Home Cultura ÁGUA FRESCA: uma comédia de Virginia Woolf estreia no Brasil com humor...

ÁGUA FRESCA: uma comédia de Virginia Woolf estreia no Brasil com humor afiado

Foto: Divulgação / Camila Picolo
Tempo de Leitura: 3 minutos

Em 1923, no auge das discussões modernistas e das transformações culturais do período entre guerras, Virginia Woolf escreveu “Freshwater: A Comedy” como um respiro lúdico em meio a suas obras mais densas.

Inspirada em figuras de seu círculo familiar e intelectual, a peça é uma sátira mordaz à elite britânica vitoriana, explorando temas como colonialismo, gênero e os excessos da intelectualidade de Bloomsbury.

Com diálogos ágeis e personagens caricaturais, Woolf desconstrói as pompas da sociedade aristocrática com um humor refinado e subversivo.

Foto: Divulgação / Camila Picolo

Embora pouco conhecida em sua trajetória, essa comédia revela uma faceta distinta da escritora, frequentemente associada à melancolia e ao existencialismo.

O texto reflete sua habilidade de equilibrar ironia e crítica social, além de evidenciar seu olhar afiado para os costumes da época. “Freshwater” foi revisitada por Woolf em 1935 e permanece uma peça singular dentro de sua obra.

Agora, cem anos após sua primeira escrita, “Água Fresca: Uma Comédia de Virginia Woolf” ganha sua primeira montagem brasileira. Com estreia marcada para 6ª feria (07/02/2025) no Teatro do Sesc Ipiranga, a adaptação é idealizada por Gabriel Saito e Victor Santiago, que assina a tradução, adaptação e dramaturgismo. A direção é de Sol Faganello.

Foto: Divulgação / Camila Picolo

A encenação brasileira amplia os temas abordados por Woolf, conectando-os com questões contemporâneas de gênero, classe e representação. Com um elenco diverso formado por Ana Paula Lopez, Camilla Flores, Danila Gonçalves, Dante Preto, Diego Pallardó, Gabriel Saito e Joana Santos, a peça explora o potencial cômico do texto por meio da palhaçaria e de investigações vocais e corporais.

Dessa forma, Água Fresca: uma comérdia de Virginia Woolf não apenas celebra a estética transgressora de Woolf, mas a amplia, conectando-a ao Brasil pós-pandêmico e pós-governo autoritário. Foi um processo desafiador, mas necessário, para que a peça pudesse encontrar novas camadas de significação e continuar relevante na contemporaneidade brasileira.

Grupo de atores/atrizes da peça.Foto: Divulgação / Camila Picolo

O livro e a oficina

 A estreia também marca o lançamento da tradução brasileira de Freshwater” pela Editora Nós, acompanhada de uma mesa-redonda no dia 9 de fevereiro. De 18 a 20 de fevereiro, Sol Faganello ministra uma oficina gratuita sobre os processos de composição das personagens e a linguagem cômica adotada na montagem.

As 20 vagas são destinadas a atores, artistas performáticos, estudantes de teatro e direção, interessados em geral, acima de 16 anos. A seleção se dará por envio de carta de interesse e breve currículo (até uma página) para o e-mail [email protected]


Serviço

ÁGUA FRESCA: UMA COMÉDIA DE VIRGINIA WOOLF
  • Local: Sesc Ipiranga
  • Espaço: Teatro
  • Endereço: Rua Bom Pastor, 822 -Ipiranga
  • Duração: 90 minutos
  • Temporada: 07/02 a 30/03/2025 (*)
  • Horários: 6a./sábado: 20 hs e domingo: 18 hs
  • Faixa etária: 12 anos
  • Ingressos: R$18 a R$60
  • Vendas: bilheterias da Rede Sesc
  • Libras:  14/02/2025 – 6a.feira
  • Atenção:Não haverá apresentação nos dias 28 de fevereiro e 1 e 2 de março.

FICHA TÉCNICA

Direção – Sol Faganello. Tradução, Adaptação e Dramaturgismo – Victor Santiago. Elenco – Ana Paula Lopez, Camilla Flores, Danila Gonçalves, Dante Preto, Diego Pallardó, Gabriel Saito e Joana Santos. Direção de Movimento e Corpo Cômico– Ana Paula Lopez. Interlocução Cômica – Bete Dorgam. Desenho de Luz – Sueli Matsuzaki. Trilha Sonora – Camila Couto. Direção de Arte – Pedro Paulo de Souza. Produção de Arte – Du Piran. Visagismo – Amanda Mantovani. Costureira – Patrícia Campos. Assistente de Arte – Davi Alejandro. Assistente de Cenografia – Leon Ruy. Assessoria de Imprensa – Nossa Senhora da Pauta. Fotografia – Camila Picolo. Direção de Produção – Gabriel Saito. Produção Executiva – Vanessa Curci. Idealização – Gabriel Saito e Victor Santiago.


<< Com apoio de informações/fonte: Nossa Senhora da Pauta Assessoria de Imprensa / Frederico Paula >>