A Prefeitura de São Paulo reabriu, a partir desta 2ª feira (08/06/2020), a Unidade do Descomplica instalado na Subprefeitura Santana/Tucuruvi/Mandaqui, na Av. Tucuruvi, 808 – ao lado do Metrô.
Nesta unidade, o funcionamento será exclusivamente para serviços de auxílio emergencial e seguro desemprego, oferecidos pelo Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo – Cate e que devem ser agendados. Com os novos protocolos da pandemia Covid-19/Coronavirus, foram incluídas também as unidades do Campo Limpo, Butantã, Jabaquara e São Mateus – que terão os serviços diferenciados.
Segundo o prefeito Bruno Covas, todos os 120 equipamentos (Assistência Social, Direitos Humanos, Fazenda, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, entre outros) da Prefeitura que estão abertos para atender a população terão que ser adaptados e seguir o mesmo padrão que as unidades do Descomplica SP, de acordo com um decreto que será publicado amanhã no Diário Oficial da Cidade.
“Estamos reabrindo com os protocolos de higiene testados e aprovados pela Vigilância Sanitária. Esse é o padrão que a gente quer para todo tipo de atendimento feito pela Prefeitura”, afirmou o prefeito.
As unidades estarão abertas de 2ª a 6ª feira, das 10 às 14 horas, e para que não haja aglomeração de pessoas, a Secretaria de Inovação e Tecnologia (SMIT) receberá solicitações de agendamento pela Central Telefônica 156 ou pelo site do Descomplica SP. Os cidadãos que comparecerem à unidade sem agendamento prévio não serão atendidos. Eles receberão a orientação para marcar seu atendimento e para verificar se o serviço procurado está disponível no Portal SP156.
“Seguiremos todos os protocolos sanitários, zelando pela saúde dos funcionários e da população. Vamos orientar as pessoas que consultem se o serviço que procuram pode ser feito pela internet, para evitar deslocamentos desnecessários, diminuindo a exposição delas ao coronavírus”, explicou o secretário de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós.
A reabertura se dará com 20% da operação, e logo na entrada será feita triagem com verificação de temperatura. Caso alguém apresente temperatura elevada, a pessoa será direcionada para a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Não será permitida a entrada sem máscara. Também serão respeitadas regras de distanciamento entre o atendente e o cidadão.
Entenda como funciona o agendamento
Central 156 === Para facilitar o acesso, ao entrar a gravação é necessário teclar as opções 6-6-2. Primeiro, os atendentes verificarão se o cidadão pode solicitar o serviço desejado pelo Portal SP156, evitando deslocamentos desnecessários, diminuindo a exposição ao contágio do coronavírus.
Caso não seja possível, indicarão o melhor dia e horário para o atendimento presencial. Os cidadãos serão orientados sobre a importância de evitar faltas, para não prejudicar quem também aguarda pelo serviço.
O atendimento é finalizado com o número de protocolo e com a lista de documentos que devem ser apresentados no dia do atendimento.
Chegando ao Descomplica SP no dia e hora marcados, os atendentes da unidade recepcionarão as pessoas conferindo se a data de agendamento está correta. Em seguida, é feito o encaminhamento aos guichês para o atendimento.
Pela internet
Acessando a página principal do Descomplica SP no endereço https://descomplicasp.prefeitura.sp.gov.br/, é exibida uma barra de opções na parte superior. Clicando na terceira opção da esquerda para a direita, AGENDAMENTO, o usuário é direcionado para a página com o Passo a Passo do agendamento eletrônico com a lista de todos os serviços disponíveis