da Redação DiárioZonaNorte
O Hospital Municipal Vereador José Storopolli, carinhosamente chamado pela população de Hospital Vermelhinho – no Parque Novo Mundo – Zona Norte de São Paulo, integrará o Programa Municipal de Combate à Obesidade a partir da segunda quinzena de outubro.
Desta forma, o Vermelhinho passa a realizar cirurgias bariátricas – conhecidas popularmente como cirurgias para redução de estômago.
O anúncio foi feito pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, nesta 2a. feira (05out2020) e confirma o trabalho de excelência feito pela instituição que é gerida pela SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina
Investimentos
Além do Hospital Vermelhinho, o programa inclui também o Hospital Municipal Gilson de Cássia Marques de Carvalho, na Vila Santa Catarina – Zona Sul.
O programa prevê 60 atendimentos mensais, sendo 30 em cada hospital. A iniciativa inclui avaliação pré-operatória, cirurgia e acompanhamento pós-operatório.
Serão investidos mensalmente cerca de R$ 1 milhão para o programa.
Obesidade mórbida
A obesidade mórbida é um grave problema de saúde, causado por ingestão excessiva de calorias, falta de atividade física e os fatores genéticos.
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) atualmente, 60% dos habitantes somados da América Latina e Caribe têm sobrepeso.
Doenças associadas
Diversos problemas de saúde estão relacionados à obesidade como hipertensão arterial, diabetes, patologias osteoarticulares, pneumopatias, apneia do sono, impotência sexual, eventos tromboembolicos, esteatose hepática, dislipidemia, dentre outros.
Obesidade e Covid-19
As mortes por Covid-19 relacionadas a doenças associadas à obesidade, como o diabetes, hipertensão e cardiopatias, representam 63% dos óbitos.
Quem pode fazer a cirurgia?
- Pessoas que tenham mais de 16 anos;
- Pessoas que possuam IMC igual ou superior a 40 kg/m², a qual de acordo com a medição da Organização Mundial de Saúde que o classifica como obesidade mórbida ou grave;
- Pessoas que possuam IMC superior a 35 kg/m², mas que tenham problemas de saúde de alto risco cardiovascular, como hipertensão arterial, diabetes mellitus, apneia do sono, doenças articulares degenerativas ou transtornos degenerativos.
Para se candidatar a cirurgia, o paciente deve primeiro ser atendido em uma Unidade Básica de Saúde e após avaliação do médico, poderá ou não, ser encaminhado para o procedimento.