- Cerca de 170 mil doses do imunizante Qdenga foram enviadas pelo Ministério da Saúde, capital retomará neste sábado as aplicações de primeira dose do imunizante ao público elegível de jovens entre 10 e 14 anos
O município de São Paulo recebeu na tarde desta sexta (01/11/2024) um novo lote com 170.753 doses do imunizante para prevenção contra a dengue. A partir deste recebimento, a capital retoma a vacinação da primeira dose (D1) neste sábado (02/11/2024) ao público elegível de 10 a 14 anos, conforme determinação do Ministério da Saúde. Em relação a segunda dose (D2), estas seguem sendo aplicadas normalmente na cidade.
O público interessado deve omparecer de 2ª. a 6ª. feira nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) das 07 às 19 horas ou aos sábados nas AMAs/UBS Integradas, no mesmo horário, com documento de identificação com foto e um responsável legal maior de idade.
A vacinação contra a dengue ocorre na aplicação de duas doses da vacina, sendo a segunda dose aplicada após 3 meses da primeira. A campanha de vacinação contra a dengue teve início no mês de abril e, desde então, foram vacinadas 186 mil crianças e adolescentes de 10 a 14 anos com a primeira dose.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, no mês de julho, foram recebidas mais 164 mil vacinas do Ministério da Saúde destinadas para a D2, onde 101.839 mil doses foram aplicadas até o momento.
Até o momento, 79.357 crianças e adolescentes que receberam a D1 estão elegíveis para receberem a segunda dose. Para verificar a disponibilidade do imunizante, basta acessar o portal “De Olho na Fila” – clique aqui .
Ações de cobertura vacinal
A Secretaria Municipal da Saúde informa que vem realizando ações para aumentar a cobertura vacinal no município. As medidas incluem atendimento das salas de vacinação, que funcionam das 7 às 19 horas, de 2ª. a 6ª. feira, em todas as 478 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e aos sábados, no mesmo horário, nas AMAs/UBSs Integradas. Além disso, são realizados dias “D” de multivacinação na capital, sendo o último realizado no sábado, 19 de outubro, quando 9.369 doses foram aplicadas.
Segundo as informações oficiais, são feitas buscas ativas via telefone e ações casa a casa para monitorar os faltosos e atualizar as cadernetas de vacinação. Durante as visitas casa a casa, os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) sensibilizam pais e responsáveis sobre a importância da atualização da condição vacinal das crianças e adolescentes. Também estão sendo enviadas mensagens de texto (SMS) para os números cadastrados nas unidades, alertando sobre a importância de manter a vacinação em dia.
<<Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Imprensa / Secretaria Municipal da Saúde – PMSP >>