da Redação DiárioZonaNorte
Mais dois anos que se passaram – e parece que foi ontem – na vida agitada de todos com a homenagem às personalidades da Zona Norte. A Associação dos Amigos do Mirante do Jardim São Paulo e Região (AAMJSP-R), presidida por Alba Stela Medardoni, realizou a entrega do Troféu Ângelo Salton Neto que reconheceu os valores de 10 líderes empresariais e comunitários, que muito contribuíram para o desenvolvimento do Jardim São Paulo.
Foi observado também os 80 anos do bairro, comemorados em 17 de julho passado. Com apresentação da mestre de cerimônia Vitória Ruano, o evento aconteceu nesta 4ª feira (08/08/2018) no grande auditório do Sesc Santana da Av.Luiz Dumont Villares – a “velha Avenida Nova”. Por pouco, a lotação máxima de 330 lugares não foi completada.
Os agradecimentos
Depois de um video mostrando um resumo com as imagens das últimas e mais recentes ações sociais da Associação dos Amigos do Mirante, a presidente Alba Medardoni abriu a solenidade com agradecimentos na homenagem aos 80 anos do Jardim São Paulo.
Muito emocionada e demonstrando alegria ao ver o auditório praticamente lotado, ela lembrou da importância do bairro com um comércio atuante, colégios, lazer e atividades culturais — como Sesc e o Clube Jardim São Paulo –, além de vários setores que contribuem para o desenvolvimento da Zona Norte.
Alba lembrou também das várias ações da Associação Amigos do Mirante, que atende 21 entidades assistenciais, com apoio de alimentos, medicamentos, roupas, entre outros – com as datas comemorativas durante o ano. E disse que a sua entidade não recebe ajuda do governo e sobrevive com ajuda de empresários e moradores. “Convoco todos para ajudar na Corrente do Bem, com a união de todos conseguiremos mais” e acrescentou que deste modo “estaremos ajudando a ajudar o próximo”. Alba Medardoni foi muito aplaudida.
Um show de coreografias
Entram em cena as apresentações do corpo de baile do Espaço Dança & Vida, de Helô Medeiros. No primeiro número denominado “Complementos”, com coreografia de Talita Medeiros, muitos movimentos fortes e envolventes com a plateia atenta.
Em seguida, outra apresentação com o titulo “Ilumine” e coreografia de Tatá Martinelli. Mais uma apresentação com “Nine” coreografado por Talita Medeiros. E nos intervalos das premiações, em palco, outros números foram apresentados pelas alunas do Espaço Dança & Vida: “Constelação” ( coreografia de Talita Medeiros e Michele Marcondes); “Cheguei, Chegando” (coreografia de Talita Medeiros), “Embola Bola” (coreografia de Fafá Martinelli) e “Solo e Variação” (adaptação coreográfica de Michelle Marcondes).
Os homenageados
Em seguida, foi dado início às premiações – que contou com apoio de palco de Giovana Medardoni Henriques. Todos as personalidades convocadas ao palco receberam homenagem especial no telão com videos em resumo de suas atuações:
1 – Comandante James Carlos, da Policia Militar, da 3ª Companhia do 9º Batalhão da Zona Norte – que recebeu das mãos de sua namorada Natália Oliveira;
2 – Claudio Moreira do Nascimento – advogado especialista em direito securitário e nas áreas civil, consumidor, empresarial, imobiliário e trabalhista – e também presidente da Seção Santana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – recebeu das mãos do advogado Dr. Fábio Mourão;
3 – Rosmary Correia – bacharel em direito, professora, ex-escrivã ex-delegada, ex-deputada estadual e ex-secretária do Bem Estar Social, atualmente prefeita regional das regiões de Santana/Tucuruvi/Mandaqui – recebeu das mãos do empresário Douglas Moreira, da New Star;
4 – Adriana de Simone Lucatto (Dri Didinha) – administradora de empresas, empresária e grande incentivadora na área social – recebeu das mãos de Alba Medardoni da Associação Amigos do Mirante;
5 – Eliana Guarda – formada em Filosofia e Letras, com 26 anos de trabalho na Cia. de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp, com forte atuação no Programa de Participação Comunitária da Zona Norte – recebeu das mãos de Maria Elisa Meinberg de Souza Pereira, diretora executiva do Colégio Jardim São Paulo;
6- Eduardo Martins Gonçalves – administrador de empresas, diretor da Associação da Panificação, empresário e diretor da Panificação Mirante e do Hortifruti Mirante — recebeu das mãos do empresário Elídio Azevedo;
7 – Luiz Carlos Eiras – engenheiro, empresário hoteleiro e atualmente diretor-superintendente da Distrital Norte/Santana da Associação Comercial de São Paulo – recebeu das mãos de Alba Medardoni, da Associação Amigos do Mirante;
8 – Marcelo Godinho Ferro – formado em Propaganda e Marketing, empresário e fundador do Empório DÔ7 – recebeu das mãos do empresário Luiz Carlos Kerchichian da Mirantte Imóveis;
9 – Daniel Gomes Aguilar – empresário do setor de fotografia e audiovisual da DDJ MultVisão e ex-diretor superintendente da Distrital Nordeste/Vila Maria da Associação Comercial de São Paulo – recebeu das mãos do empresário Pedro Roberto Lima, da Alcon; e
10 – Samuel Tadeu da Silva – carteiro da Zona Norte há 34 anos, que recebeu o Troféu antecipadamente em seu local de trabalho em Santana (ver reportagem do DiárioZonaNorte aqui ) e na solenidade o representante Dejailson Araújo Bianor, do Centro de Distribuição dos Correios em Santana – recebeu das mãos de Alba Medardoni da Associação Amigos do Mirante.
Uma grande surpresa
E a grande surpresa da noite foi uma homenagem especial para presidente da Associação dos Amigos do Mirante, Alba Medardoni, que foi entregue pela coreógrafa e diretora do Espaço Dança & Vida, Helô Medeiros, sua grande amiga e parceira. Foi lido um pequeno perfil “Nasceu em 1947, mãe de dois filhos: Adriana e Marcello. Ela é apaixonada pelo Gilberto e madrasta do Júnior, Tata, Deia e Fábio. Hoje, Alba possui sete netos. Graduada em Pedagogia com doutorado em Educação, ela direciona seus esforços firmemente a posicionar a Associação Amigos do Mirante como atrativa para moradores e visitantes. Com isso, dedica ações sociais na Zona Norte. Por toda dedicação e trabalho apresentado, Alba também é um premiada nesta noite, desejando muitas realizações nos trabalhos que ainda estão por vir e muitas felicidades”. Surpreendida, Alba ficou super-emocionada e assistiu no telão algumas passagens de sua vida ao lado da família e amigos, em imagens e fotos marcantes.
E Helô Medeiros foi ao microfone para dizer “Alba, você merece pela sua luta na Zona Norte, em reconhecer as outras pessoas que receberam a premiação”. E foi chamada a última coreografia da noite, “Explosão de Flores”, com várias bailarinas do Espaço Dança & Vida.
Ainda no encerramento, Alba Medardoni fez homenagens com flores a Maria Elisa Meinberg de Souza Pereira (Colégio Jardim São Paulo), Helô Medeiros (Espaço Dança & Vida), Vitória Ruano (Mestre de cerimônia) e Rosemary Guimarães Matos (apoiadora do Associação Amigos do Mirante e irmã de Alba).
Após as homenagens, no fechamento do evento, quebrando o protocolo, subiu ao palco a Dra. Marilene Barbosa Lima, da OAB-Seção Santana, que fez nova homenagem à presidente da Associação Amigos do Mirante. Mais uma vez emocionada, Alba Medardoni recebeu flores e abraços de diretores da OAB-Seção Santana.
Todos os presentes foram convidados a um coquetel no salão de entrada (foyer) do auditório do Sesc Santana, que foi possível com a colaboração dos parceiros Elidio Azevedo (BMA); Douglas Moreira (New Star); Adriana de Simone Lucatto (Metalpar); Maria Elisa Meinberg de Souza Pereira (Colégio Jardim São Paulo); Lourdes Pedrão (que também assinou o vestido de Alba Medardoni); Padaria Mirante; Padaria Novo Mundo; FAO Construtora; Dugair Casemiro (Simpro); Jair Henrique Morais e equipe (Projeto Fênix) e Andreia Cambraia (Tia Dedé Bolos).
O evento contou ainda, com o apoio de Simone Molnar e da equipe de voluntários da Associação Amigos do Mirante Jardim São Paulo e Região.
Quem foi Ângelo Salton Neto
Nascido na Zona Norte de São Paulo, apesar de família tradicional gaúcha, foi um empresário que levou a região “no sangue”, a partir de seu escritório por muitos anos na Av. General Ataliba Leonel com a Av. Luiz Dumont Villares, na Parada Inglesa.
E criou um vínculo com apoio a entidades e valorizou muito o trabalho da Associação dos Amigos do Jardim São Paulo. Engenheiro mecânico formado pelo Mackenzie, Ângelo Salton Neto largou a carreira para trabalhar na empresa da família em 1976. Desde 1982, ele ocupava o cargo de presidente da Vinícola Salton fundada em 1910, em Bento Gonçalves (RS).
Vendedor nato, ele conseguiu que a marca ganhasse visibilidade em festas, principalmente com a produção de prosecco, uva que já crescia nas terras da família e até 2000 era relegada a segundo plano. Incentivador das homenagens a personalidades de vários setores da Zona Norte, teve sua participação nas premiações e merecidamente recebeu seu nome como ícone da região.