terminais
- Concessionária do Terminal Rodoviário disponibiliza mais 452 ônibus
- Feriado 12 de outubro deve movimentar mais de 441 mil passageiros
No dia 12 de outubro é celebrado o feriado em homenagem à Padroeira do Brasil – Nossa Senhora Aparecida, e diante da pandemia que interfere na circulação de pessoas em todo País, a Socicam – responsável pela gestão dos Terminais Rodoviários Tietê, Barra Funda e Jabaquara, segue atenta às determinações dos órgãos de saúde e ao cumprimento das regras estabelecidas para contenção da Covid-19.
Entre os dias 8 e 13 de outubro, mais de 441 mil pessoas devem embarcar e desembarcar pelos terminais rodoviários de São Paulo, tendo como destinos mais procurados as cidades do interior e litoral de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Paraná.
A previsão é que, nos dias 8 e 9 de outubro, sejam disponibilizados 452 ônibus extras para atender a demanda de passageiros. Caso seja necessário, mais carros podem ser disponibilizados.
A retomada do movimento de passageiros acontece de forma gradual no transporte rodoviário. Os terminais rodoviários de São Paulo, que registraram queda de 90% nos embarques em abril de 2020, atualmente apresentam redução na casa dos 36%, em comparação ao período pré-pandemia.
Aos que irão viajar neste feriado, a concessionária recomenda:
- Use máscara. De acordo com a Lei Federal nº 14.019, o uso da proteção facial é obrigatório em espaços públicos e privados acessíveis ao público;
- Atenção para as aglomerações. Além da demarcação de piso e assentos, os terminais contam com os colaboradores em rondas, avisos sonoros e visuais que alertam para o distanciamento social. Obedeça aos avisos de distanciamento e, se puder, compre a sua passagem pela Internet;
- Caso não seja possível realizar a compra online, antes de se deslocar ao terminal rodoviário entre em contato com a empresa de ônibus que deseja viajar para checar a disponibilidade de passagens e opções de datas e horários;
- Lave bem as mãos sempre que puder ou faça uso constante de álcool em gel;
Caso apresente algum sintoma relacionado à Covid-19, entre em contato com a empresa e remarque a sua viagem. O passageiro rodoviário tem prazo de até um ano para remarcar a data da sua passagem.
A Campanha Embarque Seguro com a Socicam permanece nos terminais, que estão preparados para receber o público com dispensers de álcool gel 70%, lixeiras exclusivas para o descarte de máscaras, luvas e lenços, comunicação sonora e visual alertando para as recomendações de autocuidado e importância do distanciamento social em locais de filas e uso público.
Superfícies manipuláveis, como corrimãos e alças de carrinhos de bagagem, são desinfetadas frequentemente e todos os colaboradores da Socicam usam Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). Além disso, as áreas de circulação são constantemente higienizadas com produtos desinfetantes homologados pela Anvisa.
Fique atento:
- Atenção com os documentos: Todos os passageiros, até mesmo as crianças, devem apresentar documento de identificação original e com foto;
- Embarque de crianças e adolescentes: Para viajar desacompanhados ou com terceiros, menores de 16 anos precisam de autorização. Para informações, acesse: www.tjsp.jus.br, em Informações / Infância e Juventude/ Autorização de Viagem;
- Limite de bagagem: São permitidos até 30 kg no bagageiro e até 5 kg de bagagem de mão, desde que não interfira no conforto dos demais passageiros. Recomendamos que identifique suas bagagens com etiqueta contendo nome completo e telefone;
- QR Code: Passagens compradas pela internet devem conter o selo de embarque, caso não haja, a pessoa deve passar na bilheteria da empresa para retirar o bilhete;
- Chegue com antecedência: É importante que o passageiro chegue ao terminal, pelo menos, 30 minutos antes do horário marcado na passagem;
- Remarcação de passagens: A remarcação e reembolso da passagem são feitos com até 3 horas de antecedência, diretamente com a empresa de ônibus; e
- Atendimento: Os profissionais da Socicam estão sempre uniformizados, equipados com EPI’s e permanecem em ronda ou nos balcões de informação. Todos estão aptos a prestar o atendimento necessário aos viajantes.
<<Com apoio de informações/fonte: ADS Assessoria de Comunicação / Socicam – Aline Cabral >>