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Enel-SP cria Novo Centro de Operações, com mais tecnologia e maior controle nas contas

Tempo de Leitura: 5 minutos

 

  • Plano foi preparado para agilizar o atendimento à população em momentos de crise, que acontecem com maior frequência na temporada de chuvas;
  •  Responsável pela supervisão e controle de todo o sistema elétrico, o novo Centro de Operações conta com tecnologias de ponta para maior eficiência e segurança.
  • Empresa desenvolveu o ˜smart meter”, com monitoramento à distância, que substituirá os relógios de luz

Com a divulgação de mudança para uma nova sede, a Enel Distribuição São Paulo  aproveitou a oportunidade para anunciar também o novo Centro de Operações. Com isto, ele já tinha sido transferido há pouco mais de um ano do município de Barueri (Alphaville) para um novo prédio na região da Chácara Santo Antônio, na cidade de São Paulo.

O Centro de Operações é responsável pela supervisão e controle do sistema elétrico de toda a região atendida pela concessionária e incorporou mais tecnologias e segurança para o monitoramento da rede com maior eficiência.

Com essa nova tecnologia, é provável o uso e controle dos “medidores inteligentes”– os chamados Smart Meter, que serão controlados à distância diretamente nas casas dos consumidores, dispensando a leitura manual no local. Esse novo sistema está sendo implantado gradativamente, e teve início na Zona Noroeste (Pirituba, Perus, Freguesia do O? e Brasila?ndia).

Com a mudança da empresa e o engajamento com o novo Centro de Operações, foi lançado o Plano Verão 2023 preparado para agilizar o atendimento à população em momentos de crise, que acontecem com maior frequência na temporada de chuvas, de dezembro a março.

Nova sede da Enel-SP: Av. das Nações Unidas, 14.401 – SP

 

Novas tecnologias

Entre as tecnologias disponíveis, destacam-se os sistemas de “self healing” e equipamentos de Telecontrole, sendo que foram investidos 46 milhões de reais em 2022 para a ampliação desses sistemas.

Enel SP vai encerrar o ano com cerca de 10 mil equipamentos deste tipo na rede de média tensão, número oito vezes maior do que o registrado em 2015, tendo crescido 26% só nos últimos dois anos.

O recurso permite identificar de forma mais ágil possíveis falhas na rede elétrica causadas por fatores externos, como queda de árvores sobre a fiação, descargas atmosféricas ou acidentes envolvendo veículos e postes.

Com o “self healing”, é possível reconfigurar a rede de forma automática, em menos tempo, e normalizar o serviço para boa parte dos clientes afetados pela interrupção inicial em questão de minutos.

Já os equipamentos de Telecontrole são supervisionados a partir do Centro de Operações, que consegue comandar à distância a Rede Elétrica. A eficiência deste projeto, em conjunto com outras tecnologias aplicadas na rede, pode ser observada na duração das interrupções no fornecimento de energia elétrica aos clientes.

“Com a ampliação exponencial dos sistemas de Telecontrole e digitalização da Rede, reduzimos em cerca de 44% a duração equivalente de interrupção de fornecimento aos nossos clientes nos últimos seis anos. Este ganho foi possível devido aos projetos de digitalização da rede de média tensão, entre outros investimentos”, afirma Dárcio Dias, responsável por Manutenção e Operação da Enel Distribuição São Paulo.

Relógio antigo e o novo Smart Meter
O velho relógio de luz será aposentado

No começo de 2021, o DiárioZonaNorte publicou reportagem com o título “Enel prepara leitura através de medidores inteligentes, com dados e coleta à distância, onde a empresa comunicava que abandonaria, aos poucos, os antigos “relógios de luz” para serem substituídos por medidores inteligentes monitorados à distância. Na época, teve o início do projeto-piloto com a instalação de 300 mil medidores inteligentes.

Aguarda-se para o próximo ano, sem previsões, a instalação dos novos aparelhos de medicão à distância nos distritos da Zona Norte da cidade (Casa Verde/Cachoeirinha/Limão, Santana/Tucuruvi/Mandaqui, Jaçanã/Tremembé e Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros), já que dependem de estudos e viabilidades técnicas — inclusive de sinal pela rede da internet.

De acordo com a empresa, esses equipamentos integram uma soluc?a?o digital inovadora, que permite aos consumidores monitorar e otimizar seu consumo de energia de forma fa?cil e transparente. Tambe?m possibilita a? concessionária executar algumas atividades remotamente – provavelmente até dispensando o leiturista nas portas dos consumidores, com o objetivo constante de aprimorar a qualidade do servic?o.
Segundo a empresa, a tecnologia foi desenvolvida com produção brasileira, apesar que há 20 anos a Enel atua no mercado de medição inteligente. Isto acontece em todo o mundo — com destaque na Itália, Espanha, Romênia, Argentina, Chile, Colômbia e Peru –,  e a empresa já instalou cerca de 45 milhões de medidores inteligentes.
O novo Centro de Operações 

Cerca de 150 profissionais se revezam 24 horas por dia, sete dias por semana, no Centro de Operações da Enel SP para fazer a supervisão e o controle da rede elétrica de toda a área de concessão em tempo real, além do direcionamento de equipes de campo para a execução das atividades emergenciais e programadas.

Outra tecnologia usada na operação é o despacho automático de incidências, inteligência que permite maior agilidade no envio e na atribuição de equipes para realizar reparos na rede originados de reclamações por falta de fornecimento.

No momento em que o cliente fica sem energia, liga para a distribuidora, e essa informação é encaminhada automaticamente para um sistema que distribui as incidências para as equipes de campo mais próximas efetuarem os reparos.

Hoje, cerca de 85% dos serviços são despachados automaticamente e monitorados pela Centro de Operações através de relatórios online. São modernas instalações que permitem supervisão e controle em tempo real, incluindo a visualização de painéis operacionais em vídeo wall, com acompanhamento online de indicadores de qualidade (DEC/FEC), valores estimados de compensação, tempo médio de atendimento, incidências ativas, recursos disponíveis e níveis de carregamento do sistema.

Novo Centro de Operações

Conta ainda com mecanismo de previsão climática, que auxilia a tomada de decisão para emissão de estados de pré-alertas em condições de tempo adversas, permitindo definir de forma preventiva a mobilização de recursos extraordinários para enfrentamento de situação emergencial.

A Enel SP também instituiu salas de crise para monitorar eventos de maior impacto. “Nestas grandes ocorrências, acompanhamos a situação em tempo integral, para agilizar a tomada de decisão, dar suporte a necessidades urgentes e intermediar a troca de informações entre órgãos governamentais e prestadores de serviço públicos”, afirma Dias.

Somente neste ano, a companhia investiu 1,26 bilhão reais em ações voltadas principalmente à melhoria da qualidade do serviço prestado em toda a área de concessão, que envolve 7,9 milhões de unidades consumidoras, em 24 municípios da Região Metropolitana de São Paulo. Do total investido,  318 milhões de reais foram em novas tecnologias,  593 milhões de reais em manutenção de rede e 358 milhões de reais em expansão.


Sobre a Enel Distribuição São Paulo ===  A Enel Distribuição São Paulo é uma empresa da multinacional italiana de energia Enel. A companhia é a segunda maior distribuidora do país, respondendo por 10,3% de toda energia distribuída no Brasil e atendendo 7,4 milhões de unidades consumidoras em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo. Mais informações: www.enel.com.br


<<Com apoio de informações/fonte: Approach Comunicação / João Godoy / Mariana Martinez  / Thays Aguiar >>

 

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