da Redação DiárioZonaNorte
Dia 08 de Março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. O DiárioZonaNorte explica a importância da data, na luta dos direitos da mulher. A história começa no ano de 1857 e foi marcada por uma tragédia.
Em Nova York, operárias de uma fábrica de tecidos fizeram uma grande greve, reivindicando melhores condições de trabalho, como redução na carga diária de trabalho de 16 para 10 horas, equiparação de salário com os homens (elas recebiam no máximo até um terço do salário pagos a um homem, para executar a mesma função) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida pela polícia com total violência. As trabalhadoras foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Cerca de 130 trabalhadoras morreram carbonizadas.
Sobre a data
Apenas no ano de 1910, ficou decidido durante uma Conferência sobre os Direitos da Mulher, que o 8 de março passaria a ser o Dia Internacional da Mulher, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857.
A Organização das Nações Unidas oficializou a data, através de um decreto, só no ano de 1975. A intenção da data, de acordo com a ONU, é promover a conscientização da situação da mulher em diversos países.
É uma grande oportunidade para a realização de debates sobre a ainda existente desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional.
Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história. Uma sugestão bacana de presente para a data: respeito….
Dia Internacional Mulher tragédia – Dia Internacional Mulher tragédia – Dia Internacional Mulher tragédia