- Esta iniciativa cultural revela o papel da ciência para o aumento da produção de alimentos, reflete sobre segurança alimentar e os impactos do crescimento populacional
A exposição “Tesouros da Terra – Sementes da Inovação” chega à capital paulista com o objetivo de conscientizar o público sobre os desafios da segurança alimentar em 2050.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a população mundial chegará a 9,7 bilhões de pessoas, exigindo um aumento de 60% na produção de alimentos, ao mesmo tempo em que será necessário superar desafios climáticos.

Idealizada e produzida pela YABÁ Consultoria, especializada em ESG (Environmental, Social and Governance — em português significam Ambiental, Social e Governança ), e patrocinada pela GDM via Lei Federal de Incentivo à Cultura, a exposição apresenta de forma acessível as principais biotecnologias que estão revolucionando a agricultura, tornando-a mais eficiente e sustentável.

Por meio de uma jornada imersiva, os visitantes conhecerão o DNA das plantas e entenderão como a tecnologia tem impulsionado o setor agropecuário.
Recursos como inteligência artificial, gestão de dados e agricultura de precisão são explorados para demonstrar como o setor tem se modernizado para garantir a segurança alimentar no futuro.
A experiência também conecta passado e futuro ao abordar a chegada dos imigrantes ao Brasil e sua influência na agricultura nacional.
Os visitantes poderão interagir com dispositivos que mostram a evolução do trabalho no campo, desde o uso da enxada até a chegada dos drones e das soluções de biotecnologia que ampliam a produtividade e reduzem impactos ambientais.
A exposição também destaca o trabalho dos cientistas envolvidos no desenvolvimento de novas sementes. Os visitantes acompanharão todas as etapas, desde pesquisas laboratoriais até testes em campo, essenciais para garantir sementes mais resistentes e produtivas.
Além disso, jogos interativos e experiências táteis proporcionarão uma visão sobre as profissões ligadas ao agronegócio, como biotecnólogos, agrônomos e bioquímicos.
Andrea Moreira, produtora cultural e presidente da YABÁ Consultoria, destaca a relevância do evento: “A exposição convida o público a refletir sobre o futuro. O Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 2 (ODS 2) da ONU busca erradicar a fome até 2030, e compreender a importância da biotecnologia é essencial para atingirmos essa meta.”
Serviço
- Data: 20 de fevereiro a 20 de abril
- Horário: 9h30 às 18h30
- Local: Biblioteca de São Paulo
- Referência: Parque da Juventude
- Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Carandiru
- Transporte: Metrô Linha 1 Azul/Estação Carandiru
- Telefone: (11) 2089.8600
- Mais informações: www.projetotesourosdaterra.com.br
Observação: a Biblioteca não abre às 2ªs. feiras.
YABÁ Consultoria – Criada em 2013 é especializada no “s” do ESG, em que os aspectos ambientais, sociais e de governança são estratégicos para a gestão de empresas ou organizações sociais. Ela customiza projetos culturais alinhando estratégias corporativas, interesses da sociedade e as políticas públicas, contribuindo assim para que os impostos sejam utilizados de forma eficaz e com acesso gratuito à população.
GDM Genética – É um grupo global que pesquisa, desenvolve e comercializa produtos com propriedade intelectual em genética de plantas de cultivos extensivos. Está presente no Brasil há 20 anos e na Argentina desde 1982. Opera em 15 países com 3.400 colaboradores. A GDM apoia o Projeto Tesouros da Terra – Sementes da Inovação via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
<< Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Imprensa / Mara Ribeiro >>
Exposição Segurança Alimentar Exposição Segurança Alimentar Exposição Segurança Alimentar Exposição Segurança Alimentar