da Redação DiárioZonaNorte
- Mostra Caminho da Anta no Consulado Geral de Portugal em São Paulo vai até 13/01/24
- Para encerrar o programa a sugestão é jantar na Tasca da Esquina São Paulo
Até o dia 13 de janeiro de 2024 fica em cartaz na Sala Fernando Pessoa, do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, a exposição “Caminho da Anta”. A mostra promove o encontro dos artistas visuais Dalila Gonçalves (Portugal) e Thiago Martins de Melo (Brasil). A curadoria é de Anderson Oliveira e Beatriz Christal.
Por meio de expressões poéticas distintas, os dois artistas se unem, compondo uma constelação narrativa curatorial em torno da escuta do mito “Caminho da Anta” do povo Aikewára, habitantes da Terra Sororó, que vivem na Amazônia brasileira no sudeste do Pará.
A necessidade da escuta
A obra de Dalila Gonçalves e Thiago Martins de Melo tem em comum o convite para a escuta da natureza.
Em “Caminho da Anta” o público brasileiro será apresentado pela primeira vez aos belíssimos trabalhos em gravura do maranhense Thiago Martins de Melo.
Melo é um contador de histórias…. Artista visual e mestre em Psicologia, trabalha com pintura, escultura, instalação e animação em stop motion. Vive e trabalha entre São Luís, São Paulo (Brasil) e Guadalajara (México).
A obra “Colunas de ar” da portuguesa Dalila Gonçalves, primeiramente apresentada no período de pandemia em Portugal, foi adaptada ao espaço consular. A instalação consiste em 600 apitos de cerâmica em forma de animais suspensos por fios – colhidos nos cinco continentes.
Estes apitos se hoje são delicadas esculturas, já foram utilizados historicamente pela humanidade, em diversos lugares do planeta para caçar, em rituais religiosos ou como forma de afastar inimigos.
A instalação impacta, já que onde quer que você olhe, as estatuetas estão lá… mudas, observando o visitante, em uma espécie de confronto visual e físico – já que é impossível andar pelas “colunas de ar” sem esbarrar nas peças.
Da janela, o visitante pode observar ainda o jardim do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, com projeto do paisagista Burle Marx.
A mostra O Caminho da Anta é uma realização do Consulado Geral de Portugal em São Paulo com patrocínio da CSN, EDP e co-patrocínio de Lima-Galeria, MDS, Millan, Projeto Fidalga e apoio de Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, BP – Beneficência Portuguesa de São Paulo, Cisa Trading, Gallo, TAP Portugal e Tivoli Mofarrej São Paulo Hotel.
O mais português de São Paulo
Alma alimentada com a arte, agora é a vez do corpo. Para encerrar o dia nada mais convidativo do que jantar na embaixada gastronômica de Portugal na cidade – a Tasca da Esquina – o mais português de São Paulo.
A casa é uma empreitada do chef português Vítor Sobral e do empresário brasileiro Edrey Momo e recentemente completou 12 anos.
A Tasca da Esquina tanto cá quanto lá, em Lisboa (seu lugar de origem), oferece um menu único onde pratos tradicionais portugueses – elaborados com técnica impecável e valorização dos ingredientes portugueses e brasileiros e atenção aos mínimos detalhes -, brilham.
Cozinha de autor
A cozinha de autor coesa e de alta qualidade da Tasca da Esquina é um sucesso de público e de crítica, sempre acompanhada pelo chef Vitor Sobral – um frequentador assíduo da ponte aérea Lisboa/São Paulo/Lisboa – tendo os pratos executados pelo chef Renan Lorencetti, líder da “equipa” (em português lusitano) da cozinha.
Sem dizer que o ambiente é lindo… Louças brancas da Vista Alegre, talheres e copos de design português, cozinha aberta para o salão, parede repleta de tijolos aparentes, onde uma horta de ervas e pimentas faz as vezes de jardim vertical. Confortáveis mesas de madeira sem toalhas e cadeiras da cor verde oliva.
Desde 2011, a Tasca da Esquina amealhou vários prémios. Foi eleito por sete vezes pela “Comer & Beber” – publicação da Revista Veja – como o “Melhor Restaurante Português no Brasil“, além de prêmios semelhantes concedidos pelo jornal Folha de São Paulo, Revista Prazeres da Mesa e Revista Gula.
Cozinha portuguesa não-óbvia
Esqueça aquela comida dita “portuguesa” servida em alguns restaurantes no Brasil, caríssima, pesada e mal executada, onde a mesmice reina. Não se compara em nada com o que é servido na Tasca da Esquina, onde come-se muito bem por um preço justo.
Ali, o cliente encontrará uma cozinha portuguesa não-óbvia que vai muito além do bacalhau – que também está presente no cardápio em seis versões. O mais complicado, no nosso ponto de vista, é escolher o que comer entre as várias opções de terra e mar, fazendo com que você tenha que voltar lá, várias e várias vezes…
Serviço:
Consulado Geral de Portugal em São Paulo
“O Caminho da Anta”
Dalila Gonçalves e Thiago Martins de Melo Rua Canadá, 324 – Jardim América – São Paulo
Entrada gratuita – até 13/01/24, segunda a sábado das 10h às 18h Estacionamento no local – R$ 30,00
Instagram: @consuladoportugalsp
Tasca da Esquina
Alameda Itu, 225 – Jardins Telefone: 11 3141.1149 2ª à 6ª feiras: 12h – 15h e 19h – 23h Sábados: 12h – 17h e 19h – 23h Domingos: 12h – 17h
Instagram @tascadaesquinasp