- 68% dos brasileiros vão curtir o Carnaval em casa
- Pesquisa revela comportamentos, números e tendências para o feriadão
Em 2023 acontece o primeiro Carnaval após a pandemia e grande período de isolamento social. E como estão as expectativas dos brasileiros para o feriadão mais aguardado do ano?
Uma empresa de pesquisa e insights de mercado e consumo, a Hibou, em parceria com a Score Retail, conduziu o “Pulso de Carnaval de 2023″. Foram mais de 1800 respostas válidas, por meio de painel digital, entre 26 e 29 de novembro de 2022.
Vai fazer o que no Carnaval?
A pergunta é recorrente, afinal de contas é o feriado prolongado mais esperado pelos brasileiros. Embora 68% tenham afirmado que vão passar o período em casa e outros 15% vão seguir com a rotina de trabalho, há também quem vai aproveitar de outras formas.
Dentre os 7% que levam a festa a sério, 5% optaram por brincar o Carnaval em bloquinhos; 1% vão desfilar em escola de samba e outros 1% vão para baile ou festa de Carnaval.
Com tantos dias de folga, viajar foi a escolha de 14%, sendo que 8% optaram por ir à praia; 5% para o interior; e 1% optaram por uma viagem internacional. Entre os indecisos estão 6% dos entrevistados.
“O Carnaval brasileiro é uma data tradicional, reconhecida mundialmente e, sendo este o primeiro após a pandemia, os brasileiros vão usar os dias de diferentes formas e há diversas oportunidades para o mercado. Para muitos, a opção é manter a rotina em casa e aproveitar os dias de folga para fazer atividades que gostam ou se aventurar por novidades, mas há também quem não vai deixar de aproveitar e cair na folia ou na estrada”, comenta Ligia Mello, coordenadora da pesquisa e sócia da Hibou.
O Bloco do Unidos do Sofá está formado!
Dentre os 68% que optaram por ficar em casa, as atividades são diversas, mas destes, 20% não querem fazer nada. Por outro lado, há quem já tenha algumas opções, como 46% que vão assistir filmes e colocar os episódios das séries em dia, um hábito que se tornou mais frequente e fortalecido durante a pandemia.
36% vão aproveitar o momento para brincar com filhos/pets; 25% vão usar os dias para fazer aquela faxina; 22% vão dormir muito. Também foram citados: ler um livro (11%); assistir aos desfiles pela TV (10%); se arriscar a cozinhar novos pratos (7%); estudar ou fazer algum curso online (7%); fazer pequenas reformas na casa e jogar (4%, cada).
E se o streaming vai substituir o samba no pé, quem está com tudo é a Netflix. A plataforma é a queridinha de 52% dos brasileiros que vão ficar em casa. Na sequência, formam o TOP 5 o Youtube (25%); HBO Max (15%); Prime (12%) e a Globo Play (11%).
Samba no pé e celular na mão!
O celular é uma extensão do corpo e não vai ficar de lado mesmo no Carnaval. Para os dias de folia, 41% vão manter o uso habitual das redes sociais, mas 51% vão usar mais o Instagram; 45%, o Facebook; 29%, o Youtube; 15%, o Tik Tok; 8%, o Kwai; 5%, o Twitter e 1% LinkedIn. Apenas 2% afirmaram que não usam as redes sociais.
Descansar, curtir, se organizar
Além dos blocos de rua, o feriado do Carnaval movimenta os brasileiros de diferentes formas. Quando perguntados sobre o que o feriado de Carnaval, as respostas são:
- 60% – descansar a mente;
- 31% – maratonar filmes e séries será minha rotina;
- 18% – bora organizar a vida e planejar os próximos meses;
- 14% – tempo de curtir a vida ao ar livre (parques, praia, campo)
- 10% – aproveitar para pôr a leitura em dia
- 6% – hora de curtir muito
- 5% – momento de celebrar a vida
- 2% – extrapolar, pois é o primeiro Carnaval após a pandemia
Metodologia == O Pulso de Carnaval 2023 foi conduzido pela 0 em parceria com a Score Retail Foram 1824 respostas válidas, sendo a faixa etária formada por 26% com idades entre 36 e 45 anos; 26% de 46 a 55 anos; 24% de 26 a 35 anos; 18% 56 anos ou mais e 7%, até 25 anos. A pesquisa foi feita por meio de painel digital, entre 26 e 29 de novembro de 2022, e apresenta 2,3% de margem de erro.
Sobre a Hibou == Empresa especializada em pesquisa e insights de mercado, atuante há mais de 15 anos. A empresa produz conteúdo qualificado utilizando ferramentas proprietárias para aplicação de pesquisas e análises de profissionais com mais de 25 anos de experiência.
Sobre a Score Retail == É uma empresa de data retail da B&Partners .co – The Growth Network que utiliza o embasamento em dados e tecnologia, pré e pós implementação para desenvolver as melhores soluções para cada tipo de problema em ambientes de compra ou de consumo. A Score Retail é especialista em remodelar a construção de marcas e experiências.
<<Com apoio de informações/fonte: FR&SH Comunicação – Priscila Saraiva >>