Cheese EU
da Redação DiárioZonaNorte
Provar os queijos únicos da União Européia é uma experiência gustativa, que sem esforço ou pirotecnia, se torna inesquecível. Estamos falando de três queijos incrivelmente saborosos e nem sempre mencionados, quando o assunto são os queijos provenientes da Europa. São eles Halloumi Europeu DOP da Ilha de Chipre e também o kashkaval e o queijo branco em salmoura, ambos da Bulgária.
Estes três queijos são as estrelas da campanha “Cheese EU” – parte do programa “Enjoy it’s from Europe”, apoiada e financiada pela União Européia. A ação tem como objetivo dar visibilidade e estimular a importação e o consumo de queijos europeus de qualidade superior em países como Brasil, Austrália e Estados Unidos da América.
A campanha “Cheese EU” destaca também a tradição pecuária européia, favorecida pelas condições excepcionais de clima e solo, que resulta em um leite de alta qualidade. O uso deste leite somado aos mais rígidos protocolos de segurança alimentar impostos pela União Européia aos seus produtores, resulta em queijos de sabor e qualidades excepcionais.
Brasil
A campanha “Cheese EU” permitiu que produtores cipriotas e búlgaros estivessem no Brasil por ocasião da 4ª Edição da Anufood – Feira Exclusiva do Setor de Alimentos e Bebidas.
Além da participação dos produtores na feira, que aconteceu entre os dias 11 e 13 de abril, no Distrito Anhembi – Zona Norte da cidade de São Paulo – a “Cheese EU” recebeu convidados, jornalistas, influenciadores e membros da cadeia B2B (Business to Business) para uma degustação destes queijos, na Churrascaria Boizão Grill.
Todos foram recepcionados pelos organizadores do evento, Konstatinos Tsavdaridis (Gerente de Projetos) e Fadley Fattah (Gerente de Comércio Exterior). Para falar sobre os queijos, Evagoras Fiakkou (gerente geral da Somís Dairy Industry) e representante da Ilha de Chipre; Vladislav Mihailov (sócio gerente do BMK Dairy Industry) e Velizar Velizarov (vice-gerente da Matand Dairy Products) ambos representando a Bulgária.
Konstatinos Tsavdaridis abriu o evento, com o apoio de uma tradutora, detalhando a importância da Campanha “Cheese US” e o apoio da União Européia aos produtores agrícolas, bem como a divulgação das práticas de segurança alimentar adotadas pelos países membros.
Na sequência, o evento, os produtores apresentaram seus produtos aos convidados.
Halloumi DOP
Fresco ou maduro, o secular queijo Halloumi DOP (Denominação de Origem Protegida) é uma expressão do microclima, tradição e ecossistema de Ilha de Chipre, surpreendendo por seu sabor e textura.
Tradicionalmente era produzido por mulheres que viviam nas aldeias da Ilha. A cada poucos dias, após a coleta do leite necessário, ele era fervido em um caldeirão especial, iniciando-se o processo de sua criação. Cada vez que apareciam pedaços de queijo no leite fervendo, eles eram retirados e levados a pressão e selagem.
Quando os pedaços de Halloumi ainda estavam úmidos e semi-secos, sal e hortelã seca foram adicionados e, em seguida, o produto era conduzido para secar e maturar em salas de armazenamento especiais com níveis adequados de temperatura e umidade.
De alto valor nutricional – com 3% de sal, 25% de gordura e 46% de umidade, o Halloumi é consistente e quando cortado parece uma camada de folhas finas. Torna-se gradualmente celular, incluindo assim, a gordura quando amadurece e preservando a cor branca. O Halloumi é considerado o único queijo do mundo que pode ser usado na cozinha de várias maneiras, podendo ser fatiado sem derreter e amassar.
Nos dias atuais, ele é produzido em indústrias que seguem os rígidos protocolos de segurança alimentar determinados pela União Européia. Durável, pode ser preservado por até dois meses a uma temperatura de 4 graus Celsius e congelado, pode ser mantido por até um ano em graus abaixo de zero (-14).
Kashkaval
Kaskaval, também chamado de “O Queijo Cheddar dos Bálcãs”, é um queijo amarelo amplamente produzido na Bulgária. É um queijo semi-duro com excelentes qualidades gustativas e é adequado para consumo direto, com vegetais ou pode ser usado como parte de muitas receitas culinárias de alta qualidade.
Quando elaborado com leite de vaca é chamado de Kashkaval Vitosham, sua variação com leite de ovelha é o Kashkaval Balkan e quando feito com um blend de leite de vaca e ovelha é chamado de Kashkaval Preslav. O queijo Kashkaval curado contém 70% de leite de ovelha e 30% de leite de vaca e é saborosíssimo, indo muito bem como aperitivo, em sanduíches, pizzas ou ainda, ralado acompanhando massas.
Queijo branco de salmoura
O queijo branco de salmoura (Sirene) é um dos mais famosos queijos da tradição europeia, elaborado principalmente com leite de vaca. Como o nome já entrega, ele é preservado em salmoura com sal por no mínimo 15 dias se o leite for pasteurizado ou dois meses se o leite for cru (não for pasteurizado), o que lhe confere seu sabor rico e salgado característico.
O Sirene não tem casca e sua textura é lisa, macia e ligeiramente quebradiça ao corte. Este queijo búlgaro tem a forma de blocos retangulares ou cúbicos (devido a forma que é utilizada em seu preparo) e pesam de 250 a 1.000 g ou mais.
O queijo Sirene é uma ótima fonte de proteínas, com baixo teor de gordura. Fica muito saboroso como petisco (podendo ser escoltados com tomates cerejas – onde o sal do queijo contrasta com o dulçor dos tomatinhos), em sanduíches (sua textura fica espetacular com presunto Royale, tomates, orégano e azeite), em saladas com folhas verdes, nozes e mel.
Serviço:
Para mais informações, acesse:
- https://cheeseeu.eu/index.php/en/
- Facebook: https://www.facebook.com/cheeseeu
- Instagram: https://www.instagram.com/europeanuniquecheeses/
O DiárioZonaNorte participou da degustação promovida pela Campanha “Cheese EU” a convite da A3 Comunicação, da jornalista Maria Helena Antoniadis>