Home Estilo DZN Dia de Reis: conheça a história da data e aprenda a receita...

Dia de Reis: conheça a história da data e aprenda a receita do bolo

Dia de Reis Bolo
Tempo de Leitura: 3 minutos

 

da Redação DiárioZonaNorte

 

Dia 06 de janeiro é  Dia de Reis.  Dia de desmontar a árvore e presépio. Para os cristãos ortodoxos, a data é mais importante que o Natal e comemora a visita de “reis magos” a Jesus, oferecendo-lhe presentes (nos países de cultura hispânica hoje é dia de troca de presentes). Dos presentes dos Reis Magos é que surge a tradição de troca de presentes no Natal.

Os textos bíblicos não fazem referência a “reis” mas a magos e também não diz quem eram, mas o tempo encarregou-se de afiançar que eram Belchior, Gaspar e Baltazar, que algumas culturas têm a mesma representatividade do que o “Papai Noel”, que ao invés de renas usavam camelos.

Diz a lenda, que o africano Baltazar, o asiático Gaspar e o europeu Belchior, foram os primeiros a visitar o menino Jesus. Os reis magos representavam os reis dos três continentes conhecidos na época (Africa, Ásia e Europa) e seus nomes representavam a importância do nascimento de Jesus: Gaspar significa “aquele que vai inspecionar”, Belchior, “meu rei é luz”, e Baltazar, “Deus manifesta o rei”.

Jesus recebeu dos três reis magos presentes: ouro, incenso e mirra. O ouro simbolizava as riquezas e poder material; o incenso representava fé, espiritualidade e religião; e a mirra a purificação do espírito.

Simpatias

Dia de Reis também é dia de fazer simpatias, para atrair dinheiro, saúde e paz. Escreva com lápis, no batente superior da porta da entrada de casa, os nomes dos Reis Magos (Baltazar, Gaspar e Belchior), um ao lado do outro e ore pedindo proteção: “Assim como trouxeram luz para Jesus, que tragam boas energias para a minha casa, protegendo os meus familiares. Amém”.

Outra simpatia bastante popular usa 6 caroços de romã. Enquanto você come, repita – eu sei que você está de boca cheia… pode ser mentalmente –  “assim como os reis magos Baltazar, Gaspar e Belchior presentearam Jesus Cristo, também haverão de me ajudar em tudo o que precisar. Que eu tenha prosperidade para ter e para dar”.

Bolo de Reis

A origem do Bolo de Reis, na verdade um pão doce de fermentação natural, é incerta. Os primeiros registros do Gâteu des Rois  datam do século XVIII – durante o reinado de Luís XIV – na França.  Em Portugal, é presença obrigatória na mesa de Natal.

Em forma de rosca, a receita remete a uma coroa enfeitada com frutas secas e cristalizadas, que lembram pedras preciosas.

A massa leva, além das frutas, uvas passa, nozes, amêndoas picadas e dois mimos: uma fava e um brinde. Diz a tradição que quem recebe a fava na sua fatia da rosca terá sorte naquele ano e deverá preparar o Bolo de Reis para o dono da casa no próximo 6 de janeiro.

Quanto ao brinde, antigamente se colocava um rei ou uma rainha de louça, como um símbolo de riqueza para quem o encontrasse. Caso fosse uma aliança, era sinal de que a pessoa se casaria em breve.

No Brasil, a tradição de preparar o Bolo de Reis vem desde o período colonial e é uma herança dos portugueses. O costume é preparar a iguaria no 06 de janeiro, em homenagem aos Reis Magos.

Nossa receita – bem mais simples e inspirada no bolo de reis original – é de autoria do Centro de Culinária da Nestlé, e é muito fácil de fazer:

Ingredientes:
Massa:
  • 200 g de manteiga
  • 1 xícara (chá) de açúcar mascavo
  • 4 gemas
  • 1 Leite MOÇA® (lata ou caixinha)
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 xícara (chá) de frutas cristalizadas
  • 1/2 xícara de nozes e amêndoas picadas
  • 1 xícara (chá) de uvas-passas pretas sem caroços
  • 4 claras
Glacê:
  • 2 e meia xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro
  • 2 colheres (sopa) de NINHO Forti+ UHT Integral
  • 2 colheres (chá) de suco de limão
Modo de Preparo:
Massa:
  1. Em uma batedeira, bata a manteiga até obter um creme esbranquiçado.
  2. Adicione o açúcar mascavo e junte as gemas uma a uma, batendo sempre até que fiquem bem incorporadas à massa. Acrescente o Leite MOÇA em fio, sem parar de bater.
  3. Desligue a batedeira e misture a farinha de trigo peneirada junto com o fermento, as frutas cristalizadas e as uvas-passas.
  4. Bata as claras em neve e incorpore delicadamente à massa.
  5. Despeje em uma forma grande com furo central (25 cm de diâmetro), e leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 1 hora.
  6. Desenforme o bolo ainda quente.
Glacê:
  1. Em um recipiente, misture todos os ingredientes e despeje sobre o bolo. Decore com cerejas e frutas cristalizadas.