da Redação DiárioZonaNorte
Na última 4a. feira (07out2020) o Diário Oficial do Município publicou o Decreto nº 59.821, que formaliza a criação do Centro Educacional Unificado (CEU) Novo Mundo, localizado na Avenida Ernesto Augusto Lopes, 100.
Desta forma, apesar da pandemia do Coronavirus/Covid-19, começa a se estruturar um equipamento que vai promover a formação da comunidade estudantil e local para atividades educativas, culturais, esportivas e recreativas.
O ato administrativo é a conclusão do projeto iniciado na gestão anterior de Fernando Haddad, que deu sequência ao fim na derrubada do prédio no terreno da antiga fábrica de caixões da Prefeitura, “a Funerária” e deu lugar a um moderno e completo equipamento educacional e de lazer, contrapondo ao local. Veja o histórico da obra aqui.
Homenagem ao Diamante Negro
Através de outro decreto que homenageia personalidades negras, a Prefeitura de São Paulo acrescentou nomes em 12 unidades dos CEUs.
O CEU Novo Mundo passa a agregar o nome do ex-jogador e técnico brasileiro Leônidas da Silva (1913/2004), conhecido como “Diamante Negro” e criador da jogada “bicicleta”, tendo atuado em vários times cariocas, na seleção e no São Paulo FC.
Educação e lazer
O novo equipamento estará vinculado à Diretoria Regional de Educação – DRE Jaçanã/Tremembé, da Secretaria Municipal de Educação, que já tem a responsabilidade dos Centro Educacional Unificado (CEU) do Jaçanã e o do Tremembé – que recebeu um novo nome: CEU Tremembé – Maria Firmina dos Reis, a primeira romancista negra brasileira, do Maranhão (1822/1917).
O CEU Novo Mundo terá integrado o Centro Municipal de Educação Infantil Novo Mundo, que também foi oficializado através do Decreto n. 59820, no mesmo Diário Oficial da Cidade, autorizando a sua criação.
Com isto, a demanda existente na área da educação infantil será em parte atendida, criando novas oportunidades às famílias.
O CEU Novo Mundo também oferecerá Centro Cultural contemplando teatro, ambientes para exposição, salas multiuso, biblioteca, laboratório e o Complexo Esportivo – com piscinas descobertas (infantil e adulto), piscina semiolímpica coberta e quadras poliesportivas (coberta e descoberta).
Eleição e Pandemia
Nos próximos dias, a Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé, da Secretaria Municipal de Educação, providenciará o mobiliário, objetos, equipamentos e outros apetrechos para a montagem das salas do CEU e da Escola Municipal Novo Mundo – que depois em outros decretos receberão nomes de famosos homenageados.
A inauguração será breve, nos próximos dias, em função das eleições municipais. Porém, a entrega do equipamento para a população só será efetivada após a Pandemia.
Como aconteceu com o CEU Tremembé, a construtora contratada pela Prefeitura de São Paulo correu para a finalização das obras – veja a matéria aqui.
Em uma semana, o cerimonial do prefeito acertou os preparativos para inauguração – que aconteceu no final de setembro, que foi sem alarde por causa das restrições da pandemia.
Terceirização dos Centros Unificados de Educação
No final de julho, a Prefeitura Municipal de São Paulo abriu consulta pública para conceder a organizações da sociedade civil a administração da infraestrutura de 12 CEUs que estão em obras em São Paulo e que devem ser concluídos antes das eleições.
Isso inclui a administração de teatros, bibliotecas, ateliês, estúdios, salas de informática, ginásios, piscinas, salas de dança e ginástica, quadras e áreas externas, pistas de skate e áreas livres de uso comum, além da manutenção, vigilância e limpeza dos espaços e realização de eventos .
A minuta do edital não inclui a concessão dos serviços educacionais e pedagógicos, ou seja, das aulas em si. Esses 12 CEUs são focados na primeira infância e oferecerão 6.000 vagas a crianças de 0 a 6 anos.
Caso o modelo seja viável, no futuro, a prefeitura pretende estender este modelo de gestão para os outros 46 CEUs já em funcionamento.
Além do CEUs Novo Mundo e Tremembé, estão nos planos terceirizar a administração dos CEUs da Freguesia do Ó, Carrão/Tatuapé, Pinheirinho, Taipas, José Anchieta (Artur Alvim), São Miguel, José Bonifácio (São Pedro), Cidade Tiradentes, Vila Alpina e Parque do Carmo, que serão entregues à população antes da eleição municipal, na qual Covas concorre à reeleição.
(Re) veja as reportagens publicadas pelo DiárioZonaNorte:
- Após cinco anos de espera, CEU no Parque Novo Mundo será inaugurado em setembro – 12ago2020 – clique aqui
- O tempo passou e o CEU Novo Mundo chega somente agora, com atraso – 16ago2020 – clique aqui