Home Bem Estar Capital amplia vacinação contra gripe para todo público acima de seis meses

Capital amplia vacinação contra gripe para todo público acima de seis meses

gripe 40 AMAS seis
Tempo de Leitura: 2 minutos
seis
  • Novo público já poderá se vacinar nesta 5ª feira (02/05/2024), em todas as 471 UBSs; e
  • Município tem um milhão de doses em estoques para ofertar a população em geral.

A partir desta 5a. feira (02/05/2024), será ampliada a vacinação contra a influenza, o vírus causador da gripe, para toda a população a partir dos seis meses de idade. A imunização acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 7 às 19 horas, e nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, que seguem em horário estendido, até as 22 horas.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a ampliação da vacinação para todo o público a partir de 6 meses de idade chega em um momento importante e vai contribuir para proteger a população, além de reduzir as chances de casos mais graves da doença. E vai desafogar os serviços de pronto atendimento e hospitais da capital.

Neste ano, a campanha de imunização começou no dia 22 de março por fases. Na primeira delas, foram contempladas as pessoas do grupo de risco para a doença: crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias (puérperas), indivíduos com 60 anos ou mais, povos indígenas e comunidades tradicionais quilombolas, população em situação de rua, pessoas com deficiência permanente e pessoas portadoras de doenças crônicas (comorbidades) e imunossuprimidos.

A partir de 1º de abril, a campanha passou a contemplar também as pessoas com maior exposição para a doença conforme lista do Programa Nacional de Imunizações (PNI): trabalhadores da saúde; professores do ensino básico a superior; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativa.

Cobertura vacinal

No total, até a última 3ª feira (30/04/2024), 1.069.443 doses da vacina contra a gripe já foram aplicadas, totalizando, quase 27% do grupo prioritário, composto por cerca de 4,5 milhões de pessoas em todo o município de São Paulo. Em 2023, foram aplicadas mais de 4 milhões de doses de influenza. Já a cobertura entre os grupos prioritários chegou a 52,19%.

Prevenção

O contágio da gripe ocorre por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. O vírus também é transmitido da forma indireta, pelas mãos que podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz, após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias.

Medidas simples como lavagem frequente das mãos, uso de máscaras, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, lenços descartáveis, manter os ambientes arejados, também ajudam na prevenção da gripe.

Em relação à vacina, são necessárias duas semanas para que ela comece a fazer efeito no organismo. A vacina é segura e não causa gripe.

Para se vacinar, basta o munícipe comparecer em uma das 471 UBSs do município de segunda à sexta-feira, das 7 às 19 horas. Já as Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBS integradas funcionam das 7 às 22 horas e também aos sábados.

A população pode encontrar a unidade mais próxima por meio da plataforma Busca Saúde — clique no link: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/

Mais informações sobre a Campanha de Vacinação contra Influenza na capital  clique abaixo:

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/vacinacao/index.php?p=363566.

d


<< Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Impensa – Secretaria Municipal da Saúde >>
seis seis seis seis seis seis