da Redação DiárioZonaNorte
- No passado, era Estrada de Bragança e depois, há 136 anos (1.888) foi renomeada para Rua Voluntários da Pátria;
- O nome da principal rua de comércio em Santana faz homenagem ao Grupamento Voluntários da Pátria na Guerra contra o Paraguai; e
- Circulam na Voluntários da Pátria e entorno cerca de 95 mil pessoas/dia de vários bairros da Zona Norte.
A Zona Norte de São Paulo está prestes a passar por uma transformação histórica. A Rua Leite de Morais, um importante eixo comercial entre a Rua Voluntários da Pátria e a Avenida Cruzeiro do Sul – ao lado da Estação Santana da Linha Azul do Metrô – será revitalizada para se tornar o primeiro boulevard na região fora do centro da cidade.
Este projeto inovador, previsto para janeiro de 2025, promete modernidade, convivência e um impulso ao comércio local. Com investimento previsto em R$ R$ 1.219.505,61 ( quase um milhão e trezentos mil reais), a obra cobrirá 135 metros desse trecho comercial, conforme concorrência vencida pela empresa MUDE Construtora e Incorporadora, em decisão de na 3ª. feira (11/12/2024) – que terá a responsabilidade de serviços para a criação do boulevard.
.
Mapa R.Leite de Moraes ao lado do Metrô Santana (Google)
Rua Movimentada
A Rua Leite de Morais é uma rua movimentada, com um fluxo diário de milhares de pessoas vindas do Terminal de Ônibus Santana. Esse trecho concentra 28 estabelecimentos comerciais, incluindo redes como Magazine Luiza, Marisa, McDonald’s, Drogasil, Daiso, Taka Taka, Pontal, Lojão do Brás e Ultrafarma — e mais galerias.
A expectativa é que a revitalização traga mais visibilidade aos comércios, atualmente prejudicada pelas paradas de ônibus urbanos operados pela Sambaíba. Para solucionar essa questão, duas linhas de ônibus – 175-P (Metrô Santana/Metrô Ana Rosa) e 971X-10 (Terminal Cachoeirinha) – serão remanejadas.

Sem definição
A SPTrans, consultada por este jornal, ainda planeja os novos pontos de parada. Segundo fontes, há estudos para o deslocamento dos pontos para a Avenida Santos Dumont, perto da Praça Heróis da FEB, que inclusive conta com o Comando Norte da Guarda Civil Metropolitana (GCM).
As mudanças no trânsito local também estão sob análise pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que definirá os ajustes necessários em reuniões com representantes da Subprefeitura de Santana/Tucuruvi/Mandaqui, SP Trans, Sambaíba e comerciantes.
Segundo o diretor-superintendente da Distrital Norte da Associação Comercial de São Paulo, Antonio Carlos Stéfano, a iniciativa é fruto de mais de 10 anos de pedidos da entidade. E concluiu que o projeto saiu do papel graças à gestão proativa do subprefeito Sidney Doring Guerra, conhecido como Magal.
Revitalização com História e Modernidade
A Rua Leite de Morais, batizada em homenagem ao político Joaquim de Almeida Leite de Morais (1835 / 1895), é um retrato da evolução da Zona Norte. Segundo comerciantes, o projeto de boulevard respeita essa história ao mesmo tempo que aponta para o futuro. Os principais elementos da obra incluem:
- Demolição e reconstrução dos passeios para acessibilidade;
- Nivelamento da rua com os passeios, facilitando a circulação de pedestres;
- Manutenção do piso intertravado;
- Implantação de bancos de madeira e concreto;
- cadeiras para descanso e convivência;
- Guarda-sol/ mesas e cadeiras;
- Paisagismo com áreas verdes;
- Arborização com espécies nativas de grande porte;
- Grelhas para águas pluviais;
- Nova captação de água para evitar alagamentos; e
- Quiosques.
A iluminação será modernizada e, dependendo de acordo com a concessionária de energia elétrica Enel, toda a fiação poderá ser subterrânea – se acontecer será também a primeira ação na Zona Norte. Isso melhorará a estética e a segurança da área.

Impacto no Comércio Local
Os lojistas comemoram a novidade, que promete atrair mais clientes e dinamizar as vendas. A falta de visibilidade causada pelas paradas de ônibus sempre foi um desafio. Com o boulevard, os estabelecimentos se tornarão mais visíveis e atraentes.
Com a intenção de evitar prejuízos durante a alta temporada, os comerciantes solicitaram que as obras começassem apenas em janeiro de 2025, após as vendas de fim de ano.
Em uma ação inusitada, a Subprefeitura distribuiu panfletos informando sobre a obra e pedindo compreensão da população. Um telefone e e-mail foram disponibilizados para dúvidas e sugestões. A previsão de conclusão. do boulevard é abril de 2025.

Um espaço de conexão e lazer
“O boulevard vai conectar pessoas e impulsionar o comércio local”, afirma confiante o subprefeito Magal. Segundo ele, o espaço será uma vitrine para novos negócios e oferecerá lazer e experiências únicas para moradores e visitantes.
Magal destaca que haverá uma intensificação na fiscalização para criar um ambiente harmonioso, que beneficie tanto comerciantes quanto pedestres, garantindo segurança, acessibilidade e qualidade. Ele ressalta ainda a proximidade do Comando da GCM como um reforço à segurança do local.
Já comerciantes da Voluntários da Pátria e da Leite de Morais acreditam que é o início e caminho para valorização de outros distritos e bairros de comércio na Zona Norte.
<<Com apoio de informações/fonte: Subprefeitura Santana/Tucuruvi/Mandaqui – Ass.Imprensa/Silvana Inácio >>
boulevard Leite de Morais – boulevard Leite de Morais – boulevard Leite de Morais – boulevard Leite de Morais