descomplica
da Redação DiárioZonaNorte
Adendo/Atualização em 21/12/2021 == Com a presença do prefeito da cidade e grande comitiva, foi inaugurado oficialmente, nesta 3a.feira (21/12/2021) a 9ª unidade do Descomplica SP na Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros. O espaço no térreo do prédio da Subprefeitura oferece serviços como Bilhete Único para Idoso e Pessoa com Deficiência, Senha Web e cadastro para benefícios sociais, além de auxiliar em solicitações on-line.
Adendo/Atualização em 16/12/2021 == Por questões de acertos na agenda do prfeito da cidade de São Paulo, o evento de inauguração oficial do “Descomplica-SP” foi transferido desta 6a.feira (17/12/2021), como anunciado na reportagem abaixo, para a próxima 3ª feira (21/12/2021). De qualquer maneira, o funcionamento do “Decomplica-SP” terá inicio extra-oficial na 6a.feira (16/12) e na 2ª feira (20/12).
Aproveitando a veicualção da reportagem, a Redação do DiárioZonaNorte recebeu comunicado da direção do Conselho Participativo Municipal da Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros: “Nós do Conselho Participativo Municipal de Vila Maria Vila Guilherme Vila Medeiros, estamos contentes com a inauguração do Descomplica na Subprefeitura Vila Maria Vila Guilherme Vila Medeiros, onde será muito importante para toda população da Região, e só ficamos sabendo desta inauguração através da matéria de vocês, mais estamos indignados, que a Subprefeitura não convidou para esta inauguração do Descomplica, o Conselho Participativo Municipal de Vila Maria Vila Guilherme Vila Medeiros, à Associação Comercial Distrital Vila Maria, o CADES, as Associações e outros Conselhos da Região, uma falta de respeito, infelizmente esta gestão estão cada vez mais distantes dos Conselhos, Associações e da População da Região. – Atenciosamentes – Edson Tadeu Marim – Coordenador CPM-VMVGVM “
Finalmente, a Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros vai inaugurar o espaço do Descomplica SP. Depois de semanas na montagem no térreo do prédio da Rua General Mendes, 111, na Vila Maria Alta, Já está tudo pronto com os guichês, mobiliário e acertos operacionais. E vai seguir o mesmo estilo dos demais espaços do Descomplica SP, em outras subprefeituras — como mostra a foto ilustrativa acima.
O evento de inauguração está sendo programado para esta 6ª.feira (17/12/2021), com a provável presença do prefeito da cidade de São Paulo e grande comitiva com autoridades. Na 2ª.feira (20/12/2021), o expediente será normal e diário das 8 às 17 horas, exceto nos finais de semana e feriados.
Além de todos os serviços do Descomplica SP, destaque para Assistência Social, Centro de Atendimento ao Trabalhador-Cat, ADE Sampa, Casa de Mediação/Secretaria de Segurança Urbana e SP Transportes. Há possibilidade de instalação de um totem de serviços do Poupatempo.
O que faz o Descomplica SP
O Descomplica SP é uma praça de atendimento presencial onde o cidadão de São Paulo encontra mais de 350 serviços municipais, como a emissão da Carteira de Trabalho, a solicitação de Bilhete Único, o requerimento do Seguro Desemprego, a intermediação de mão de obra e o cadastro para o recebimento de benefícios sociais, entre outros — além de contar também com diferentes serviços estaduais e federais em cada unidad
É necessário que o interessado faça o agendamento através do telefone 156 ou na página do Decomplica SP – clique aqui. Na página principal do Descomplica SP, é exibida uma barra de opções na parte superior. Clicando na terceira opção da esquerda para a direita, AGENDAMENTO, o usuário é direcionado para a página com o Passo a Passo do agendamento eletrônico com a lista de todos os serviços disponíveis.
Para fazer o agendamento do Registro Geral (Carteira de Identidade) no Descomplica SP é necessário realizar o cadastro para ter acesso ao calendário de cada unidade do programa. Após se cadastrar, basta fazer o login a fim de localizar a unidade do Descomplica SP mais próxima da sua região, e escolher uma data e um horário disponível.
Inspirado no programa Poupatempo, o Descomplica SP oferece serviços de diversas secretarias e órgãos municipais, além de serviços estaduais e federais muito procurados pela população. Oito unidades do programa operam na Capital: Santana/Tucuruvi/Mandaqui (Zona Norte), São Miguel Paulista, Penha, São Mateus (zona Leste), Campo Limpo, Jabaquara, Capela do Socorro (zona Sul), Santana/Tucuruvi (zona Norte) e Butantã (zona Oeste).
Atendimento Lado a Lado
Nas unidades do Descomplica SP é realizado o presencial, com os funcionários frente aos computadores, com total transparência ao que está sendo feito. É mais um fator que humaniza o atendimento.
O cidadão acompanha o serviço, conhece o sistema, vê o caminho percorrido pelo atendente e acompanha os resultados. Estão os dois juntos procurando respostas, reforçando os conceitos de colaboração e parceria. Isso aumenta a confiança no serviço.
O início
O projeto-piloto foi desenvolvido na praça de atendimento da Subprefeitura de São Miguel Paulista, na Zona Leste e começou em março de 2018. Desde de sua abertura, o Descomplica SP já realizou mais de 500 mil atendimentos na Capital, com um índice de satisfação de 99% pelos cidadãos.
A política é o início da concretização da Politica de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura de São Paulo, que estabelece, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia , diretrizes e padrões de excelência nos serviços ofertados pela administração municipal, incluindo aqueles prestados por terceiros ou mesmo por empresas contratadas.
A nova política de atendimento foi instituída a partir do decreto 58.426/18 e tem foco na promoção e no acompanhamento da qualidade dos serviços municipais, assegurando atendimento mais integrado e homogêneo entre os órgãos municipais. Também aponta o norte quanto a conceitos relacionados à acessibilidade, à priorização dos canais eletrônicos de atendimento ou mesmo quanto a necessidade de capacitação e treinamento técnico constante dos servidores públicos.
<<Com apoio de informações/fonte: Secretaria Especial de Comunicação/Secom – PMSP e Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia >>