giro
- Casa Flora promoveu degustação de rótulos italianos especiais
- Seleção teve como inspiração o circuito ciclístico Giro D’Italia
Em tempos de distanciamento social, o vinho se transformou na bebida da quarentena.
A popularização da bebida no Brasil é atestada em um levantamento realizado pela Ideal Consulting – empresa que monitora o mercado de vinhos. De acordo com o relatório, em 2020 foram comercializados 501,1 milhões de litros de vinho – uma alta de 31% em relação aos 383,9 milhões de litros de 2019.
A Casa Flora Importadora ocupa o lugar de coprotagonista neste cenário, com uma extensa ficha corrida de bons serviços no desenvolvimento da enogastronômia brasileira. Afinal, foi o seu trabalho de curadoria que democratizou o acesso do consumidor a produtos de qualidade e com custo acessível.
Educação em vinhos
O Brasil começou a se abrir para o comércio exterior em 1990 e o trabalho da Casa Flora com o vinho teve início em 1994, com a importação do vinho alemão Liebfraumilch – da garrafa azul. Depois vieram os vinhos italianos, o lambrusco, o chianti…
Hoje, com um portfolio robusto, a Casa Flora tem um papel especial na disseminação da cultura do vinho entre os brasileiros ao oferecer rótulos de qualidade oriundos tanto do velho como do novo mundo, atendendo todos os gostos e bolsos e, principalmente fazendo um trabalho de “educação em vinhos”, utilizando ferramentas como treinamentos e eventos de degustação.
Distantes mas sempre juntos
Se antes da pandemia, a experiência de provar e analisar um vinho era uma atividade em grupo, agora ela é compartilhada pela internet, em degustações online.
Na segunda quinzena de junho, a convite da Casa Flora Importadora, participamos de uma degustação online de quatro especialíssimos rótulos italianos, conduzida pelo sommelier Fernando Gurgel.
Giro D’Italia
A escolha dos quatro rótulos para a degustação, teve como inspiração três das etapas do circuito da competição de ciclismo “Giro D’Italia”: Puglia, Veneto e Toscana.
Durante a degustação, Gurgel em uma rica conversa abordou os sabores e a história destes vinhos que expressam fielmente o terroir de cada uma das regiões.
Durante a degustação, Fernando Gurgel discorreu sobre os seguintes vinhos, que apresentamos aqui no formato de ficha técnica:
Tufarello Nero Di Troia IGT
Produtor: Vigneti Del Vulture Região: Puglia Safra: 2019 Variedades: Nero di Troia . Graduação Alcóolica: 13%
Cor Vermelho rubi, com reflexos granada. Aroma Intenso de frutas silvestres com notas de baunilha, café e especiarias. Equilibrado com corpo médio, taninos vivos e final persistente, traz notas frutadas e apimentadas.
Bertani Valpolicella Ripasso DOC.
Produtor: Bertani Região: Veneto Safra: 2017 Variedades: 85% Corvina Veronese, 10% Merlot e 5% Rondinell – Graduação Alcóolica: 13,5%
Cor vermelha rubi intensa, com notas frutadas de cereja e vegetação rasteira, com notas de especiarias e chocolates. Paladar carnudo e saboroso.
Corbelli Chianti DOCG.
Produtor: Castellani Região: Toscana – Safra: 2018 Variedades: 85% Sangiovese, 10% Canaiolo e 5% Ciliegiolo – Graduação alcóolica 12%
Coloração rubi com reflexos violáceos e aromas intensos de frutas vermelhas e notas florais, que remetem a violetas. Gustativo seco e macio, com notas ácidas e frutadas lembrando cerejas, com taninos firmes, bom corpo e final persistente..
A DOCG (denominação de origem controlada e garantida na tradução em português) do rótulo é a mais restritiva na legislação italiana, reservada a produtos que seguem parâmetros regulatórios mais severos.
Forte Ambrone Etichetta Nera Super Toscano
Produtor: Sandro Forte e Figlio Região: Toscana Safra: 2015. Variedades: 85% Sangiovese, 10% Merlot, 5% Syrah – Graduação Alcóolica: 13,5%
Coloração rubi intensa, com aromas de cereja e frutas negras, com notas de baunilha. Gustativo seco, com taninos aveludados. É um vinho emblemático, por representar as tradições e ao mesmo tempo o espírito inovador da Toscana.
Onde comprar:
? Casa Flora
Rua Santa Rosa, 207 – Loja
Brás, São Paulo/SP
Telefone: 11 2842-5199
Segunda à Sexta-Feira, das 8 às 17 horas
Aos sábados das 8 às 13 horas.
<com apoio de informações: Anagrama Comunicação e Eventos>