debate
da Redação DiárioZonaNorte (*)
Nesta 5ª.feira (23/02/2023), a reunião mensal do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) da Vila Maria/Jardim Japão aconteceu na Distrital Nordeste da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), localizada na Av. Guilherme Cotching.
Na mesa de autoridades, o comando do presidente do CONSEG-V.Maria/Jd.Japão, Roberto Soares Mota, com as representações do Comandante da Policia Militar da 2ª. Companhia do 4º. Batalhão, Capitão Trancoso; Delegado do 19º. Distrito Policial/Vila Maria, Fábio Pescarmona; Guarda Civil Metropolitana (GCM), Inspetor Fleming; e o Subprefeito da Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros, Roberto de Godoi Carneiro.
Moradores presentes
O auditório recebeu cerca de 80 pessoas, com a maioria de moradores e lideranças do Parque Novo Mundo. O que não podia deixar de ser ocupou o assunto principal com a decisão “de surpresa” da Prefeitura da Cidade de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (SMADS) em implantar mais um Centro Temporário de Acolhimento (CAT) para “pessoas em situação de rua”. <<Ver links de matérias do DiárioZonaNorte, com os detalhes – clique: (1) https://bit.ly/3SoyHzk / (2) https://bit.ly/3xN86lN / (3) https://bit.ly/3Sp02RK >>
O presidente da Associação dos Moradores do Parque Novo Mundo, Jefferson Eloy (conhecido como Nilo), pontuou sobre os graves problemas de um novo albergue na região, citando os moradores, o comércio e as escolas no entorno.
Em seguida, o superintendente da Distrital Norte da ACSP, William Oliva da Silva, reafirmou o apoio da entidade, que não quer a troca de endereços e inclusive o envio recente de ofício às autoridades. Ele destacou que é importante o poder público debater o assunto, em audiência pública, antes da implantação.
No lugar, “creche para idosos”
Beto Freire, ativista social da região, lembrou que o importante é transformar os locais dos albergues em “creches para idosos”, que já foi encaminhado anteriormente no caso da Vila Maria. E que essa creche é bem aceita pelos moradores do Parque Novo Mundo. Lembrou também que é necessário estudos de impacto de vizinhança e um debate com moradores, antes de simplesmente implantar equipamentos “de surpresa”. <<Releia o artigo de Beto Freire – que veicula sempre às 3as.feiras – clique aqui >>
O subprefeito de Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros, Roberto de Godoi Carneiro, esquivou-se do problema e afirmou que não tem autonomia para resolver o assunto. Ele se colocou à disposição para receber as demandas dos moradores e fazer o encaminhamento à SMADS, que é a responsável direta da implantação do albergue.
Mais debate e cidadania
O presidente do CONSEG Parque Novo Mundo/Vila Sabrina, Elias Pereira Sobrinho, convidou os presentes para novo debate sobre o albergue do Parque Novo Mundo, que será a pauta principal na reunião de 2ª.feira (27/02/2023), às 19 horas, no auditório da Associação de Moradores e Amigos do Jardim Julieta ( AMAJU ) – Praça Padre João Bosco Penido Burnier, 740 – Jardim Julieta – fone: (11) 9-6239.8952.
No final da reunião na ACSP-Distrital Nordeste, foi encaminhado aos membros natos o processo eleitoral do CONSEG Vila Maria/Jardim Japão, que já tem duas chapas concorrentes. O Major Trancoso, membro nato da Policia Militar no CONSEG, lembrou a responsabilidade que os moradores devem exercer como cidadãos e abrir sempre a participação democrática – participando inclusive das eleições dos CONSEGs.
Depois de quase duas horas, o CONSEG Vila Maria/Jardim Japão encerrou a reunião — que acontece sempre na última 5a.feira do mês. A próxima será realizada em 30 de março.
(*) Com a colaboração do ativista social Beto Freire.
debate debate debate debate debate debate debate