Home Estilo DZN Lentilha da Fortuna: contamos a história do grão no ano novo e...

Lentilha da Fortuna: contamos a história do grão no ano novo e uma receita fácil

lentilha ano novo
Tempo de Leitura: 2 minutos
da Redação DiárioZonaNorte

Um dos primeiros vegetais cultivados sistematicamente,  a  lentilha está presente na mesa do homem desde que o mundo é mundo. Na Bíblia, mais especificamente no Antigo Testamento –  em Gênesis:   Esau  vende o seu direito de progenitura  ao irmão Jacó, em troca  de um prato de lentilhas.  Cá prá nós, o  Esau sabia das coisas…..

A lentilha é associada, nos dias de hoje, à riqueza. Seus grãos achatadinhos lembram pequenas moedas e  reza a lenda que, nada melhor do que comer lentilhas na passagem do ano para garantir prosperidade e fartura no ano que se inicia.

Variedades

As lentilhas frescas não são utilizadas na culinária e existem muitas variedades do grão: a lentilha continental de forma achatada e cor marronzinha (encontrada em todos os supermercados do Brasil) mantém a forma quando cozida. A do tipo amarela ou dahl é muito popular na cozinha da índia.

A  tipo vermelha é bem pequena e por cozinhar muito rápido e ela se desmanchar, normalmente é usada para sopas e molho. O tipo negra tem maior teor protéico. Ela é considerada gourmet porque após cozida, se parece com o caviar Beluga e é usada para canapés.

 A lentilha verde é originária da França, da região de Puy – que empresta seu nome à variedade. Depois de cozida, ela tem um sabor picante devido ao solo vulcânico onde é cultivada.

lentilha ano novo
Variedades de lentilhas
Receita

.

A lentilha além de nutritiva é versátil: vai  bem em saladas, purês, molhos, sopas ou ensopados.  E ela dispensa o uso de panela de pressão.  O DiárioZonaNorte foi buscar na Grécia uma receita muito  antiga:  Fakes.  Uma espécie de sopa de lentilhas, muito saborosa e descomplicada.

Ingredientes:
  • 250 gramas de lentilhas (escolhidas e lavadas)
  • 01 e ½  litro de água
  • 01 cenoura cortada em cubos
  • 01 cebola picada
  • 04 dentes de alho picados
  • 02 tomates maduros e picados, sem sementes e sem pele
  • 04 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 01 colher de sopa de tomilho fresco (orégano – se for usar o seco, use meia colher)
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto
Modo de fazer:

Em uma panela de tamanho médio, coloque o azeite, a cebola, o alho. Refogue ligeiramente. Quando murchar, acrescente os tomates e o tomilho. Espere apurar um pouco. Acrescente as cenouras, a lentilha e a água.  Espere levantar fervura e abaixe o fogo.  Mexa de vez em quando.

Após uns 30 minutos verifique se já estão macias. Se precisar acrescente mais água. Acrescente o sal e a pimenta do reino. O caldo ficará encorpado.  A tradição grega pede que você acrescente uma colher de sobremesa de vinagre de vinho tinto (de boa qualidade) e azeite.  E acredite, o sabor fica sensacional.

Agora, se você não gosta de vinagre, tudo bem. Use apenas o azeite. Se quiser, também use queijo feta para acompanhar (você acha nos mercados municipais ou em redes maiores de supermercados).

lentilha ano novo lentilha ano novo lentilha ano novo lentilha ano novo lentilha ano novo