Casa Flora Spaghetti
da Redação DiárioZonaNorte
A Primavera é tempo de de alimentos e bebidas mais leves, que trazem frescor para a mesa. Pensando nisso, a Casa Flora Importadora sugere o ótimo vinho rosé italiano Pipoli Rosato Basilicata ou com a cerveja alemã Paulaner Münchner Hell.
Para acompanhar, um incrível spaghetti al limone siciliano. Receita rapidinha para você aproveitar os dias de Primavera. Em nossa receita, utilizamos a italiana Paganini – que já testamos e retestamos e sempre fica perfeita.
A linha, que também chega ao Brasil pelas mãos da Casa Flora Importadora, trabalha com um portfólio de mais de 30 cortes de massa: curtos, longos, massas para sopa e formatos especiais, nhoque de batata, massas de trigo durum integral, massas sem glútem, massas com ovos, massas de sêmola de trigo durum.
Completam a linha, as polpas de tomates elaboradas com 100% tomates italianos, sem esquecer dos azeites de oliva extra virgem, extremamente saborosos.
Arquitetura da Massa
A Paganini utiliza seis ovos por quilo de farinha, apresenta uma boa arquitetura (não desmonta após cozida), se mantém elástica mesmo quando cozida mais que o necessário, mantém a cor e a forma após o cozimento, tem a porosidade certa (uma massa com molho deve ter uma absorção diferente de uma que vai em uma sopa, por exemplo).
Lembrando que uma massa “al dente” é aquela que mantém sua resistência mesmo quando completamente cozido – ou completamente hidratado e é diferente de uma massa crua, retirada da água antes do tempo.
E por falar em água, para um cozimento ideal da massa, é necessário usar 1 litro de água fervendo para cada 100 gramas de massa. No final do cozimento, a aparência da água diz muito sobre a qualidade da massa: se ficou turva é porque a água liberou seu amido e então sua rede de glúten cedeu. A água de cozimento de uma boa massa continua transparente.
Enfim, a receita
Veja os ingredientes e no vídeo, o passo a passo:
. 1/2 pacote de spaghetti – usei o Paganini
. Um punhado generoso de salsinha batidinha – reserve os talos
. 3 dentes de alho grandes – milimetricamente picados
. 1/4 de xícara de chá de azeite extra-virgem
. Suco e raspas de metade de um limão siciliano
. 4 files de anchovas
. Sal (cuidado a anchova é salgadinha)
. Pimenta do Reino moída na hora
Comece colocando 4 litros de água filtrada para ferver (além de cozinhar, a massa precisa de água para se hidratar). Ferveu, coloque uma colher de sopa de sal na água e a massa inteira.
Belo! Cada vez que alguém corta a massa no meio, um italiano infarta. Mexa para separar e deixe cozinhar até ficar al dente – o meu ficou 8 minutos
Comece a descascar e picar os dentes de alho e reserve.
Pique a salsinha e reserve os talos.
Em uma panela grande coloque o azeite, os talos da salsa, refogue ate ficar ligeiramente dourado.
Coloque as raspas de limão e o suco dele. Mexa para liberar o aroma.
Acrescente os filés de anchova e mexa (eles vão se desmanchar). Coloque a massa. Eu pego direto da panela com uma pinça e já vou incorporando na mistura- acrescento uma concha da agua do cozimento do macarrão para emulsificar a mistura. Mexa bem.
Sirva imediatamente. Ahh nada de lavar o macarrão… se você usar uma massa de qualidade, de trigo duro, não solta goma..
Se quiser coloque queijo parmesão.. eu não coloco, por causa da anchova. Novamente, você infarta um italiano se colocar queijo em receitas de macarrão com peixe. Agora, o macarrão é teu e você faz o que mais gostar
Paulaner Münchner Hell
Essa cerveja da tradicional marca alemã, representa um estilo nascido na Baviera – uma cerveja elaborada com a variedade de lúpulo Hallertauer Tradition. Seu amargor e frescor, é ótimo para acompanhar o sabor intenso das anchovas.
A Paulaner é uma das marcas de cerveja mais respeitadas e conhecidas mundialmente, com uma longa história que remonta ao século XVI. Produzida com ingredientes selecionados e seguindo a lei da pureza alemã, a Paulaner Münchner Hell é conhecida por seu sabor suave e refrescante.
Pipoli Rosato Basilicata
Esse vinho italiano possui uma linda cor rosa brilhante. Seu aroma de frutas vermelhas frescas com leves toques florais, abre o paladar para uma experiência leve, frutada e muito agradável. Ótima harmonização para a massa leve com peixe.
Onde comprar:
- Loja Online – casaflora.com.br (entregas para todo o Brasil)
- Loja física – Casa Flora Importadora – Rua Santa Rosa, 207–Brás, São Paulo/SP (Horários: segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. Aos sábados das 8 às 13 horas)
Casa Flora Spaghetti Casa Flora Spaghetti Casa Flora Spaghetti Casa Flora Spaghetti