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da redação DiárioZonaNorte
Dezoito ruas na região de Santana passam a integrar o Projeto Área Calma, que reduz a velocidade dos veículos para 30 km por hora e assim diminui o número e a gravidade dos atropelamentos.
A delimitação da área engloba o entorno do Terminal de Ônibus e Estação de Metrô Santana, e inclui as seguintes vias: Rua Voluntários da Pátria; Rua Darzan; parte daRua Conselheiro Saraiva; Rua Dr Cesar; Rua Leite de Moraes; Rua Ezequiel Freire; Avenida Cruzeiro do Sul (no entorno do Metrô Santana); Rua Gabriel Pizza e Rua Olavo Egídio.
A medida faz parte do Plano de Segurança Viária – Vida Segura, lançado pela Prefeitura de São Paulo em novembro de 2019.
Área Calma
As chamadas “áreas calmas” contam com placas de regulamentação de velocidade, placas educativas e legendas no solo, formando um conjunto de sinalização característica em cada via de acesso ao perímetro em questão. Em Santana, as calçadas também passaram por uma readequação.
Outras quatro regiões da cidade foram enquadradas no Projeto Área Calma. São elas: Área Calma São Miguel; Área Calma Lapa de Cima; Área Calma Lapa de Baixo e Área Calma Centro.
Fluxo de pedestres e acidentes
Santana é uma das áreas da cidade com maior número de acidentes de trânsito. A oferta de transporte coletivo de alta e média capacidade (estação do metrô e terminal de ônibus) exerce papel importante na mobilidade da região, gerando grande circulação de pedestres. Se considerarmos a travessia de pedestres de apenas uma faixa em frente à Estação Santana de Metrô, teremos cerca de 2.000 pedestres por hora.
A área interna do Terminal Santana abriga 64 linhas de ônibus. Fora do Terminal 20 linhas estão distribuídas na Rua Ezequiel Freire, Rua Leite de Morais, Rua Gabriel Piza e até na Avenida Cruzeiro do Sul.
O comércio informal, o estreitamento de calçadas (apesar de algumas delas terem passado por uma readequação em 2020), a restrição da circulação de pedestres, travessias em meio de quadra, invisibilidade dos pedestres, entre outros problemas, acabam gerando graves acidentes. Entre 2015 e 2017, a área registrou 7 atropelamentos fatais, 39 atropelamentos não fatais e 53 acidentes veiculares não fatais.
Área 40
As zonas de acalmamento de tráfego, comumente chamadas de Áreas Calmas, são um desdobramento de doze áreas de velocidade reduzida espalhadas por toda a cidade – as chamadas Áreas 40: Bela Vista, São Miguel Paulista, Penha, Consolação, Brás, Santana, Moema (duas regiões), Lapa (duas regiões) e Centro (duas regiões). Essas regiões totalizam uma área de mais de 17 km² e mais de 250 km de extensão de vias.
Desde do dia 03 de maio, onze vias da Zona Norte passaram a ter sua velocidade reduzida para 40 Km (em ordem alfabética de bairro):
Plano de Segurança Viária – Vida Segura
O Plano de Segurança Viária – Vida Segura foi criado por meio do Decreto 58.717/2019 e contemplado no Plano de Metas da Prefeitura (2019-2020) – é um conjunto de ações que visa aumentar a segurança viária e moderação do trânsito em regiões onde se concentram atividades comerciais e de serviço com fluxo intenso de veículos e movimentação de pedestres com ações de “acalmamento” e readequação dos limites de velocidade..
Ele é baseado nos conceitos de Visão Zero e Sistemas Seguros. Criado na Suécia em 1997, o Visão Zero já é usado como referência em cidades como Nova York, Cidade do México e Bogotá, e parte da premissa de que nenhuma morte no trânsito é aceitável e que todo mundo, inclusive o poder público, deve assumir sua responsabilidade para a redução dos acidentes.
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