seguro
- Sistema permite bloqueio de aplicativos em caso de roubo do aparelho;
- Pode ser acessado a partir desta 4a.feira (20/12/2023); e
- O serviço é gratuito e conta com apoio de empresas.
Um “botão de emergência” para impedir o acesso de criminosos a aplicativos financeiros e dados pessoais em caso de roubo ou furto de celulares já está disponível para a população. O aplicativo foi lançado nesta 3a. (19/12/2023), em Brasilia, e permite bloquear o aparelho, a linha telefônica e os aplicativos bancários em poucos cliques.
O serviço foi desenvolvido para que a pessoa rapidamente aperte o ´´botão de emergência´´e as operações fiquem bloqueadas, para que ela possa reorganizar sua vida com mais calma, sem ter a agonia de uma hora para outra parar sua vida para fazer 300 ligações para bloquear uma série de canais que expõem ela a crimes financeiros e golpes.
Segundo o Secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Capelli, o Celular Seguro tem o objetivo de reduzir a atratividade do delito e desestimular a receptação de aparelhos roubados, que acaba incentivando o delito.
Ele acrescenta: “O objetivo é transformar o aparelho roubado em um pedaço de metal inútil. No momento em que o aparelho é bloqueado nas redes, a linha, o acesso bancário e os aplicativos de forma rápida reduz muito a atratividade do delito e reduzirá muito também os roubos e furtos”.
Como funciona
O aplicativo para sistemas Android e IOS estará disponível a partir desta 4a. feira (20/12/2023), mas o serviço já pode ser acessado pelo no site Celular Seguro (clique aqui) do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Após baixar o aplicativo ou acessar o site, é preciso fazer o login por meio da conta gov.br. O usuário deverá cadastrar seu aparelho informando o número, marca e modelo. Pode ser registrado mais de um dispositivo, mas a linha deve estar cadastrada no CPF do usuário.
O sistema permite o cadastro de uma ou mais pessoas de confiança, que poderão auxiliar criando ocorrências em nome do usuário. Em caso de perda ou roubo, o usuário ou a pessoa de confiança poderá registrar uma ocorrência por meio do site ou do aplicativo.
Após descrever quando, onde e como ocorreu o problema, o sistema emitirá alertas para instituições participantes, para que tomem as ações necessárias, como o bloqueio de aplicativos financeiros, do aparelho e da linha telefônica.
O bloqueio da linha telefônica, por meio do chip, estará disponível no aplicativo a partir de 9 de fevereiro. Até lá, será preciso continuar bloqueando a linha entrando em contato com a operadora de telefonia.
Mas é importante providenciar o Boletim de Ocorrência (B.O.) no Distrito Policial mais próximo — ou ainda pelo B.O. Digital através do site da Policia Civil de São Paulo — clique aqui. Atenção-Aviso importante: Serviço gratuito – Não existe cobrança de nenhum tipo e nenhuma taxa para este serviço.
Apoio ao novo serviço
A nova plataforma foi desenhada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Foram assinados memorando com o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Santander, Itaú, Banco Inter, Sicoob, XP Investimentos, Banco Safra, Banco Pan, BTG Pactual e Sicredi.
Também foram firmados protocolo de intenções com empresas como Google, Uber, 99, Zetta e Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). Firmaram adesão ao aplicativo a Conexis Brasil Digital e as empresas Claro, Vivo e TIM.
<< Com apoio de informações/fonte: Empresa Brasil de Comunicação/EBC – por Sabrina Craide – Repórter da Agência Brasil – Brasília >>
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