.
da Redação DiárioZonaNorte
Tudo pronto para o feriado de 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo? Depende se a empresa na qual trabalha é da capital e, se antecipou o ano passado, cinco feriados municipais de 2022.
Em março de 2021, a Prefeitura de São Paulo anunciou a antecipação de cinco feriados municipais, entre os meses de março e abril, na tentativa de diminuir a circulação de pessoas e o consequente contágio pela Covid-19.
Na época, ainda entraram no pacote da Prefeitura a Sexta-Feira Santa e a Páscoa, o que totalizou 10 dias de recesso. Infelizmente não deu certo e o contágio da doença atingiu seu pico em abril de 2021.
Foram eles Corpus Christi de 2021 e 2022 (03 de junho), da Consciência Negra de 2021 e 2022 (20 de novembro), além do aniversário da cidade de 2022 (25 de janeiro).
Home-office
Apesar da medida da Prefeitura, nem todas as empresas aderiram a medida e mantiveram seus funcionários trabalhando em home-office ou em linhas de produção. Se você se enquadra nesta situação, tem direito normalmente aos feriados que foram antecipados pela então gestão Bruno Covas.
Caso a empresa que você trabalha, tenha aderido ao “feriadão”, você vai trabalhar normalmente. E, para os que mudaram de emprego, o conselho é: consulte o Recursos Humanos de sua empresa.
Poder Municipal
A Prefeitura de São Paulo, que antecipou os feriados de aniversário de São Paulo, Corpus Christi e Consciência Negra de 2022, publicou na edição do último sábado (15/01/2022) do Diário Oficial da Cidade de São Paulo, o Decreto nº 61.006, de 14 de janeiro de 2022, no decreto que estabelece feriados e os pontos facultativos dos órgão públicos da capital paulista até o fim de 2022. Nele, a prefeitura menciona as datas antecipadas e determina que no dia, elas tenham “, que nas datas antecipadas, haverá suspensão de expediente.
E o que é suspensão de expediente?