Tempo de Leitura: 2 minutos
da Redação DiárioZonaNorte

 

A Fábrica de Bares assumiu a gestão do Café Girondino. Localizada nas esquinas das ruas Boa Vista e São Bento, no chamado Triângulo Histórico de São Paulo, a casa encerrou suas atividades no mês de junho de 2024.

Liderada pelo empresário Caire Aoas, a Fábrica de Bares é responsável pela gestão de 12 estabelecimentos, entre eles o Bar Brahma, Orfeu,  Bar Léo, Riviera, Filial, Blue Note, Bar dos Arcos e Love Story.

Fundado em 1995, a  casa é inspirada no antigo Café Girondino, do início do século XIX – que ficava na esquina da Rua XV de novembro e a Praça da Sé.

O cardápio será revisto e o espaço passará por uma modernização. A praça em frente ao bar, onde hoje deveria funcionar o projeto Centro Aberto Largo São Bento também está envolvida nos planos dos novos administradores do Café Girondino. A previsão de reinauguração é em novembro de 2024.  

Área Externa

O Centro Aberto Largo São Bento foi implantado pela Prefeitura de São Paulo em 2016 – na Gestão Fernando Haddad (PT).  Na época, no local onde anteriormente funcionava um estacionamento para os funcionários do Metrô, foi instalado um deck de madeira, mobiliário urbano, com a proposta de criar espaços de convivência para a população. Em 2017, a gestão João Doria (PSDB) tentou passar a administração do local para a iniciativa privada, mas a idéia não foi para frente e o lugar foi abandonado.

A Fábrica de Bares pretende requalificar o espaço  e “expandir” o atendimento do Café Girondino para a calçada, ao ar livre. A praça também será palco para atividades culturais, com música, apresentações e exposições. A previsão de funcionamento deste espaço é para 2025.

O objetivo é restabelecer o Café Girondino como um ponto de encontro vital no Centro de São Paulo, oferecendo uma gastronomia clássica e um ambiente acolhedor que conta a história da cidade”, diz Caire Aoas – sócio da Fábrica de Bares.

Serviço:
Café Girondino
  • Previsão de inauguração: Novembro de 2024
    R. Álvares Penteado, 112 – Centro Velho de São Paulo
    Horário previsto de funcionamento: 2ª às 4ª feiras das 7h às 20h, 5ª e 6ª feiras das 7h às 22h. Sábados e domingos das 7h às 18h.

d