da Redação DiárioZonaNorte
O Governo do Estado de São Paulo marcou o Leilão de Concessão do Trecho Norte do Rodoanel Mário Covas (SP 021), para 12 de janeiro de 2023, na sede da B3 (Bolsa, Brasil, Balcão).
O novo edital foi publicado no sábado (13/08/2022), noDiário Oficial do Estado de São Paulo. A ARTESP – Agência de Transportes do Estado de São Paulo, que regula o Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo há mais de 20 anos, é responsável pela licitação e posterior supervisão da a operação.
Para a modelagem, a ARTESP contou com a assessoria técnica da International Finance Corporation (IFC), membro do Grupo Banco Mundial que apoia a estruturação e a implementação de projetos inovadores no Brasil, alinhados aos melhores padrões nacionais e internacionais, para desenvolvimento dos estudos relativos à modelagem da concessão patrocinada.
Obra já custou mais de R$ 10 bilhões
O Trecho Norte já consumiu cerca de R$ 10 bilhões, sendo que seu orçamento inicial era de R$ 5,6 bilhões. A obra está paralisada desde dezembro de 2018 e é o último pendente do sistema rodoviário.
Quem vencer a licitação deverá investir cerca de R$ 3,4 bilhões, sendo que R$ 2 bilhões serão aplicados na conclusão do trecho Norte e os outros R$ 1,4 bilhão na operação e manutenção do trecho durante todo o período do contrato, que terá a validade de 31 anos.
De onde para onde
Quando pronto, o Trecho Norte interligará os trechos Oeste e Leste do Rodoanel Mário Covas, com 44 quilômetros de extensão no eixo principal, 3 ou 4 faixas por sentido e sete túneis duplos, terá ainda 107 obras de arte especiais (nome técnico de viadutos).
O trecho em questão, começa na confluência com a Av. Raimundo Pereira Magalhães, antiga estrada Campinas/São Paulo (SP-332), e termina na intersecção com a Rodovia Presidente Dutra (BR-116). O trecho prevê acesso à Rodovia Fernão Dias (BR-381).
A alça Norte terá maior influência sobre Santana de Parnaíba, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha, Caieiras, Mairiporã, Santa Isabel, Itaquaquecetuba, Arujá, Guarulhos e São Paulo.
Estima-se que o Rodoanel Norte irá retirar 18,3 mil caminhões por dia da Marginal Tietê, melhorando a circulação de carros e do transporte coletivo. Também estão previstas melhorias ambientais, como a redução de 6% a 8% na emissão de CO2 veicular na região metropolitana, o plantio de mil hectares compensatórios e a implantação de travessias de fauna, conforme o programa de monitoramento.
Com a conclusão dessas obras, o Rodoanel Mário Covas terá 177 quilômetros.