acre clube
- Segundo a Federação Mundial de Futebol para Amputados (WAFF, na sigla em inglês), a modalidade é praticada, atualmente, em 50 países, sendo seis da América do Sul;
- No Brasil, essa modalidade chegou em 1986, em Niterói (RJ), com o primeiro time formado na Associação Niteroiense de Deficientes Físicos (Andef); e
- Três anos depois, o país estreou na Copa do Mundo, obtendo o terceiro lugar.
No sábado passado (20/04/2024), o gramado do campo de futebol da Sociedade Amigos da Vila Constança (SAVIC), no Jardim Brasil/Vila Constança (Zona Norte), foi palco de jogos de oito times com jogadores amputados. Com um dia festivo, cerca de 500 pessoas tiveram o privilégio de assistir quatro jogos pela segunda rodada do Campeonato Paulista de Futebol para Amputados-2024.
A partida entre Ourinhos x Ponte Preta, que terminou empatada (1×1) e, em seguida, a equipe do Corinthians venceu a equipe do Mamonas B (9×0). O único time representando a Zona Norte e a capital paulista, o Acre Clube Futebol para Amputados venceu pelo placar de (15×0) a equipe Leões RBC, de Caieiras. Encerrando a série de jogos, a equipe São Bento de Sorocaba derrotou pelo placar mínimo a equipe do Mamonas A (1×0).
Com essa segunda rodada, o Acre Futebol para Amputados lidera o Grupo A, com 6 pontos e saldo de 27 gols. Em segundo lugar, também com 6 pontos e saldo de 12 gols, posiciona-se o time do Corinthians de Mogi das Cruzes. Na sequência: Evolução (O pontos – 3 gols), Caieiras (0 pontos – 15 gols) e Mamonas B (0 pontos – 21 gols). Já a classificação do Grupo B mostra Ourinhos (4 pontos), São Bento (4 pontos), Ponte Preta (1 ponto), Portuguesa (1 ponto) e Mamonas A (O ponto).
A próxima rodada vai acontecer em Caieiras — 47 quilômetros da capital (40 minutos) –, em 4 de maio (sábado), a partir das 10 horas, no Estádio Municipal Carlos Ferracini – Rua Portugal, 300 – Centro. Estão programadas as partidas do Caieiras x Mamonas B e, em seguida, Acre Clube x Evolução de Sorocaba. A equipe que fizer a melhor campanha tem o direito de escolha o local das semifinais e a final. A última rodada da primeira etapa está programada para acontece em 01 de junho (sábado).
Uma diferença do futebol normal, em cada equipe são sete jogadores com amputações ou má formação nos membros inferiores (os seis de linha) ou superiores (goleiros, que não podem sair da área). As partidas são disputadas em dois tempos de 25 minutos. O campo tem 60 por 40 metros e a meta possui dois metros de altura por cinco de largura.
O Campeonato Paulista atualmente possui dez equipes, é o estado que tem mais atletas no futebol para amputados. Com isto, a cidade de São Paulo vem se tornando referência neste esporte. Ainda no segundo semestre, deverá sediar o Campeonato Brasileiro de Futebol para Amputados e duas fases de treinamento da seleção brasileira da categoria – que participará do Campeonato Sul-americano, no Uruguai.
As autoridades
Essa segunda rodada foi especial, contando com várias autoridades, que demonstra que o futebol é ferramenta importante para o resgate social de pessoas vulneráveis, como é o caso do futebol para amputados.
Além da presença do Secretário Nacional de Paradesporto do Ministério do Esporte, Fábio Augusto Lima de Araújo; presidente da Confederação Brasileira de Futebol para Amputados (CBFA), Felipe Catunda; presidente do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP), João Batista Carvalho e Silva; e o coordenador de futebol da Seleção Brasileira de Futebol para Amputados e advogado da CBFA, Diego Nunes.
Entre essas autoridades, ficou demonstrado que parceria entre as entidades esportivas com o Ministério do Esporte sinaliza que o interesse pelo esporte adaptado vem crescendo no Brasil.
Por outro lado, observam que vêm atraindo grandes marcas, parceiros e acima de tudo, sendo um esporte acolhedor, inclusivo, competitivo e sério, apresentando-se como incentivo para ampliação das ações voltadas à modalidade.
Mais detalhes: leia reportagem do DiárioZonaNorte: ´´ Acre Clube apresenta o único time de futebol para amputados na capital paulista´´ – (16/04/2024) – clique aqui
Álbum/Portifólio == clique na foto para expandí-la:
<<Com apoio de informações/fonte: Divulgação / CBFA – Diego Nunes >>