Home Destaque Em busca de novos padeiros, confeiteiros e de culinária no curso...

Em busca de novos padeiros, confeiteiros e de culinária no curso gratuito “De grão em Pão”

Foto: Divulgação
Tempo de Leitura: 3 minutos

padeiros

  • Jovens de São Paulo recebem formação em panificação, confeitaria e culinária com oferta de emprego para trabalhar em padarias da capital;
  • Curso ´De Grão em Pão´ busca formação profissional e inclusão de jovens no mercado de trabalho; e
  • Inscrições estão disponíveis até 04 de julho (5ª.feira) e o curso será ministrado no bairro de Pinheiros, em São Paulo.

Após dez meses de formação em panificação, confeitaria e culinária, jovens de 18 a 29 anos estão prontos para entrar no mercado e ocupar algumas das 6 mil vagas em aberto para trabalhar em padarias da capital paulista.

Os novos profissionais participarão do curso ´De Grão em Pão´, oferecido pela Fundação Bunge na cidade. Todos eles receberão ofertas de emprego para trabalhar em padarias próximas às suas residências, com carteira assinada e salário compatível com o mercado.

Não há necessidade de experiência prévia, mas sim aptidão para área e interesse em trabalhar em padarias. O resultado do processo seletivo será divulgado em 30 de julho também no site da Fundação Bunge.

padeiros

O Brasil conta com mais de 295 mil padarias, um número que cresce a cada ano. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), há um gargalo de 140 mil vagas de  profissionais.

O trabalho nesses estabelecimentos são direcionados principalmente para atuar nas áreas de produção como padeiro, salgadeiro e confeiteiro. . Na cidade de São Paulo, segundo o Sampapão (que congrega as panificadoras e confeitarias), são 6 mil vagas abertas neste setor.

As oportunidades de mercado
Cláudia Buzzette Calais – Foto:Divulgação

 “Vemos o setor de panificação como uma oportunidade interessante para os jovens se inserirem no mercado de trabalho com carteira assinada e construírem carreira. Queremos com o curso conectar padarias com jovens interessados nessa área, para incluí-los em um mercado muito promissor”, afirma Cláudia Buzzette Calais, diretora-executiva da Fundação Bunge. 

O curso ´De Grão em Pão´ tem objetivo duplo: formar mão de obra qualificada para atuar no setor de panificação, um gargalo da área, e oferecer oportunidade de formação e emprego para jovens, que estão em uma das faixas etárias mais desempregadas do país.

Segundo dados do primeiro trimestre de 2024 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE, o nível de desocupação dos jovens de 18 a 24 anos no Brasil foi de 16,8%, mais do que o dobro da média nacional, que ficou em 7,9%. Em números absolutos, são 2,5 milhões de jovens de 18 a 24 anos desocupados no país

padeirosOrientação socioemocional

Outro ponto importante do projeto é que os alunos recebem orientação socioemocional ao longo do curso e após a formação. Os jovens aprendem como preparar currículo, como se comportar no ambiente de trabalho e recebem acompanhamento de carreira profissional com mentoria da Fundação Bunge.

O projeto tem duração de dez meses e terá etapas de seleção; preparação socioemocional; qualificação profissional; contato com o mercado de panificação e confeitaria; formatura; encaminhamento para o mercado de trabalho; e acompanhamento de carreira profissional com mentoria da Fundação Bunge.

São parceiros: Academia Bunge, Harald Chocolates, Fundação Wadhwani, Sindicato dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo (Sampapão), Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado de Pernambuco, Associação dos Industriais de Panificação de Pernambuco e Sindicato das Indústrias de Alimentos e Bebidas da Baixada Fluminense (Simapan).


SERVIÇO


É a  entidade social da Bunge no Brasil, há mais de 60 anos atua para gerar impactos positivos na sociedade em territórios e setores estratégicos para a Bunge, fomentando a diversidade com promoção dos direitos humanos por meio da inclusão produtiva e do estímulo à economia de baixo carbono, estimulando a ciência e a preservação da memória.


< Com apoio de informações/fonte: GBR Comunicação/ Fernanda Domiciano >

padeiros padeiros padeiros padeiros padeiros