- No passado, havia vinhedos na Vila Medeiros, com bons vinhos;
- Vila Medeiros recebe o sobrenome de seu fundador, o português José de Medeiros;
- O Mocotó é um restaurante que traz muitos turistas à Vila Medeiros
Quem nasceu ou mora há vários anos, tem orgulho da Vila Medeiros, que foi fundada em 11 de outubro de 1.912, pelo português José de Medeiros, que adquiriria cerca de 68 alqueires de terra, anos antes, junto as famílias Bonno e Rodrigues.
Anos depois, contratou o agrimensor José Munhoz para medição das terras e, posterior loteamento, vindo a adquirir algumas chácaras de Juvenal Sayão, Antonio Fernandes e Rafael Parisi, passando a ser, os primeiros moradores, já no ano de 1.924.
Pouco depois, contratou os serviços do Henrique Munhoz para o trabalho de arruamento e loteamento do bairro, quando o bairro ganhou maior impulso em relação ao seu povoamento.
Cultivador de vinhedos e fabricante de bons vinhos, sua fama ultrapassou os limites do bairro, alcançando o restante da cidade de São Paulo. Os bons vinhos e o local fizeram com que muitos turistas visitassem Vila Medeiros. Naquele momento, a Zona Norte foi se transformando em ponto turístico.
Nos dias de hoje, muitos turistas vem à Zona Norte para conhecer a boa comida do Restaurante Mocotó, que fica na Avenida Nossa Senhora do Loreto. O lugar tem uma história de 57 anos (1973), da Casa do Norte do pai José de Almeida para o filho, o conhecido Chef Rodrigo Almeida — que tem muito orgulho da Vila Medeiros e até ´´briga´´por ela — com a culinária sertaneja e nordestina.
A elevação à Distrito do bairro de Vila Medeiros foi pela lei 11.220/92 — que faz parte na definição da Subprefeitura Vila Maria / Vila Guilherme / Vila Medeiros é sempre omitida pela Prefeitura de São Paulo, que usa somente os dois primeiros distritos.
Como distrito ficam sob sua jurisdição os bairros de Vila Sabrina, Vila Ede, Vila Munhoz, Jrdim Brasil, Jaradim Guança, Jardim Julieta, Conjunto Promorar Fernão Dias, Vila Alegria, Vila Elisa e parte do Parque Novo Mundo.
As transformações
Com o desenvolvimento do bairro, carência de transportes coletivos, que só chegaria ao bairro nos anos 50, com as linhas da CMTC–Companhia Municipal de Transporte Coletivo e Auto Viação Alto Pari, com a colaboração da Prefeitura, através dos prefeitos Adhemar de Barros e Jânio Quadros, que autorizaram o calçamento da Av. Nossa Senhora do Loreto.
Graças ao empenho do espanhol Francisco Perez Pagan, Vila Medeiros foi beneficiada com os melhoramentos da energia elétrica e água encanada, no inicio da década de 50, com o loteamento de parte de suas terras, sob a promessa de trazer ao bairro tais benfeitorias.
O atual Santuário e Matriz Nossa Senhora de Loreto, nasceu do fato de, no final da década de 40, um avião monomotor do Aéreo Clube de São Paulo, ter caído nas proximidades, salvando-se um casal de italianos, que por agradecimentos, erigiram a igreja, inaugurada em 11 de julho de 1.954. Nossa Senhora do Loreto é a padroeira da aviação e dos aviadores. Olhando em uma foto aérea, a Igreja tem a sua construção no formado de um avião:o altar na frente, com o corpo e as duas asas.
Uma entidade de assistência social
Por outro lado, a Associação Reivindicativa e Assistencial de Vila Medeiros, mais conhecida em sua sigla ASSORAVIM procura dar apoio social aos moradores, principalmente aos mais carentes.
Essa entidade foi fundada em 24 de abril de 1.966 — lá se vão 58 anos –, por um grupo de agregados comerciantes, que se reuniam na Farmácia Boa Sorte, localizada na Av. Gustavo Adolfo, 230, na época.
O Rotary Club São Paulo Vila Medeiros, fundado em 08 de junho de 2.004, que em conjunto com a ASSORAVIM, vem contribuindo de forma decisiva para o melhoramento do bairro e sua comunidade.
<<Com apoio de informações/fonte: Arquivo DZN e Assoravim>>
Mocotó Vila Medeiros Mocotó Vila Medeiros Mocotó Vila Medeiros