feirão
- Evento reunirá artesanato confeccionado pelos pacientes com deficiências e voluntários da Casas André Luiz
- Visitantes poderão participar de oficinas de artesanato
O MEGA Feirão Beneficente Casas André Luiz, que acontece neste final de semana (16 e 17/07) promove o trabalho artesanal confeccionado tanto pelos pacientes com deficiências acolhidos na Unidade de Longa Permanência quanto pelo grupo de voluntariado mantido pela Instituição.
Além de produtos em crochê e lã, cadernos, bolsas e um mundo de artigos de decoração, o visitante também confere exposição exclusiva dos quadros do artista Irineu da Costa, diagnosticado com paraplegia espástica e deficiência intelectual moderada. Irineu, de 48 anos, utiliza os pés e uma tela em branco para expressar sua visão artística do mundo.
“A pintura é sinônimo de liberdade, e o pincel lhe confere asas para visitar lugares e pessoas, amigos, familiares, e ir muito além de qualquer barreira imposta por sua deficiência”, comenta Janaína Peripolli, psicóloga e coordenadora de Reabilitação da ULP. “A atividade é muito terapêutica, pois auxilia na redução do estresse, da ansiedade, aumenta a concentração e a criatividade”.
Para completar, quem comparecer ao evento poderá ingressar em uma das oficinas de artesanato para adquirir novas habilidades ou aprimorar os saberes já existentes.
“As oficinas compartilham o conhecimento, incentivam a produção, e são recursos pedagógicos, artísticos e culturais valiosos. Quem sabe, uma destas atividades, exercidas como passatempo ou para presentear alguém especial, pode evoluir até gerar renda extra à família. Em outras palavras, o que era um hobby se transforma em uma oportunidade profissional verdadeira, e esta perspectiva é muito gratificante para todos os envolvidos com o Feirão Beneficente Casas André Luiz”, diz Peripolli.
Vale lembrar que a entrada é gratuita e haverá barracas com doces e salgados. Toda a renda obtida auxiliará na manutenção do atendimento clínico-hospitalar especializado e gratuito oferecido a mais de 1.700 pacientes atendidos pela Instituição, que atua há 73 anos na causa da pessoa com deficiência intelectual e física no Brasil.
Reabertura gradual
Rafaela Lima, coordenadora de voluntariado, comenta que a Unidade de Longa Permanência da Casas André Luiz permaneceu com o acesso restrito aos familiares, voluntários, parceiros e visitantes durante os momentos mais severos da pandemia do novo coronavírus.
O conselho administrativo impôs uma série de restrições para proteger a integridade dos pacientes e evitar a disseminação do COVID-19 dentro de ambas as Unidades de Atendimento, e esta interrupção tão abrupta deixou muitos acolhidos tristes. Alguns, inclusive, desenvolveram quadros de depressão e ansiedade.
“Este momento é especial e aguardado, muito celebrado por todos nós. Este é mais um passo rumo a reabertura completa de nossa unidade, que depende tanto da presença quanto da participação da comunidade”, conclui Rafaela.
Tanto os assistidos quanto os profissionais da Casas André Luiz receberam todas as doses do imunizante contra a COVID-19.
Serviço:
MEGA Feirão Beneficente Casas André Luiz
Data: 16 e 17 de julho (sábado e domingo)
Horários: das 10h às 16h
Endereço: Avenida André Luiz, 723. Picanço, Guarulhos / SP.
Oficinas:
Sábado (16/07)
- Oficina Psica na Arte
Horário: das 10h às 12h - Oficina de Pintura
Horário: das 10h às 16h - Oficina de Crochê
Horário: das 12h às 16h
Domingo (17/07)
- Oficina Psica na Arte
Horário: das 10h às 12h - Oficina de Pintura
Horário: das 10h às 16h - Oficina de Feltros
Horário: das 10h às 16h - Oficina de Crochê
Horário: 12h às 16h
Sobre a Casas André Luiz
A Casas André Luiz é uma organização filantrópica que atua há 73 anos na causa da pessoa com deficiência no Brasil. Hoje, a Instituição oferece atendimento especializado e gratuito a mais de 1.700 pacientes, distribuídos entre a Unidade de Longa Permanência e o Ambulatório de Deficiências, ambas localizadas na cidade de Guarulhos, São Paulo.
Uma iniciativa do Instituto Doar e Rede Filantropia reconheceu, em 2018 e 2020, a Casas André Luiz como referência no atendimento à pessoa com deficiência intelectual e física, premiando a Instituição como uma das Melhores ONGs para se doar. Além disso, o Selo Doar certificou a organização filantrópica com conceito A+ de padrão de Gestão e Transparência.
<com apoio de informações: jornalista Walter Fiuza – Imprensa Casas André Luiz>
feirão feirão feirão feirão feirão feirão