Home Cultura Da infância à consciência: livro de Dehaene revela como o cérebro...

Da infância à consciência: livro de Dehaene revela como o cérebro interpreta o mundo

cérebro
Tempo de Leitura: 4 minutos

 

da Redação DiárioZonaNorte

´´Como seres humanos, podemos identificar galáxias a anos-luz de distância, podemos estudar partículas menores que um átomo, mas ainda não desbloqueamos o mistério de três libras de matéria que está entre nossas orelhas.”, a frase é do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, quando em 2013 anunciou um projeto para intensificar as pesquisas sobre o cérebro.

Os 86 bilhões de neurônios, em média,  com sua chamada massa encefálica sempre foi um mistério e assunto enigmático no passado. Nos últimos anos, teve um pouco mais de  progresso em seu conhecimento, com pesquisas e sendo absorvido em estudos.

Neste caminho, o livro “É Assim que Pensamos” , com o subtítulo ´´como o cérebro trabalha para tomarmos consciência do mundo´´,  do neurocientista francês Stanislas Dehaene, explora como a mente humana compreende, processa e interpreta o mundo através de conceitos abstratos e numéricos.

Através do lançamento pela Editora Contexto, o autor Dehaene — o mesmo do livro anterior ´´É assim que aprendemos´´–, combina insights da neurociência, psicologia e ciência cognitiva para examinar como os seres humanos desenvolvem a capacidade de raciocínio, leitura e matemática.

Sobre a revolução da alfabetização, o autor argumenta que a invenção da escrita foi uma das maiores revoluções cognitivas na história da humanidade. A escrita não só preserva e transmite conhecimento, mas também altera a maneira como pensamos e percebemos o mundo. O livro examina como o cérebro humano se adapta para processar a leitura, uma habilidade para a qual não fomos biologicamente programados.

Dehaene explora como os humanos, desde a infância, desenvolvem uma intuição para números e quantidades. Ele argumenta que há uma base biológica para o entendimento numérico, que se desenvolve naturalmente em um “sentido numérico” inato. O autor descreve como o cérebro processa números e como essa capacidade evoluiu ao longo do tempo.

Os setores do cérebro

O neurocientista descreve como o cérebro usa redes neurais para construir e manipular conceitos abstratos. O livro detalha como a aprendizagem e a educação moldam essas redes, influenciando a maneira como processamos novas informações e resolvemos problemas.

Nas 384 páginas envolvendo oito capítulos com tradução de Rodolfo Ilari, um dos temas centrais do livro é a interação entre a biologia inata do cérebro humano e a influência cultural. Dehaene explora como diferentes culturas têm diferentes sistemas de escrita e como essas variações influenciam a estrutura e o funcionamento do cérebro.

Dehaene discute a importância da neuroplasticidade, a capacidade do cérebro de mudar e se adaptar, especialmente na infância. Ele sugere que uma compreensão mais profunda de como o cérebro aprende pode ter implicações significativas para melhorar os métodos educacionais.

E, finalmente, o autor investiga os mecanismos neurais subjacentes ao pensamento consciente, propondo que o pensamento racional é um produto do funcionamento coordenado de múltiplas áreas do cérebro. Ele explora a diferença entre o processamento consciente e inconsciente e como isso afeta a nossa capacidade de aprendizado e resolução de problemas.

Os caminhos do cérebro

É Assim que Pensamos” é uma obra que mergulha profundamente nas raízes biológicas e culturais do pensamento humano. Dehaene apresenta uma visão convincente de como as capacidades cognitivas humanas são moldadas por uma interação complexa entre predisposições biológicas e influências culturais.

O livro oferece uma janela fascinante para entender como a mente humana evoluiu para interpretar e transformar o mundo ao seu redor, destacando o papel fundamental da educação e da cultura nesse processo.

A Editora Contexto – que tem o slogan ´´promovendo a circulação do saber´´– observa que ´´essa obra não é só uma análise profunda, mas um convite para aqueles que querem vivenciar a empolgação da busca pelo entendimento do cérebro´´. E encerra: ´´Stanislas Dehaene oferece um roteiro delicioso para explicar um dos maiores mistérios do mundo. Ele vê um horizonte ilimitado para a neurociência e demonstra o quão fascinante seu campo pode ser em seu livro fantástico sobre a consciência. É inteligente, completo e claro´´.

Vale a pena ter mais conhecimento sobre o assunto, ´´mãos à obra!´´.


     Leia o Sumário e um trecho inicial do livro: clique aqui


cérebroStanislas Dehaene , 59 anos, é um neurocientista e matemático francês, professor do Collège de France e diretor da Unidade de Neuroimagem Cognitiva do INSERM. Ele atua em diversas linhas de pesquisa, em especial cognição numérica, as bases neurais da leitura e os correlatos neurais da consciência. Dehaene foi um dos dez cientistas premiados com o Centennial Fellowship da James S. McDonnell Foundation em 1999 pelo seu trabalho sobre “Neurociência Cognitiva das Habilidades Numéricas“. Em 2003, juntamente com Denis Le Bihan, Dehaene recebeu o Grande Prêmio Científico Louis D. do Institut de France. É autor de diversos livros, entre eles, ´´É Assim que Aprendemos´´, também pela Editora Contexto.


Ficha técnica

  • Autor: Stanislas Dehaene
  • Tradução: Rodolfo Ilari
  • Publicação: Editora Contexto
  • Assunto: Interesse geral/Neurociência
  • Páginas: 383
  • Custo: R$ 109,90
  • Pedidos: clique aqui

<< Com apoio de informações/fonte: Marketing/Divulgação – Editora Contexto /Elisângela Moraes >>