A partir de agora, o DiárioZonaNorte passa a publicar as íntegras das reuniões mensais do Conselho Participativo Municipal (CPM), publicadas no Diário Oficial da Cidade (DOC), dentro do propósito de maior transparência e divulgação manifestado publicamente pela Prefeitura de São Paulo, por intermédio da Casa Civil e da Coordenadoria de Participação Social (CPS), com apoio da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSub). Desta forma, o jornal está contribuindo ao dar conhecimento aos seus leitores e moradores da Zona Norte, nas jurisdições das 04 (quatro) subprefeituras: Casa Verde / Cachoerinha / Limão, Santana / Tucuruvi/ Mandaqui, Jaçanã / Tremembé e Vila Maria / Vila Guilherme / Vila Medeiros. Além da informação, o jornal busca incentivar a participação pública nas reuniões dos Conselhos Participativos.
3ª Reunião Ordinária do CPM Jaçanã/Tremembé de 07/04/2025 – 2ª feira
Ata publicada no Diário Oficial da Cidade (DOC) de 10 /04/2025 – 5a. feira
Defasagem/Demora: 3 (três) dias na publicação
ATA DA 3ª REUNIÃO ORDINÁRIA (ABRIL/2025)
Ao Sétimo dia do Quarto mês do ano de 2025 em primeira convocação às 19h00min, horário de Brasília, de forma presencial, nos termos da Lei 15.764/2013, regulamentada pelo Decreto 59.023/2019 e Portaria nº002/PREF/CC/SERS/2020, deu-se início a Reunião Ordinária do Conselho Participativo Municipal do Distrito de Jaçanã/Tremembé sob condução da Sra. Gisele de Lima (coordenadora), com apoio da Sra. Tuany Alves (Secretária) e Sra. Amanda Anete (Secretária Adjunta) deu-se início a Reunião. Responsável pela elaboração da presente ata: Sra. Tuany Alves Contou-se com a presença de 11 Conselheiros Titulares, 3 Conselheiros Suplentes, Representantes da Subprefeitura e Munícipes, conforme lista que se segue.
Conselheiro Titulares;
Amanda Anete Bueno da Silva/ Amanda de Almeida Coelho Queiroz / Celso Sérgio da Silva / Cristiane Bezerra dos Santos / Genilson Alves da Silva / Gisele de Lima / José Arcanjo de Oliveira Neto / Luan Alves Nascimento / Marcelo Pereira / Patrícia Gomes Pereira Russo / Tuany Cristina da Silva Alves
Conselheiro Suplentes;
Ana Paula Bortoletto Barros / Samuel Cardozo da Silva / Lincoln Vieira Bailão
Subprefeitura:
Alex José de Oliveira Marchiorato / João Vitor Camargo Dias / André Thiago Rebechi
PAUTA ABERTA
A abertura da reunião foi realizada pelo(a) Sra. Gisele de Lima que passou os comunicados referente aos encaminhamentos das demandas anteriores (Loga/ Limpa sp/ Sabesp).
1- Item 1 Sr. André Rebechi representante do CAF (Coordenador deAdministração e Finanças), como convidado ressaltou a importância sobre as audiências públicas e a participação social, que vai acontecer no próximo dia 24/04/2025 as 18:30hs.
2- Item 2 Votação do local para a realização das reuniões mensais para um espaço mais amplo; foram apresentadas 2 opções (Céu Jaçanã / Céu Tremembé) a maioria votou no céu tremembé que ganhou com 7 votos (Conselheiros Titulares Gisele, Tuany, Amanda Anete, Genilson, Luan) (suplentes Ana Paula e Lincoln que tiveram poder ao voto devido à ausência dos titulares) para o céu jaçanã tivemos 5 votos (conselheiros titulares José Arcanjo, Amanda de Almeida, Celso, Patrícia e Cristiane).
3- Item 3 Votação referente ao Regimento interno para a definição das reuniões hibridas; tivemos 10 votos para reuniões presenciais (Conselheiros Titulares Gisele, Tuany, Amanda Anete, Genilson, Luan, Celso, José Arcanjo, Amanda de Almeida) (Suplentes Ana Paula e Lincoln que tiveram poder ao voto devido à ausência dos titulares) para reuniões hibridas tivemos 2 votos ( conselheiros titulares Patrícia e Cristiane) As reuniões hibridas acontecerão apenas em casos de condições climáticas adversas que impossibilitem a locação do espaço físico para a reunião.
4- Item 4 Demandas dos Munícipes – Serviços de tapa buraco, serviços de Coleta de lixos e pedidos de lixeiras (com diversos protocolos).
5- Item 5 Demanda especifica para a Sabesp – Munícipe relata sobre o retorno do esgoto na via infiltrando por baixo dos imóveis, relatando também as irregularidades com as tampas do esgoto da Sabesp causando transtornos e acidentes com moradores da Rua: Iaci, 81 – Vila Nova Carolina.
6- Item 6 Munícipe solicitou uma vistoria da UVIS para problemas com insetos causadores de doenças, devido ao córrego ao lado de uma escola Municipal (Céu Jaçanã).
7- Item 7 Munícipe solicitou uma vistoria para uma faixa elevada na rua Barão Carlos de Souza, 1805 – Bairro recanto Verde. Devido a grande circulação de pedestres os carros e motos passam em alta velocidade.
8- Item 8 Reunião encerrada as 21:00hs
AÇÕES E PAUTA PARA A PRÓXIMA REUNIÃO:
Nº DEMANDA RESPONSÁVEL
1 Convite para participação da CET – UIARA
Próxima reunião: 05 de Maio de 2025- das 19 horas até às 21 horas
Ata elaborada por Tuany Alves (Secretária).

Calendário das reuniões
Use sua cidadania e agende-se para as reuniões, que são públicas. Participe encaminhando demandas de sua região. Incentive amigos, parentes e vizinhos. É muito importante a participação dos moradores para que haja retorno em melhor qualidade de vida e de zeladoria.

- Conselhos Participativos revigorados e com maior transparência chegam à Zona Norte – 26/02/20225
- Conselho Participativo do Jaçanã/Tremembé inicia trabalhos com foco em demandas locais – 08/03/2025
- Contrastes nos Conselhos Participativos da Zona Norte, que ainda oferecem obstáculos – 17/03/2025
Saiba mais sobre o funcionamento dos Conselhos Particiativos da Zona Norte:
- O que é o Conselho Participativo Municipal – clique aqui
- Confira o Guia do Conselheiro Participativo Municipal – clique aqui
Nota da Redação – publicada em 17/03/2025 – Opinião do DiárioZonaNorte:
A transparência e a divulgação são pilares essenciais para o funcionamento dos Conselhos Participativos Municipais (CPMs).
O DiárioZonaNorte – veículo que extrapola aZona Norte de São Paulo, que conta com uma base mensal de leitores da ordem de3 milhões de pessoas –, enfrenta dificuldades recorrentes para obter informações sobre as reuniões dos CPMs. Percebe-se uma falta de interesse dos envolvidos na divulgação de informações nas mídias em geral e nas mídias das próprias subprefeituras.
Falta de interesse ou até mesmo resistência no envio de cartazes (folders), notícias e comunicados que compromete a participação da população e enfraquece esses conselhos, que deveriam ser um canal direto entre os cidadãos e a administração pública.
Seria proposital? Descuido? Já que sem visibilidade e sem informações acessíveis, os conselhos perdem sua essência e deixam de cumprir sua função de representar os interesses da população. Fica a dúvida.
A nova gestão dos CPMs, sob a coordenação da Casa Civil da Prefeitura de São Paulo e da Coordenadoria da Participação Social (CPS), sinaliza uma tentativa de revitalização desses órgãos.
A proposta de aumentar a transparência e ampliar a divulgação é um passo fundamental para reengajar a população e garantir que as demandas locais sejam ouvidas e atendidas. Porém, essa mudança só será efetiva se houver um compromisso real com a comunicação eficiente e acessível.
Com o objetivo de fortalecer os CPMs, é imprescindível que todas as informações sejam divulgadas de forma ágil e clara. As atas das reuniões devem ser divulgadas imediatamente após os encontros, garantindo que os cidadãos possam acompanhar as decisões tomadas.
Além disso, a cobertura jornalística dessas reuniões deve ser garantida, com a presença obrigatória da Assessoria de Imprensa de cada Subprefeitura com apoio da Secretaria Municipal das Subprefeituras, sob a coordenação da Secretaria Especial de Comunicação (Secom). Ao mesmo tempo, auxiliar na operacionalidade da transmissão online, via internet, para uma maior divulgação.
Apoiar os CPMs é fortalecer a democracia. Os cidadãos devem participar, cobrar transparência e exigir resultados concretos. Somente com engajamento popular e divulgação eficiente os CPMs poderão recuperar sua relevância e cumprir sua missão de transformar a cidade.
<< Com apoio de informações/fonte: Diário Oficial da Cidade – 10/04/2025 >>