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No auge do verão europeu, a Itália colhe e transforma industrialmente tomates, ao mesmo tempo que anuncia ao mundo porque seus frutos são peculiares. Essa é a síntese da ação Meu Tomatì – Campanha de Promoção de Tomates Italianos de Qualidade, que levou uma delegação brasileira de empresários e comunicadores, oriundos de diversos Estados, para as regiões da Campania e Puglia.

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Delegação brasileira com membros da Anicav e Ciao Pomodori durante visita à fábrica da Ciao – Crédito da foto: Bruno Lemos – Divulgação: ITALCAM

A iniciativa, que aconteceu entre 4 a 8 de setembro, teve como finalidade acompanhar todo o processo da fileira tomateira e conhecer suas características únicas.

O projeto tem apoio da União Européia no âmbito do programa AGRIP-SIMPLE e da OI Pomodoro Industria Centro Sud, com coordenação no Brasil da Câmara de Comércio Italiana de São Paulo – Italcam. 

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Fabio Selan – diretor geral da Italcam em São Paulo
Nápoles

A escolha de Nápoles como sede da comitiva não foi à toa: foi ali, ainda no século 18, que o tomate, planta de origem americana, foi utilizado na cozinha pela primeira vez. Na terra da pizza, o tomate é ingrediente base desta e de outras receitas.

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Bruna Pit – jornalista e editora do site Pittoresca- Crédito da foto: Bruno Lemos – Divulgação: ITALCAM

Colhido aos pés do Vesúvio, com sol abundante, o sul do país produz as tipologias “redonda” e “alongada”. Por ter mais polpa, menos sementes e menor grau de acidez, esta última – conhecida no Brasil como “tomate italiano” – é a ideal para a transformação industrial em pelati, passata e molhos.

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Ana Beatriz Barbosa – comunicadora e titular do  Comida e Sedução
Variedades

Quando se fala em tomate alongado, fala-se em diversas variedades, como a taylor, a docet e a tayson, por exemplo, muito utilizadas na indústria. Mas é a San Marzano a estrela da Itália meridional, uma tipologia única no mundo, produzida exclusivamente na cidade homônima e, por isso, com certificado europeu DOP (Denominação de Origem Protegida). 

Tomates italianos das variedades Cuore, Costoluti e San Marzano

Por ser uma tipologia exclusiva da região de San Marzano, esta variedade é produzida em menor quantidade e, por isso, não costuma ser empregada para transformação industrial”, explica Biagio Guarino, export manager para o Brasil de La Doria, empresa alimentícia na Campania que tem a produção de tomates processados como um de seus carros-chefes.

Brasil é o maior importador 

Dentre as inúmeras conexões culturais e comerciais que ligam o Brasil à Itália, está o tomate. O mercado brasileiro é o maior importador do produto Made in Italy, enquanto a Itália lidera a lista mundial dos exportadores de tomate industrial.

Os motivos para o pódio são vários: origem controlada do fruto, técnicas de produção sustentáveis e elevados padrões de segurança alimentar, o que garante a alta qualidade do produto final.

Boa parte desta produção acontece na Puglia e Campania. Na primeira, a comitiva brasileira visitou a região de Foggia, que acolhe todo o processo de cultivo: da plantação à colheita.

É também na Puglia onde são feitas pesquisas de melhoramento genético das sementes – para controle de pragas, por exemplo – através da Syngenta.

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Delegação brasileira durante visita à sede da fábrica da Ciao Pomodori na Campania – Crédito da foto: Bruno Lemos – Divulgação: ITALCAM
Da Terra à Mesa: Manutenção do Sabor

Já no entorno de Nápoles, na Campania, estão duas das principais indústrias de processamento do fruto, La Doria e CMDO, dona da marca Ciao Pomodori.

Em ambas, uma curiosidade: a transformação é feita com tomates recém-colhidos no verão para garantir o frescor do produto ao consumidor final.

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Processo de transformação dos tomates na Ciao Pomodori – Crédito da foto: Bruno Lemos – Divulgação: ITALCAM

Somos embaixadores do tomate napolitano no mundo e ajudamos a valoriza-lo em países que não tinham este hábito de consumo através de ações culturais e gastronômicas. Afinal, o tomate é um produto simples, natural e saudável”, revela Lino Cutolo, presidente da CMDO.

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Ciao Pomodori transforma tomates em diversos produtos- Crédito da foto: Bruno Lemos – Divulgação: ITALCAM
Meu Tomatì – campanha prossegue no Brasil 

A campanha de divulgação Meu Tomatì segue no Brasil. Em outubro, a delegação da OI Pomodoro Industria Centro Sud virá ao país para uma ação com restaurantes italianos.  Já no próximo ano, está prevista a participação do projeto em importantes feiras do setor alimentício.

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Presidente da OI Pomodoro, Guglielmo Vaccaro, recebe delegação brasileira em Nápoles – Crédito da foto: Bruno Lemos – Divulgação: ITALCAM

“Para nós, é muito importante que o Brasil conheça a excelência do tomate italiano”, afirma Gugliemo Vaccaro, presidente da OI Pomodoro, que após jantares com a delegação brasileira em restaurantes com típica cozinha napolitana, fez questão de receber a comitiva em sua casa de veraneio.

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Pizza marinara feita com tomates napolitanos –  Crédito da foto: Bruno Lemos – Divulgação: ITALCAM

Como na Itália tudo termina ao redor da mesa, os brasileiros colocaram a mão na massa – literalmente –  e, junto com Vaccaro, prepararam pizzas e tomates em conserva. Eis o tomate ao estilo vivere all’italiana.

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Delegação brasileira prepara conservas de tomate na Campania – Crédito da foto: Bruno Lemos – Divulgação: ITALCAM

<com apoio de informações: Imprensa Câmara de Comércio Italiana de São Paulo

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