de todo ano.
- Especialista no setor comenta estudo e expectativas para o mercado em 2022
Com o avanço da vacinação no país e grande parte da população imunizada com ao menos duas doses desde agosto, diversos setores começaram a retomar as atividades presenciais.
Um novo levantamento realizado pela Even3, startup que simplifica a organização de eventos, apontou que seminários, congressos, shows e demais cerimônias presenciais, formato mais afetado pelas restrições sanitárias contra a Covid-19, tiveram um crescimento de aproximadamente 1.800% no comparativo entre janeiro e novembro, por exemplo.
“Os eventos presenciais, que chegaram a ficar completamente proibidos, logicamente tiveram o salto mais expressivo. Em maio, o crescimento em relação a janeiro já era de cerca de 370%. Em novembro, ainda no comparativo com janeiro, atingiu os 1.822%, com mais de cinco mil eventos presenciais realizados no mês”, comenta Leandro Reinaux, CEO da Even3.
Já na modalidade online continuarão sendo tendência, registrando crescimento ao longo de todo o ano. Entre o mês de janeiro e de novembro, o aumento no número na modalidade online realizados foi de quase 350%. Nos meses de março a novembro, foram de 4 a 6 mil eventos online realizados por mês.
Setor de Eventos
O setor, que movimenta 13% do PIB brasileiro, deixou de faturar ao menos R$90 bilhões durante a pandemia.
Segundo a Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape), a paralisação das atividades também gerou perda de arrecadação de R$4,6 bilhões em impostos federais e mais de 450 mil profissionais ficaram desempregados. A recuperação se deu com a alta dos eventos online, mercado que teve um crescimento de 400% em 2020, segundo a Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta).
Leandro acredita que quem apostou em serviços de transmissão ao vivo ou gravada ajudou a estimular o mercado e deve permanecer utilizando esse modelo mesmo com a flexibilização e com a volta gradual das atividades presenciais, uma vez que os eventos online demandam menos tempo de organização e baixo investimento. Quem voltar para o presencial, por sua vez, deverá respeitar as medidas sanitárias e repensar as dinâmicas do contato físico.
“Uma outra opção que muitas empresas devem adotar é o formato híbrido para realizar palestras, cursos, seminários e congressos. O formato tem ótimo custo-benefício e deixa os participantes à vontade para escolhas baseadas em locomoção, segurança e outros fatores”, avalia o executivo.
Sobre a Even3
Fundada em 2015, em Recife, pelos sócios Leandro Reinaux, Cláusio Barbosa e Renato Cruz, a Even3 é uma plataforma de eventos que conecta pessoas e conhecimentos científicos e acadêmicos.
A startup começou sua operação trazendo alternativas para organização de eventos presenciais, mas com a pandemia sentiu a necessidade de promover a transformação para uma atuação online.
Atualmente, permite a realização de videoconferências, sessões ao vivo ou gravadas e acompanhamento da programação dentro da plataforma. Além disso, a empresa oferece serviços de publicação de conteúdos acadêmicos e tecnologia para que empresas e instituições de ensino possam realizar seus eventos em um ambiente seguro e personalizável com as características das marcas.