da Redação DiárioZonaNorte
- Fruto é originário das Américas do Sul e Central
- O Brasil produz sete tipos de tomates
- Aprenda uma incrível receita de penne com ragu de costela
O Dia do Tomate é comemorado no dia 1 de fevereiro. O tomate não é um legume, é um fruto nativo das Américas do Sul e Central. Os primeiros registros indicam que os primeiros a cultivá-lo e consumi-lo foram os povos Incas e Astecas.
Levado para a Europa pelos espanhóis, o tomate é rico em licopeno e vitamina C. Existem centenas de tipos de tomates, alguns mais ácidos, outros mais adocicados, carnudos ou com mais polpa. No Brasil, produzimos sete tipos: Carmem, Débora, Caqui, Holandês, Italiano, Cereja (vermelho e amarelo) e Sweet Grappe.
Tomate com Denominação de Origem
Aqui, somos apaixonados pelo saboroso tomate San Marzano. De origem italiana, são colhidos a mão, os frutos são compridos, pontiagudos, com uma polpa espessa de coloração intensa e é um produto italiano de categoria D.O.P. (Denominação de Origem Protegida), cultivados em solo vulcânico à sombra do Monte Vesúvio, na Itália, que lhe confere um terroir único.
La Vera Pizza Napoletana
O San Marzano, ao lado lado da mozzarella fresca (Fior Di Latte) – produzida dentro dos padrões napoletanos e também patrimônio imaterial da Unesco, do queijo parmigiano e folhas frescas de Basílico (manjericão italiano, com folhas largas e mais perfumado), brilham na “vera pizza napoletana”, com massa de longa fermentação, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco – em 2017.
Movimento Slow Food
De uns cinco ou seis anos para cá, cozinhar caiu no gosto dos brasileiros e a cozinha se transformou no principal ambiente da casa. Mudou também a percepção das pessoas em torno da própria alimentação e cresceu a procura de ingredientes diferenciados
O movimento “slow food”, que valoriza a comida de verdade, a relação entre produtores e produtos locais, preservando técnicas de produção e suas tradições, ganhou fôlego.
Protagonismo e curadoria
De forma muito natural, a Casa Flora Importadora, se transformou em uma das protagonistas deste movimento ao trazer para a mesa do brasileiro o melhor da enogastronomia nacional e internacional, com um portfolio de mais de 1500 itens entre massas, arrozes, azeites, queijos, conservas, temperos, vinhos, cervejas, destilados, água entre outros produtos.
Dentro deste contexto, o DiárioZonaNorte está há dez anos escrevendo muito sobre gastronomia, dando dicas para todos os gostos e bolsos, avaliando vários restaurantes com visitas anônimas (e alguns são tão ruins, que vocês nunca ficaram sabendo), ajudando você na descoberta de ingredientes nacionais e importados, finalmente foi para a cozinha.
Para comemorar o Dia do Tomate, ensinamos um penne com ragu de costela, preparado com a linha de produtos Paganini – que chega ao Brasil pelas mãos da Casa Flora Importadora.
A Paganini já é conhecida do público brasileiro. Os produtos são selecionados nas melhores regiões da Itália: azeites da Úmbria, acetos da Emília-Romanha, massas de grano duro da Puglia, tomate pelado da Campânia, arroz, polenta e couscous do Piemonte e funghi porcini da Toscana.
A marca alia a tradição e o estilo de vida europeus com a mais alta tecnologia na elaboração desses alimentos.
Em março de 2021, a linha de polpas de tomate da Paganini alcançou o posto de Líder de Vendas da categoria no Brasil, de acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS, auditada pela Nielsen. A colocação atestou a alta qualidade dos atomatados da marca Italiana e a preferência do consumidor brasileiro.
A receita
Escolhemos fazer o penne com um molho encorpado, pedaçudo e muito perfumado. A carne que acompanha nossa massa é a costela, que depois de cozida e desfiada, fará parte de um saboroso ragu. O toque de sabor desta costela é dado pelo aceto Balsâmico Paganini.
Ingredientes:
Costela
- 01 kilo de costela de boi (ponta de agulha – com bastante carne) em pedaços
- 01 xícara de salsão em pedaços
- 03 dentes de alho
- ½ cebola picada
- 01 folha de louro
- Sal e pimenta do reino a gosto
- 02 colheres de sopa de Azeite Extravirgem Paganini
- 02 colheres de sopa de aceto Balsâmico Paganini
- 01 pacote de penne Paganini
Modo de fazer:
Comece colocando uma chaleira com água para ferver (mais ou menos um litro).
Em uma panela de pressão, coloque o azeite Paganini, a cebola, o alho, salsão e o louro. Refogue bem e acrescente a costela e o aceto balsâmico Paganini, o sal e a pimenta do reino. Misture tudo muito bem. Cubra a carne com a água fervente. Feche a panela e conte 50 minutos após pegar pressão.
Terminado o prazo, desligue a panela e espere sair a pressão. Retire a carne da panela e reserve o caldo. Espere esfriar um pouco e desfie. O peso, tirando ossos, após cozida fica em torno de 700 gramas.
Pulo do gato: você pode preparar a costela com antecedência e guardá-la na geladeira.
Ragu de Costela
- 700 gramas de costela cozida e desfiada
- 01 cebola roxa milimetricamente picada
- 02 dentes de alho espremidos
- 01 xícara de bacon sem o couro – cortado em cubos bem pequenos –
- ½ colher de sopa de manteiga sem sal
- 01 colher de sopa de azeite Extravirgem Paganini
- 02 latas de tomates italianos sem pele em cubos Paganini
- 1/2 xícara do caldo do cozimento da costela – coado (guarde o restante para fazer um risoto ou um brodo)
- Folhas de manjericão fresco (guarde alguns para decorar a massa)
- 01 pitada de noz-noscada
Antes de começar a fazer o ragu, coloque uma panela com 5 litros de água no fogo com uma colher de sopa de sal, onde o macarrão será cozido.
Em uma panela larga, coloque a manteiga, o azeite Paganini, a cebola e o alho. Mexa o tempo todo, até a cebola ficar transparente. Acrescente o bacon, refogue até ele ficar ligeiramente dourado e soltar um pouco de gordura.
Acrescente a costela cozida e desfiada. Misture para incorporar. Deixe fazer um fundo na panela. Acrescente os tomates italianos e o caldo de carne e folhas de manjericão. Misture para incorporar, acerte o sal e abaixe o fogo até encorpar.
Cozinhe um pacote de penne Paganini por cerca de 8 minutos ou até ficar ao dente.
Escorra e misture com o ragu de costela. Acompanhe com queijo parmesão ralado e comemore o Dia do Tomate em grande estilo.
<com apoio de informações: Anagrama Eventos e Comunicação>