paulistano
- Cerca de duas mil pessoas acompanhavam o evento
- Oficialmente começou a operar em 14 de setembro de 1974
- É o maior meio e o mais movimentado sistema metroviário do Brasil
- Possui 6 linhas com 91 estações em 104,4 quilômetrosDiariamente
- O sistema de São Paulo transporta cerca de 5,3 milhões de passageiros.
O Metrô de São Paulo celebra uma data histórica nesta 3a.feira (06/09/2022), em que um trem se movimentou pela primeira vez para o público com a presença do presidente da república, governador, prefeitos e demais autoridades na cidade de São Paulo. Há 50 anos foi registrada na história do transporte
Numa manhã fria e nublada de 4ª feira, em 6 de setembro de 1972, São Paulo parou para testemunhar um evento histórico no bairro do Jabaquara. Era a viagem de estreia do primeiro trem protótipo do Metrô, formado por dois carros fabricados pela MAFERSA, e também a primeira composição metroviária brasileira.
Cerca de duas mil pessoas se acomodaram em um belvedere especialmente construído para este evento, que teve a presença do presidente da República Emílio Médici; do governador Laudo Natel; do prefeito de SP, José Carlos de Figueiredo Ferraz, e demais autoridades com o registro de vários veículos de Imprensa.
O gerente de Operações na época deste histórico evento, Claudio de Senna Frederico, juntamente com o jovem operador, Antônio Lazarini, estavam responsáveis pelo trem, embora não pudessem ser vistos pela multidão e autoridades. Afinal, nosso metrô já era totalmente automático desde aquela época. A UNIDADE PROTÓTIPO partiu da Linha 42, a única completa no Pátio Jabaquara na ocasião, e seguiu até as proximidades da estação Jabaquara, ainda em obras, a 20 km/h, percorrendo uma extensão de 500 metros.
Naquela época, todo cuidado era pouco e um técnico do Metrô foi detido pelo tamanho da antena do rádio. O presidente da República, Emílio Médici, deixou o primeiro-ministro português, Marcelo Caetano, esperando e fez questão de prestigiar o evento metroviário na companhia do chefe da Casa Civil Ministro João Leitão de Abreu e do chefe da Casa Militar Ministro João Batista Figueiredo, que sete anos depois seria o presidente do Brasil.
Nem tudo correu perfeitamente. No momento em que o trem entrava no túnel, um curto-circuito interrompeu a movimentação do trem. Rapidamente, técnicos do Metrô correram para o local e resolveram o problema jogando um emaranhado de cabos na via. Depois, o trem seguiu e recebeu os aplausos da multidão. << Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Imprensa – Metrô de São Paulo >>
paulistano paulistano paulistano paulistano paulistano paulistano