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Ano eleitoral e sem data de entrega: Prefeitura anuncia obras no Parque Novo Mundo

Tempo de Leitura: 4 minutos
da Redação DiárioZonaNorte
  • Ciclopassarela ligará Parque Novo Mundo e Tatuapé
  • Prefeitura quer  abrir rua e nova avenida para ligar equipamentos municipais
  • Será criada a Hidrovia Urbana do Canal Central do Rio Tietê
  • Barco de educação ambiental navegará em trechos do Rio Tietê
  • Córrego da Biquina ganhará ponte
  • Projeto data de 2020 e leva em conta demandas da população
  • O estudo básico de requalificação tem previsão de entrega em janeiro 2026
  • Não há data para inicio ou conclusão das obras
Em ano eleitoral, a  Prefeitura de São Paulo anunciou na última 3ª feira (02/07/2024) a construção de uma ciclopassarela que ligará os dois extremos da Rua Tuiuti – no Parque Novo Mundo (Zona Norte) e no bairro do Tatuapé (Zona Leste),  sobrepondo o Rio Tietê e terminando nas proximidades do Parque do Piquiri.  
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O projeto integra o plano de melhorias do Parque Novo Mundo – reconhecidamente uma região de alta vulnerabilidade social, que abriga uma população de cerca de 33 mil pessoas – grande parte vivendo em situação precária.  O bairro também  é impactado pela circulação de caminhões e de transportadoras que ocupam terrenos imensos.
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Croqui da Futura Ciclopassarela entre o Parque Novo Mundo e o Tatuapé – Crédito: SMUL
.Passos de formiga.
Este projeto começou a se formatar em 2020 – na Gestão Bruno Covas (PSDB). A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento foi responsável pela elaboração do Estudo Técnico Preliminar do território e a São Paulo Urbanismo será responsável pelo Projeto Básico de Requalificação Urbana do Parque Novo Mundo e terá até 18 meses para a sua elaboração – aproximadamente em janeiro de 2026.
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Só após a conclusão do Projeto Básico é que será elaborada uma licitação para decidir quem fará a obra e estipular um prazo para a conclusão das obras. Os recursos virão do Fundo de Desenvolvimento Urbano (FUNDURB).  
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CEU Novo Mundo durante obras, em 2014
CEU Parque Novo Mundo
O eixo de ação,  ou de partida, será o Centro Educacional Unificado (CEU) Parque Novo Mundo – cuja as obras tiveram início em 2014 na Gestão Fernando Haddad (PT), no terreno onde antes ficava a fábrica municipal de caixões  –  a Funerária.
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De acordo com a Prefeitura, o plano tem como objetivo requalificar e integrar os espaços públicos no entorno do CEU (UBS, UPA Vila Maria Baixa – antigo Cometinha -, e o Hospital Municipal Vereador José StoropolliVermelhinho), criar áreas verdes, melhorar o sistema viário e conectar a região – isolada do restante da Zona Norte pela Rodovia Presidente Dutra e o Rio Tietê – com a cidade de São Paulo e inclui implantação de vias e a ciclopassarela, melhor iluminação e melhorias no sistema viário.
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Existem planos para a abertura de uma rua que ligará as ruas Paraná e Eureka, que em  teoria facilitará o acesso da população aos equipamentos públicos e ainda, uma nova avenida com calçadas amplas, lombadas para redução de velocidade e uma ciclovia que vai ligar os extremos do bairro.
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Croqui da futura avenida que será aberta na região. Crédito: SMUL
Ponte
O comunicado da Prefeitura de São Paulo menciona também, dentro do pacote de melhorias da região, uma ponte. Ah… mais não vá se animando. Não é o que você está pensando….
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Hoje, a principal saída da região (tanto da Vila Maria e Parque Novo Mundo) é a Ponte do Tatuapé, que apesar de ter uma “restauração” em curso, não comporta todo o trânsito da região e da Rodovia Presidente Dutra – na chegada à São Paulo, como foi colocado nas várias e várias reuniões da comunidade, nos vários e vários governos passados.
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Então…  a ponte mencionada no projeto da Prefeitura,  não será algo para auxiliar todo esse trânsito e sim um pontilhão sobre o Córrego da Biquinha. Não menos importante que um novo viaduto, com o pontilhão os pedestres poderão desviar do fluxo de caminhões da frente do CEU Parque Novo Mundo, trazendo mais segurança aos pedestres e ciclistas que circulam pelo local
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Croqui da ciclopassarela e do atracadouro da Hidrovia Urbana do Canal Central do Rio Tietê  – Crédito: SECOM
Hidrovia Urbana
O projeto também prevê uma espécie de atracadouro no que será a chamada Hidrovia Urbana do Canal Central do Rio Tietê, onde um barco levará estudantes entre os trechos da Rua Tuiuti e o Parque Ecológico do Tietê, com fins de educação ambiental.
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<com informações: Comunicação SMUL>
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