entrevista com o demônio
por Aguinaldo Gabarrão (*)
Inspirar-se em programas sensacionalistas da tv para escrever um filme de terror, pode parecer a princípio, algo desinteressante. Mas a história roteirizada e dirigida pelos australianos Colin e Cameron Cairnes, para além de entreter, adiciona uma camada dos horrores que norteiam a guerra por audiência entre emissoras de televisão.
Após um período de sucesso do seu programa, o apresentador Jack Delroy (David Dastmalchian), vê seu sonho de conquistar o topo da audiência despencar.
Ameaçado de perder o contrato e após a morte da esposa, ele e o produtor tentam uma última cartada no programa especial para o dia do Halloween. Porém, as atrações escolhidas conduzem Jack e toda a equipe a um pesadelo sem volta.
Estética dos anos 70
O trabalho de produção de arte recriou com fidelidade os programas de auditório dos anos 70 e, somada a ótima direção de fotografia, o espectador tem a sensação de que está no estúdio de televisão daquela época.
Outro aspecto importante da fotografia é a reconstituição da trajetória profissional do apresentador Jack Delroy, em formato de documentário, logo no início do filme.
Sensacionalismo
A busca a qualquer preço pela audiência e, por conseguinte, das cotas publicitárias, é muito bem explorada no roteiro dos irmãos Cairnes.
Ninguém é poupado: do apresentador, passando pelo produtor e o dono da emissora. Isso fica mais evidente a cada break comercial, quando Jack é procurado pelo produtor para comentar os ganhos de audiência a cada bloco.
E embora o filme seja situado nos anos 70, é impossível não identificar características que ainda são reproduzidas pelos programas de tv nos dias de hoje.
Exemplo disso é a figura do charlatão Christou (Fayssal Bazzi), que se passa por um mentalista – espécie de clarividente –, ao fazer truques psicológicos com perguntas ou afirmações genéricas para a audiência, e conforme a platéia reage, ele ajusta suas declarações para parecer que tem habilidades sobrenaturais.
Esse conjunto bizarro e, aparentemente divertido, apenas disfarça o terror que está instalado naquele estúdio de tv e que culminará com a entrevista da adolescente Lilly D’Abo (Ingrid Torelli) e June (Laura Gordon), a sua psicóloga.
Terror em dobro
O ator David Dastmalchian realiza um belo trabalho de composição para o apresentador Jack Delroy. E Ian Bliss está perfeito no papel do cético que quer provar a mentira e o truque de cada convidado.
Com ótimo elenco, boa história e coerência na trama, o final de ‘Entrevista com o Demônio’, é uma crítica ácida a sociedade do espetáculo, que pauta suas relações sociais na valorização da aparência sobre a essência e transforma sentimentos em mercadoria. É terror em dobro.
Serviço
ENTREVISTA COM O DEMÔNIO
- Título Original: Late Night With The Devil
Gênero: Terror / País: Austrália, EUA / Classificação: 16 anos / Duração: 1 hora e 30 minutos / Ano: 2023
Direção, Roteiro e Montagem: Colin Cairnes e Cameron Cairnes / Elenco: David Dastmalchian, Ian Bliss, Laura Gordon, Ingrid Torelli, Georgina Haig, Rhys Auteri, Fayssal Bazzi, Josh Quong Tart / Direção de Fotografia: Matthew Temple / Trilha Sonora: Gleen Richards / Produção: Roy Lee, Derek Dauchy, Steven Schneider / Produção Executiva: Bem Ross, Joel Anderson, Julie Ryan, Rami Yasin / Distribuição: Diamond Films / Divulgação: Sinny Assessoria e Comunicação
(*) Aguinaldo Gabarrão – ator e consultor de treinamento corporativo e de projetos. Um eterno colaborador do DiárioZonaNorte.
Nota da Redação == O artigo acima é totalmente da responsabilidade do autor e colaborador, com suas críticas e opiniões, que podem não ser da concordância do jornal e de seus diretores.
entrevista com o demônio entrevista com o demônio entrevista com o demônio