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- Desde 2a.feira (02/01/23), clientes de toda a área de concessão começaram a receber fatura com novo visual;
- Modelo permitirá a integração da fatura ao sistema de Nota Fiscal Eletrônica ao longo de 2023.
Os clientes da Enel Distribuição São Paulo passam a receber a conta de energia com um layout mais moderno e informações organizadas de um jeito diferente para facilitar a visualização e a compreensão. O modelo também permitirá a integração da fatura ao sistema de Nota Fiscal Eletrônica, prevista para ocorrer ao longo de 2023.
A nova conta também traz um campo reservado para QR Code que nos próximos meses possibilitará o pagamento via PIX. Outros meios de pagamento continuarão ativos para o consumidor, que poderá escolher os canais de sua preferência, como débito automático, internet banking, agências bancárias, postos de pagamento autorizados, caixas eletrônicos e lotéricas.
O boleto bancário que compõe a fatura está em tamanho menor e continua sendo apresentado nos modelos Enel, Banco do Brasil ou Itaú. Para evitar fraudes, quando o boleto for emitido por Banco do Brasil ou Itaú, o cliente sempre deve conferir, antes de fazer o pagamento, se o beneficiário está em nome de Eletropaulo Metropolitana – Eletricidade de São Paulo S.A. (razão social da Enel SP).
Continuam presentes no novo modelo as informações com as quais os consumidores estão habituados. Para aqueles que não têm o costume de fazer a leitura da fatura por desconhecer os dados disponíveis, a Enel SP explica como entender a conta.
Para entender a conta
Todas as contas de luz trazem informações regulamentadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e há dados que sempre são usados no contato do cliente com a companhia de energia. Na fatura emitida pela Enel Distribuição São Paulo, o cliente deve ficar atento ao número da instalação, pois esta informação é solicitada nos contatos com a concessionária.
O consumidor deve verificar se dados como nome e endereço estão corretos. Isto evita, por exemplo, quitar uma conta de outro titular que tenha sido endereçada por engano. Os campos referentes ao mês de consumo, valor a ser pago e a data de vencimento estão bem destacados. Na hora de efetuar o pagamento na rede bancária, convém conferir se o valor a ser debitado é o mesmo indicado na conta.
A fatura sempre apresenta os dados do medidor de consumo e as datas em que as leituras são realizadas. Gráficos em formato de barra indicam o consumo de energia dos últimos 12 meses. De fácil visualização, este campo permite uma rápida leitura visual, alertando para variações no padrão de consumo da unidade.
Na sequência, há informações sobre a bandeira tarifária, sistema de cobrança definido pela Aneel que reflete os custos adicionais causados por eventual necessidade de acionamento de usinas termelétricas.
- Bandeira Verde indica que durante o mês não houve alterações nas tarifas de consumo e as condições para produzir energia elétrica estão moderadas.
- Bandeira Amarela aponta um primeiro sinal de alerta e um aumento de R$ 0,02989 por quilowatt consumido.
- Bandeiras Vermelhas indicam urgência para economia de energia e são divididas em duas categorias: Patamar 1 e 2, correspondentes a acréscimos de, respectivamente, R$ 0,06500 a R$ 0,09795 por quilowatt-hora.
Para quem preferir conferir as informações online, basta acessar a qualquer momento a ferramenta “Entenda sua Conta”, no site ou no app da Enel, que permite fazer comparações da fatura do mês com as anteriores e analisar cada componente, como consumo diário, dias de leitura, encargos, entre outras informações.
Há outros itens que compõem a tarifa, como impostos, custos de geração e distribuição de energia, por exemplo, que aparecem na conta como ‘Descrição de Faturamento’.Os últimos campos são reservados para comunicação direta com o consumidor. Este trecho da conta pode conter avisos sobre atrasos, possíveis cortes de energia por falta de pagamento e outras informações de interesse do cliente. Mais informações: clique aqui
Sobre a Enel Distribuição São Paulo — A Enel Distribuição São Paulo é uma empresa da multinacional de energia Enel. A companhia é a segunda maior distribuidora do país, respondendo por 10,3% de toda energia distribuída no Brasil e atendendo 7,9 milhões de unidades consumidoras em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital paulista, principal centro econômico-financeiro do Brasil.
<<Com apoio de informações/fonte: Approach Assessoria de Comunicação / Mariana Martinez >>