Home Bem Estar Covid-19: tem início vacinação em crianças de 3 e 4 anos...

Covid-19: tem início vacinação em crianças de 3 e 4 anos no Dia D de multivacinação

Tempo de Leitura: 3 minutos

 

  • O Dia D visa atualizar situação vacinal e prevenir doenças como poliomielite, difteria, coqueluche, sarampo e meningite na população de 0 a 15 anos
  • Com o Avança Saúde, serão realizados exames, atendimentos médicos, aplicação de vacinas e atividades lúdicas em agosto e setembro 

 A cidade  de São Paulo dá mais um importante passo no combate à Covid-19 e inicia neste sábado (20/08/2022) a vacinação de crianças de 3 e 4 anos de idade contra a doença. No mesmo dia será realizado na capital o Dia D de multivacinação, voltado à atualização da situação vacinal da população de 0 a 15 anos.

Desde 20 de julho, estão sendo imunizadas crianças de 3 e 4 anos com comorbidades e deficiência permanente (física, sensorial ou intelectual), além de indígenas. Até esta 5ª feira (18/08), 9.008 crianças dessa faixa etária foram vacinadas contra a Covid-19, incluindo aquelas que receberam doses remanescentes, na chamada xepa. Esse público está sendo imunizado com Coronavac.  

Toda a rede estará aberta neste sábado para o início da vacinação das crianças de 3 e 4 anos e para o Dia D de multivacinação. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) funcionarão das 8 às 17 horas e as Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas das 7 às 19 horas.

No domingo (21), o serviço estará disponível no  Parque da Juventude, na Zona Norte, e outros pela cidade ( Buenos Aires, Severo Gomes e do Carmo), das 8 às 17 horas. Na avenida Paulista, a vacinação ocorrerá em uma tenda, localizada no número 52, e em uma farmácia parceira no número 995, das 8 às 16 horas.

A população pode consultar a disponibilidade de vacinas por fabricante, bem como a situação das filas de vacinação nos postos em tempo real por meio da plataforma De Olho na Fila, disponível no link — clique aqui.

Dia D de multivacinação 

O Dia D de multivacinação tem o objetivo de incentivar a atualização da caderneta de crianças e adolescentes, de 0 a 15 anos de idade, a fim de aumentar as coberturas vacinais contra doenças imunopreveníveis, como poliomielite, difteria, coqueluche, sarampo, caxumba, meningite meningocócica, entre outras.

As vacinas contempladas na campanha de multivacinação são: tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), BCG, pentavalente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, HPV e pneumo 23 e todas as demais vacinas do calendário nacional de vacinas. Pais ou responsáveis por crianças e adolescentes na faixa etária de até 15 anos podem procurar uma das 470 UBSs, das 8 às 17 horas, para que eles recebam ou atualizem os imunizantes.

As equipes de saúde das unidades também realizarão busca ativa dos munícipes que estão com os imunizantes do calendário vacinal em atraso. A busca ativa será feita por meio de visita domiciliar ou por telefone, de acordo com as estratégias adotadas pelas unidades.

Mais informações e a lista dos postos de vacinação podem ser encontradas no site Vacina Sampa: clique aqui

Avança Saúde Criança e Adolescente em todas as UBSs 

O programa Avança Saúde Criança e Adolescente nas 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital, que estarão abertas das 8 às 17 horas, inclusive, realizando o Dia D de multivacinação. A iniciativa, que ocorrerá ao longo dos meses de agosto e setembro, tem como objetivo reforçar o cuidado nos diferentes estágios de desenvolvimento dessa população.

A ação ocorre após a semana internacional da primeira infância, celebrada nos cinco primeiros dias do mês e durante a campanha Agosto Dourado, voltada ao aleitamento.

As ações, que começam neste sábado, estão voltadas não somente ao atendimento curativo, mas estão estruturadas para prevenir as doenças e construir ambientes e alternativas de vida mais saudáveis.

“Essa iniciativa é muito importante para a atenção integral à saúde da criança e do adolescente, pois fortalece as ações já desenvolvidas pelas equipes da Atenção Básica”, destacou a diretora da Divisão de Ciclos de Vida, da Área Técnica da Saúde da Criança e do Adolescente, Athenê Maria de Marco Mauro.  

As UBSs participantes promoverão atualização cadastral de crianças e adolescentes, orientações sobre o aleitamento materno, aplicação de vacinas, atendimento de saúde bucal, além de oferecer atividade lúdicas para as crianças, como teatro, colagem, contação de histórias e brincadeiras. Para os adolescentes, também serão ofertadas a atualização das carteirinhas de vacinação e teste rápido para HIV e sífilis.

As UBSs podem ser encontradas por meio da plataforma Busca Saúde no endereço — clicando aqui.


<Com apoio de informações/fonte: Secretaria Municipal da Saúde-SP / Secom-PMSP >

multivacinação multivacinação multivacinação multivacinação

d