construção
da Redação DiárioZonaNorte
- O evento ofereceu uma visão completa dos setores da construção civil e da arquitetura sustentável
Em sua segunda edição, ConstruExpo Atibaia ganhou corpo e caminha para se tornar uma das mais expressivas feiras B2B (business-to-business) dos setores de construção civil e imobiliário do estado de São Paulo. A feira, que aconteceu entre os dias 15 e 18 de setembro de 2022, inovou ao colocar no mesmo contexto sustentabilidade e construção civil, sem falar da escolha do local para a realização do evento: no meio da natureza, dentro do icônico espaço Estação Atibaia, na estância climática do mesmo nome.
Nos quatro dias do evento, a ConstruExpo Atibaia proporcionou uma experiência disruptiva aos mais de sete mil visitantes divididos entre profissionais de arquitetura, engenharia e consumidor final, ao colocá-los em contato com o que existe de mais moderno em tecnologia e construção civil.
“A Construexpo superou todas as expectativas. Dobramos o número de expositores e trouxemos para o evento diversos sistemas construtivos e soluções sustentáveis para construção civil porque entendemos que o futuro chegou e nosso objetivo é cada vez mais conscientizar toda cadeia até chegar ao consumidor final que poderá consumir produtos com tecnologias inovadoras para uma construção mais limpa e preservação do meio ambiente”, diz Eliane Dias, CEO da Construexpo.
Ciclo de palestras
Paralelamente, a feira promoveu um ciclo de palestras com 15 painéis comandados por especialistas do setor, abordando temas como eficiência energética, empreendedorismo, construção modular, uso de EPS na construção civil, reciclagem, normas e regulamentações do setor, totalizando 13 horas de conteúdo.
Tijolos Ecológicos
A Urban Eco House trouxe para a ConstruExpo sua linha de tijolos ecológicos que utilizam o sistema de encaixe – impossível não associá-los ao Lego. Produzidos, com terra, cimento e água – passam por um processo de prensagem com uma força de 12 toneladas de compressão – que dispensa a queima, reduzindo a emissão de carbono no processo.
Como comparação, cada mil tijolos ecológicos produzidos, entre 7 e 10 árvores, cuja a madeira seria utilizada na queima, são poupadas. Completam a linha canaletas, pavers e bricks. Quando o construtor opta com utilizar o produto da Urban Eco House, tem uma sensível redução de gastos: 50% menos cimento, 70% menos ferragens, 90% menos madeira.
Para Anderson Bolta, engenheiro e empresário da Bolta Engenharia e Construção, a Construexpo foi uma excelente oportunidade para a realização de network e fechamento de negócios. “Realizamos diversas vendas aqui na feira, que inclui desde a contratação da mão de obra e venda dos produtos dos nossos parceiros Zonta Esquadrias, Outlet do Aço e LM Tijolos Ecológicos à construção efetiva de casas sustentáveis”, afirma Bolta. “Foi também uma oportunidade para posicionar a empresa no mercado, especialmente em Atibaia e região”, complementa o engenheiro.
Essenciale Acabamentos
A loja boutique especializada em pisos e revestimentos, louças e metais de luxo, fez na ConstruExpo um preview de sua operação, que deverá ser inaugurada até o final do mês – na Rua Clóvis Soares nº 200 em Atibaia.
Idealizada pelos sócios Ivete Semmler e Rubens Chaves, a Essenciale Acabamentos entre outros produtos, apresentou ao público uma linha exclusiva de Revestimentos Vinílicos para Parede e Teto da Araforros.
O material dá um toque de sofisticação aos mais diversos ambientes por seu design exclusivo e alto acabamento. É um material levíssimo, agradável ao toque e com cores e padrões em total sintonia com as últimas tendências apresentadas nos maiores salões de decoração do mundo, o produto é produzido no processo chamado “primeira prensa” do pvc.
As características do produto permitem que o consumidor possa fazer um retrofit no ambiente conforme sua vontade, com um custo bastante convidativo, sem se preocupar com quebra-quebra causado na troca dos revestimentos tradicionais. O produto é ecológico e totalmente reciclável – não gerando resíduos ao meio ambiente quando de sua instalação ou troca.
Blocath!
A Blocathi apresentou durante a ConstruExpo Atibaia o sistema construtivo Blocom, uma parede que é entregue pronta no canteiro de obras, em blocos – composta por cimento, aditivo plastificante, pó de pedra, malha de ferro Cabo Fio de 3.4 milímetros soldados com miolo de poliestireno expandido (EPS).
O uso do Blocom dispensando chapisco e reboco, fazendo com que a obra fique quatro vezes mais rápida – colaborando com a redução de custos de obra, economia de água e redução significativa de resíduos na obra.
Isorecort
O Grupo Isorecort encantou os visitantes da ConstruExpo Atibaia ao exibir uma casa em tamanho real – com 60m², utilizando o Sistema Construtivo em EPS Monopainel.
Como assim DiárioZonaNorte? Casa de isopor? Sim, caro leitor, e podemos garantir você nunca viu nada igual – e foi tema de uma outra matéria do DiárioZonaNorte. Veja aqui
Podemos adiantar que o Monopainel de EPS é um material de máxima resistência – superior a uma construção de alvenaria estrutural – atestada em ensaios técnicos em laboratório, que proporciona conforto térmico tanto nos dias frios como nos dias quentes, com redução de ruídos e pode ser utilizado em construções residenciais e comerciais.
Thermo-Iso
A Thermo-Iso é fabricante de soluções voltadas para as áreas de construção civil e indústria, focada no fornecimento de isolantes térmicos e acústico. Com uma vasta linha de produtos que vão de telhas termoacústicas, painéis isotérmicos até portas e câmaras frigoríficas modulares que possibilitam “construções à seco” – sem geração de resíduos.
As telhas termoacústicas, expostas na ConstruExpo Atibaia, estão disponíveis em diversas cores. A linha confeccionada com PIR (Poliisocianurato), possuem forte resistência ao fogo e atende as normas de flamabilidade para aplicações industriais, comerciais e residenciais – suportando de 100°C a 110°C em contato com a chama sem se degradar, em caso de incêndio.
Ainda durante o evento, a Thermo-Iso apresentou ao mercado uma casa container de 5m x 3m totalmente construída com módulos pré-fabricados que se encaixam perfeitamente e são de fácil montagem. Os painéis da parede são de aço zincado, e os núcleos isolantes podem ser de EPS (isopor), PUR (poliuretano) ou PIR (Poliisocianurato) e a cor do painel pode ser personalizada. Enquanto as telhas são de aço galvalume e os núcleos isolantes podem ser de EPS, PUR ou PIR, sendo que os forros que ficam aparentes podem receber variadas cores ou em 3 tons amadeirados.
Totalmente mobiliada, a casa container mostrou na prática a sua eficácia quanto ao isolamento térmico, que pode chegar a 30%. Os painéis formam verdadeiras barreiras, tanto para o calor, quanto para o frio, deixando o ambiente mais agradável. Além de ajudar na economia de energia elétrica, principalmente no verão, que pode chegar a 70% por mês. Tudo isso com muita leveza sem sobrecarregar as estruturas de sustentação.
A Thermo-Iso recebeu os convidados em seu stand, com o chopp da incrível Cervejaria Bragantina – famosa pelos seus três estilos: Blonde Ale, Weiss e Session IPA.
Pormade Portas
Outra atração da ConstruExpo foi a Pormade Portas Prontas – a maior indústria de portas prontas do Brasil. A empresa levou seu showroom móvel para o evento – o Pormade Móvel. No interior de sua carroceria estão expostos os modelos de portas da Pormade, as estampas dos papéis de parede, piso vinílico, rodapés e fechaduras comercializados pela empresa.
Os produtos foram desenvolvidos para oferecer opções inteligentes, sustentáveis sem deixar de lado as tendências de arquitetura e designer. E se você é fã do Big Brother Brasil, teve oportunidade de ver as portas e papeis de parede da Pormade que foram utilizadas na edição 2022 da casa mais vigiada do Brasil.
Taec Modular
A Taec Modular levou para a ConstruExpo a charmosa Tiny House. Com 27m², de estrutura modular, totalmente construída no sistema off-site (fora do local da instalação).
Entre projeto e construção levou apenas sete dias. Em sua estrutura foi utilizado aço, EPS e vidro. Confortável, o projeto privilegia a luz natural, com amplas janelas e a porta da sala em vidro, integrando a casa com a natureza. No interior, sala e cozinha em conceito aberto, banheiro amplo e um confortável quarto. A energia elétrica é gerada por placas fotovoltaicas.
Rodrigo Andreoli arquiteto urbanista, idealizador e apresentador do programa “A Reforma que eu Quero“ (TV Bandeirantes) e executivo da Taec Modular lembra que a casa modular “é uma construção de baixo custo, utiliza 0% de água e entre projeto e construção, leva em média 60 dias para ser entregue. O projeto interessou tanto investidores do ramo imobiliário como o consumidor final“.
Salão do Imóvel
A ConstruExpo abriu espaço para construtoras, imobiliárias, instituições financeiras e de consórcios apresentarem lançamentos e oportunidades de negócios imobiliários com condições especiais e taxas de juros atrativas. Durante os quatro dias de feira, os visitantes puderam simular financiamentos com a orientação de profissionais especializados.
Marcos Aurélio Reis, sócio proprietário da Lopes, informou que a imobiliária efetivou duas vendas de apartamentos do residencial Tybaia. Já a Ideatto Imóveis apresentou na feira lançamentos imobiliários e propostas inovadoras. “Em breve Atibaia terá um complexo imobiliário que irá surpreender e agregar ainda mais valor à cidade”, diz Denizar Faria Sandoval Jr, sem dar muitos detalhes, mas já deixando muita gente curiosa.
Responsabilidade Social
A ConstruExpo em parceria com o Instituto Mikaella Faria & Garagem Colorida, uma instituição criada para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social, promoveu a Campanha Doe um Brinquedo, onde os visitantes puderam contribuir com um brinquedo que será entregue às crianças no mês de outubro, no Dia das Crianças.
Destaque também para a participação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE Atibaia , que participou da feira com um quiosque com venda de flores e os pães produzidos pelas mães da instituição na APAEdaria – com renda revertida para a instituição.
O APAEdaria é um projeto de geração de renda da APAE Atibaia, possível pelo apoio do Rotary Club de Atibaia que doou os equipamentos e insumos e do Mestre Padeiro Sérgio Zocchio, que desenvolveu a receita, treinou e supervisiona as mães dos assistidos da instituição – que participam do projeto.
Mão na massa
O bioarquiteto Michel Habib promoveu a oficina “Adobe”, onde os participantes puderam aprender técnicas construtivas com materiais naturais e baixo impacto ambiental e confeccionaram tijolos sustentáveis.
Habib é arquiteto graduado pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e Bioarquiteto pelo Instituto TIBÁ, atua profissionalmente na área da bioarquitetura e ecologia como transferidor do conhecimento teórico e prático em cursos, workshops e palestras para estudantes, profissionais e simpatizantes da construção civil, além de desenvolver projetos e atividades em parceria com universidades, institutos e empresas.
Relacionamento
A ConstruExpo além de se consolidar como um evento B2B na geração de negócios, também se mostrou uma excelente ferramenta de network para os profissionais do setor.
O Club & Casa Atibaia e Bragança e a AEAAR (Associação de Engenheiros e Arquitetos de Atibaia e Região), destacaram o sucesso da feira como um espaço gerador de negócio e com muito potencial agregador entre as várias vertentes do setor da construção, que engloba desde maquinário, produto, a mão de obra, a construção, a venda do imóvel, empresas com serviços de consultora sobre normas e regulamentações, revestimentos e acabamentos, paisagismo, iluminação, entre outros.
“Nossos expositores capricharam nos stands e na exposição dos produtos. É uma evolução mútua entre a organização e expositores. E quem ganha é o público visitante tomando conhecimento das inovações do setor, apreciando o evento em um local integrado com a natureza e com uma vibe incrível, repleto de história e cultura, que é a Estação Atibaia”, conclui Eliane Dias – CEO da ConstruExpo.
Quem participou
A edição 22 da ConstruExpo contou com a participação de 60 expositores, que listamos em ordem alfabética:
Adobe – Michel Habib – Bioarquiteto; AEAAR – Associação Engenheiros, Arquitetos de Atibaia e Região; Ancelar Mittal; André Quiosques; Ar Condicionado Ubrer Clima; Argamil; Arquiteto Donizete; APAE Atibaia; Atryo – Engenharia e serviços; Bolta Engenharia e Construção; Casa e Apartamentos – imobiliária; Club Casa Atibaia e Bragança (com seis expositores parceiros); Coifas Paraná; Cristal Fiber Piscinas; Daikin Ar Condicionado; Daniel Scivoletto – filiado ao CREA-SP e com especializações em sistemas fotovoltaicos – Decorlores Cimento Queimado; Dexter – Locação Máquinas; Di Casa Imóveis; Duarte e Cintra – regulamentação imobiliária e engenharia; Dutra Máquinas; Energ Geradores; Essenciale Acabamentos; Fast Steel Frame; Gaaga Paisagismo; Goto – Comunicação unificada residencial e corporativa; Grupo ARB Telhas; Grupo Isorecort; Hunos Energia Fotovoltaica; Ideatto; Jet Embalagens; JR – Esquadrias e Vidros; Laje do Futuro; LM – Tijolos Ecológicos; Locath – Blocoom; Logo Terraplanagem; Lopes Imobiliária; Marcenaria Dias; Maximóveis; Mega Imóveis e Condomínios; Outlet do Aço; Pormade; Portaguá – Material Construção e Hidráulica; Predial Incorporação e Realizações Imobiliárias; Projeta Decor Marcenaria; Projetus – Regularizações; Reflora – Segurança e Meio Ambiente; Rei do Deck; Starret; Taec; Thermo-Isso; Tybaia Imobiliária; Universa Solar do Brasil; Urban Eco House; Villanet – internet; VTEC gestão – sistemas e processos; W Tecnologia – automação; Zanoni Imobiliária; Zeladoria Segura e Zonta Esquadria.
O DiárioZonaNorte participou da press trip da ConstruExpo Atibaia, a convite da organização e da jornalista Maria Helena Antoniadis – titular da A3 Comunicação, Assessoria de Imprensa do evento. Após visita ao evento, os jornalistas participaram de um almoço, no restaurante Dona Landa Cozinha de Vó.
Serviço:
Construexpo Atibaia
- Informações para edição 2023: (11) 96304-4644 – WhatsApp
- www.construexpo.com.br
- Instagram: @construexpo_feira