Gabriela
da Redação DiárioZonaNorte
“Aqui é um inferno no trânsito!”, é o refrão nos comentários de muitos moradores da Rua Dona Gabriela, na Vila Dom Pedro II (Parada Inglesa/Tucuruvi), na Zona Norte. Desde 2015 (lá se vão longos 8 anos), o DiárioZonaNorte recebe reclamações com pedidos sobre a mudança na mão direção única na quase intransitável via de acesso à Avenida General Ataliba Leonel, uma das principais da região.
Em pouco tempo, houve um crescimento imobiliário muito grande nesta região, calculando-se até mais de 2 mil novos moradores na Rua Dona Gabriela, com quatro enormes prédios e mais três em planejamento. Alvarás para novos empreendimentos são concedidos diariamente, como reflexo da nova Lei de Zoneamento, sem que haja estudos de “impacto ambiental”. O que se transforma em mais gente, mais veículos e poucas preocupações com trânsito, esgotos, água, gás, fiação parte elétrica e outros serviços.
Rua Dona Gabriela muda parcialmente
Mas os técnicos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), da Prefeitura da Cidade de São Paulo, não observaram o clamor dos moradores e decidem, a partir deste sábado (18/02/2023), mudar a mão somente 350 metros de parte da Rua Dona Gabriela, ou seja pela metade, ignorando a realidade do local. O anúncio foi feito após nova cobrança deste jornal de uma demanda de vários anos e até contrário às recentes informações da própria CET.
A empresa responsável pelo viário da cidade chegou à conclusão que o problema é somente neste trecho, que faz esquina com a Rua Plinio Pasqui até a Av. General Ataliba Leonel.
Não foi levado em consideração as reclamações do caos que a rua recebe diariamente com veículos esperando a passagem de outros e os consequentes xingamentos entre motoristas, com chances de algo até mais grave com acidentes e brigas. O fluxo ainda é agravado com estacionamento de veículos dos dois lados da rua, sem fiscalização da CET, e o tráfego de caminhões – até basculantes ou até betoneiras por causa das várias obras no entorno.
Os antecedentes
Com as reclamações de leitores, e com indícios nas providências da CET, o DiárioZonaNorte levou o assunto à empresa municipal, publicando em 21 de novembro de 2021 (há um ano e dois meses) a reportagem com o título “A CET implanta em breve a mudança para mão única da Rua Dona Gabriela” (reveja: clicando aqui ) .
Por uma coincidência técnica, um mês antes, a CET implantou como medida de segurança viária, a rotatória nas esquinas da Capitão Sérvio com as ruas Luisa Scarpini e Malie Brenner. Nas imediações, foram instaladas as placas de aviso da rotatória e de estacionamento proibido.
Na época, a CET novamente foi questionada e respondeu à nossa Redação: “o projeto para a implantação da mão única na Rua Dona Gabriela, no sentido da Avenida General Ataliba Leonel, foi elaborado e aguarda agendamento para sua implantação”.
Mais adiante, em nova cobrança do jornal sobre o andamento do projeto, a CET informou que “foi elaborado projeto de implantação de sinalização vertical, prevendo a inversão de mão de direção para sentido único, melhorando a fluidez e segurança do local“.
E no mesmo comunicado, a CET ainda acrescentou sobre estacionamentos irregulares nas ruas que mantém “o programa de fiscalização periódica que tem como finalidade coibir o desrespeito às regras prescritas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e sugerimos que sempre que for verificada qualquer irregularidade, para que haja fiscalização no dia da infração seja solicitada pelo telefone 156“.
Já em 25 de abril de 2021, o DiárioZonaNorte já tinha abordado o assunto na reportagem intitulada “CET muda a mão de direção no trânsito na Rua Dona Gabriela, na Vila D.Pedro II” ( reveja: clique aqui ) , onde antecipava todo o problema e da região.
Em trecho desta reportagem, o destaque: “Depois de reclamações e questionamentos de leitores, a função do jornal é ser uma voz da população, levando esses problemas ao conhecimento das autoridades. Já desde de janeiro de 2015, chamamos a atenção da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) do congestionamento questão da Rua Dona Gabriela, na Vila Dom Pedro II (Zona Norte-Nordeste)”.
O grand finale
Nesta 4ª. feira (08/02/2023), depois de novas cobranças do jornal, a CET mandou novo comunicado: “foram realizados estudos e elaborado o projeto de sinalização de tráfego, prevendo a colocação de sentido único de circulação na R. Dona Gabriela, no trecho entre a R. Plinio Pasqui e a Av. General Ataliba Leonel, em binário com a R. Sérvio Rodrigues Caldas. Já em relação ao trecho da R. Dona Gabriela, entre a R. Plínio Pasqui e a R. Dona Luisa Scarpini, a colocação de placas de regulamentação de proibição de estacionamento também está prevista do lado ímpar, tendo por objetivo garantir a fluidez e a acessibilidade dos usuários da via´´.
Complementando as informações, a Assessoria de Imprensa da CET encaminhou comunicado em release às redações das mídias jornalísticas, encerrando o assunto – até o momento:
“CET ALTERA CIRCULAÇÃO DA RUA DONA GABRIELA === A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai alterar a circulação na Rua Dona Gabriela, no bairro Parada Inglesa, na Zona Norte da cidade, a partir do sábado (18/2). A medida tem como objetivo melhorar as condições de segurança e fluidez, implantando sentido único na via. – Alteração: A Rua Dona Gabriela terá sentido único de circulação, no trecho entre a Avenida General Ataliba Leonel e a Rua Plínio Pasqui, com a nova circulação no sentido da Rua Plínio Pasqui para a Avenida General Ataliba Leonel. Alternativa: O acesso alternativo do sentido de direção suprimida será pela Rua Capitão Sérvio Rodrigues Caldas”.
…É PROIBIDO ESTACIONAR NA ATALIBA LEONEL
Com reflexos na região e, ao mesmo tempo, a CET está proibindo o estacionamento nos dois lados da Av. General Ataliba Leonel – sentido centro – a partir da Rua Capitão Sérvio Caldas, com placas já afixadas, com possibilidade de multas aos infratores. Com isto, já causou um desconforto e reclamações dos comerciantes do local — que já estão em situação difícil com queda nas vendas com o momento econômico atual. Segundo alguns comerciantes, “só falta a Prefeitura colocar uma clicofaixa e piorar ainda mais o nosso negócio!”.