afegãs
- Afegãos fogem do Talibã e ficaram presos no Aeroporto Internacional de Guarulhos e querem recomeçar suas vidas no Brasil
- Desde setembro de 2021, afegãos têm direito a um visto humanitário no Brasil
- A Prefeitura de Guarulhos dá acolhida com toda ajuda possível
De janeiro a novembro de 2022, a Prefeitura de Guarulhos, por meio do Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante, já atendeu mais de 1,8 mil afegãos que chegaram ao Brasil pelo aeroporto internacional.
Eles desembarcaram no país com visto humanitário concedido pelo governo federal. Enquanto estão no aeroporto, a municipalidade garante a alimentação diária de todos com café da manhã, almoço e jantar, além de água e cobertores.
Nesta 5ª.feira (01/12/2022), por volta das 15 horas, a Prefeitura de Guarulhos, com apoio da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (SMTU) e da empresa A.S.Xavier Turismo (com a marca We Mobi) disponibilizou um ônibus e a logística para o transporte de 54 pessoas, que constituem 10 familias de afegãos.
O grupo está sendo acolhido pelo “Vila Minha Pátria” na cidade de Morungaba, que está localizada a cerca de 100 quilômetros de Guarulhos. Esse acolhimento e o reencontro foi possível por iniciativa da Convenção Batista Brasileira, com apoio de missionários nos aspectos de melhor qualidade de vida, social e de encaminhamento profissional. Estava programado um tempo de 01 hora e meia de viagem pela Rodovia D. Pedro I.
Está é uma ação humanitária realizada em conjunto com outros órgãos envolvidos no sentido de buscar uma solução ao grupo que provisoriamente permaneceu nas dependências do aeroporto de Guarulhos, sob o controle da Secretaria de Assistência Social, com o Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Imigrante.
Foram 6.300 vistos humanitários, com mais de 3 mil desembarques no Aeroporto Internacional de Guarulhos e média de 30 novos refugiados desembarcando diariamente em Guarulhos.
A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (SMTU), através do Secretário Luigi Lazurri, com apoio do Secretário adjunto Luiz Carlos Amorim e o diretor de Transportes Marcelo Golla, conduziram os acertos para o o traslado dos refugiados. Todo o processo de traslado teve o acompanhamento com a representação do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), em São Paulo.
Afegãos participam da Copa do Mundo
Vinte e três afegãos acolhidos na Residência Transitória. Todos Irmãos para migrantes e refugiados participaram nesta 4a. feira (30/11/2022) do Maia Fan Fest, festival que celebra a Copa do Mundo de 2022 no Bosque Maia, em Guarulhos.
Homens, mulheres e crianças refugiadas no Brasil se reuniram em frente ao telão instalado no parque para acompanhar a partida entre Argentina e Polônia, que aconteceu no final da tarde, e comemoraram a vitória e classificação da seleção argentina por 2 a 0 sobre a polonesa.
“Mesmo com chuva eles quiseram vir porque estavam animados. Para eles essas atividades são muito importantes, já que são integrados à sociedade brasileira, uma vez que aqui na residência eles acabam ficando muito restritos. Então qualquer oportunidade que eles têm de socializar com pessoas do Brasil é muito bacana”, contou a coordenadora da residência, Vanessa Pimenta.
O intervalo do jogo foi marcado por lanche para todos, com hambúrguer, batata frita e refrigerante, fazendo a felicidade da criançada e também dos adultos, que tiveram uma tarde diferente e cheia de diversão.
Mashal Eshan, que chegou ao Brasil em outubro com sua mulher e quatro filhos, diz que escolheu o país para ser a sua segunda casa e por isso está torcendo para a seleção brasileira no campeonato mundial.
“Eu já comprei uma blusa para mim e para os meus filhos. Estou muito empolgado e espero que o Brasil seja campeão”, disse. Mashal também agradeceu a hospitalidade, alegando estar muito contente com toda a atenção e o carinho que eles recebem, especialmente nesses momentos felizes.
Vídeo — Assista abaixo reportagem da Tv Bandeirantes com o repórter Ewerton Ramos, no local do abrigo na Vila Minha Pátria”, na cidade de Morungaba, interior de São Paulo. Clique na imagem:
Chegada dos afegãos no Brasil e atendimento emergencial
As famílias afegãs desembarcaram no país com visto humanitário concedido pelo governo federal. Enquanto estão no aeroporto, a Prefeitura de Guarulhos garante a alimentação diária de todos com café da manhã, almoço e jantar, além de água e cobertores.
Os dois abrigos abertos anteriormente na cidade, um em agosto com 27 vagas e outro em outubro com mais 20, estão lotados. Guarulhos recebeu uma verba de R$ 240 mil do Governo Federal para trabalhar na acolhida de cem afegãos e, até o final da próxima semana, uma ONG irá assumir parte da demanda, abrindo um abrigo para receber 50 pessoas. A previsão é que até o final de 2022 mais 50 vagas sejam abertas com a verba do Governo Federal e outras 50 pelo Governo do Estado.
<<Com apoio de informações/fonte: Beto Freire/SMTU e Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guarulhos>>
afegãs afegãs afegãs afegãs